Sem dúvida o Podcast que mais gostei de ter descoberto foi o “How I Write”. Mesmo que você não seja escritor(a), não tenha um Blog ou algo assim, esse Podcast é muito útil e me inspira para ser um líder melhor.

Em uma entrevista com Marc Andreessen tive um insight bem interessante de algo que nunca tinha ouvido da boca de alguém com essa clareza (veja o vídeo completo aqui), em tradução livre:
“Uma das coisas que observo e que muita gente ignora:
Quem anota as coisas tem um poder muito grande, especialmente quando a escrita é feita de forma compreensível.
Independente da função que a pessoa desempenha, as pessoas que anotam as coisas são tão poucas…
Normalmente ao final de um alinhamento ou reunião surge aquela pergunta: “Ok, quem anotou o plano de ação?”. Se ninguém o fez, provavelmente vai ser difícil avançar.
A pessoa que anota não precisa ter tido todas as ideias ou soluções, mas o fato de que ela usou energia, motivação para comunicar de forma escrita, já a diferencia.“
Eu, Lui, gostei muito de um comentário na thread que lembrou como isso influenciou Joseph Stálin:
“Stálin — insignificante, marcado por cicatrizes de varíola e desprezado pelos intelectuais ao seu redor — se voluntariou para ser secretário administrativo, o cargo que ninguém queria.
Ele controlava os registros. Os acompanhamentos. A agenda. A versão “oficial” do que havia acontecido. Cinco anos depois, ele controlava tudo.”
É isso.
Meus 2 últimos pontos sobre o assunto:
1-Não acho que AI resolve inteiramente esse problema. Se temos uma transcrição de reunião com planos de ação claros, mas sem uma curadoria humana (até para dar peso para as ações) e ownership de alguém, a coisa pode cair por terra.
“Como assim ninguém avançou de semana passada para esta? Todos receberam a transcrição da reunião via AI em suas caixas de entrada com 431 e-mails não abertos!”
2-Por mais maluco que pareça, concordo com Tim Ferriss quando diz que AI gera perda de capacidades.
Se você não é capaz de anotar, fazer ata, escrever, atualizar um documento, criar uma checklist clara com owners e afins – você já está muito para trás. Eu pessoalmente adoro trabalhar ao lado de pessoas que anotam, ex:
“Lui, no último 1-1 você me pediu para levantar o dado X, anotei e consegui concluir para te mostrar nesse 1-1”.
–
Nesta era de AI, seja a pessoa que anota! Que cria listas, pontos, checklists e que consegue avançar sem olhar para trás. 🏔

Deixe um comentário