Ciência útil é a que traz explicação ao invés da mera previsão.
Um dos meus pensadores atuais preferidos, Deutsch, um físico israelense defende essa ideia.
Em resumo:
- Na ciência, não basta apenas que uma teoria seja capaz de fazer previsões precisas sobre os fenômenos observados.
- Uma teoria científica também deve ser capaz de fornecer uma explicação clara e coerente desses fenômenos.
Para Deutsch, uma explicação científica deve ser capaz de responder a perguntas como “Por que?” e “Como?” de uma maneira que faça sentido e esteja de acordo com o conhecimento atual da ciência.
Por exemplo, a teoria da evolução de Darwin é capaz de explicar como e por que as espécies mudam ao longo do tempo, em vez de apenas fazer previsões sobre como essas mudanças ocorrerão.
Além disso, Deutsch argumenta que as explicações científicas devem ser testáveis e capazes de serem refutadas pela evidência empírica. Isso significa que uma teoria científica deve estar sujeita a experimentos e observações que possam confirmar ou refutar suas previsões e explicações.
Em resumo, para Deutsch, a capacidade de uma teoria científica de fornecer explicações claras e coerentes dos fenômenos observados é tão importante quanto sua capacidade de fazer previsões precisas.
Isso me remeteu a muitos conteúdos que vemos hoje em dia: “Tendências” ou “Previsões” feitas a partir de interesses individuais. Se vendo guarda-chuvas grito ao mundo que a tendência é chover como nunca antes, metaforicamente falando.
De certa forma isso vem em encontro com esta ideia de Spolski: É mais fácil reescrever o código, do que entendê-lo
Um brinde a todos os que tentam explicar ao invés de meramente prever.