Sua Startup não precisa de um Business Plan (Jensen Huang)

Uma pérola do Twitter, de Jensen Huang, CEO da Nvidia:

“Eu não sabia como escrever um plano de negócios… Fazer uma previsão financeira que ninguém sabe se vai estar certa ou errada acaba não sendo tão importante.”

Jensen continua:

“Acho que a arte de escrever um plano de negócios deveria ser muito, muito mais curta. Ela deveria forçar você a responder de forma concisa:

  • Qual é o problema que você está tentando resolver?
  • Qual é a necessidade não atendida que você acredita que vai surgir?
  • E o que você vai fazer que seja difícil o suficiente para que, quando todo mundo perceber que é uma boa ideia, não saia correndo atrás e torne você obsoleto?

Precisa ser algo suficientemente difícil de fazer.”

Marc Andreessen ecoa pontos semelhantes em uma entrevista separada:

“O processo de planejar é muito valioso porque obriga você a pensar profundamente sobre o que está fazendo, mas o plano em si, o documento final, provavelmente é inútil.

Em especial agora que somos VCs, estamos avaliando pitches, e quando as pessoas chegam, queremos ouvir o plano delas — e com certo nível de detalhe — porque queremos ver se conseguem pensar em tudo de ponta a ponta.

Se o plano inicial não faz sentido, obviamente existe um problema, porque elas não são totalmente capazes de raciocinar sobre o todo. Mas quando alguém chega com um plano perfeito, totalmente integrado e coerente, tudo o que você sabe é que essa pessoa sabe montar um bom plano — o que é bom! Mas as chances de esse ser o plano com o qual ela realmente terá sucesso ainda são muito pequenas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *