Isso também passará

Acessei o texto abaixo através de uma Newsletter, que afirmou ser um ótimo conselho para um empreendedor. Achei tão bom que resolvi reproduzir aqui. Acesse o texto original em: https://www.beingpractical.com/2012/02/03/best-advice-any-entrepreneur-can-ever-get/

Dedico a todas as pessoas amigas e leitoras que vivem um momento difícil ou incerto. Para vocês, “This too shall pass…”.

Eis a história.

“Certa vez, um rei chamou todos os seus sábios e perguntou-lhes: “Existe um mantra ou sugestão que funciona em todas as situações, em todas as circunstâncias, em todos os lugares e em todos os tempos. Em cada alegria, cada tristeza, cada derrota e cada vitória? Uma resposta para todas as perguntas? Algo que possa me ajudar quando nenhum de vocês está disponível para me aconselhar? Diga-me, existe algum mantra?

Todos os sábios ficaram intrigados com a pergunta do rei. Eles pensaram e pensaram. Após uma longa discussão, um velho sugeriu algo que agradou a todos. Eles foram até o rei e lhe deram algo escrito em papel, com a condição de que o rei não o visse por curiosidade. Apenas em perigo extremo, quando o Rei se encontra sozinho e parece não haver saída, só então ele pode ver. O Rei colocou o papelzinho sob seu anel de diamante.

Algum tempo depois, os vizinhos atacaram o Reino. O Rei e seu exército lutaram bravamente, mas perderam a batalha. Ele teve que fugir em seu cavalo. Os inimigos o seguiam, cada vez mais perto. De repente, o Rei se viu parado no final de uma estrada sem saída. Embaixo havia um vale rochoso com mil pés de profundidade. Se ele pulasse, estaria acabado… e não poderia voltar porque era uma estrada estreita… o som dos cavalos do inimigo se aproximava rapidamente. O rei ficou inquieto. Parecia não haver jeito.

Então, de repente, ele viu o diamante em seu anel brilhando ao sol e lembrou-se da mensagem escondida no anel. Ele abriu o diamante e leu a mensagem. A mensagem era – “ISSO TAMBÉM VAI PASSAR”

O rei leu. Leu novamente. De repente, algo o atingiu… Sim! Isto também passará. Apenas alguns dias atrás, eu estava desfrutando do meu reino. Eu era o mais poderoso de todos os Reis. No entanto, hoje, o Reino e todo o seu prazer se foram. Estou aqui tentando escapar dos inimigos. Assim como aqueles dias de luxo se foram, este dia de perigo também passará. Uma calma veio em seu rosto. Ele continuou parado ali. O lugar onde ele estava estava cheio de belezas naturais. Ele nunca soube que um lugar tão bonito também fazia parte de seu Reino.

A revelação da mensagem teve um grande efeito sobre ele. Ele relaxou e se esqueceu dos inimigos que o seguiam. Depois de alguns minutos, percebeu que o barulho dos cavalos e do inimigo se aproximando estava diminuindo. Eles aparentemente se afastaram para outra parte das montanhas.

O Rei foi muito corajoso. Ele reorganizou seu exército e lutou novamente. Ele derrotou o inimigo e recuperou seu império. Quando voltou ao seu império após a vitória, foi recebido com muita festa. Toda a capital se regozijava com a vitória. Todos estavam em clima de festa. Flores estavam sendo derramadas sobre o Rei de todas as casas, de todos os cantos. As pessoas dançavam e cantavam. Por um momento, o Rei disse a si mesmo:

“Sou um dos maiores e mais corajosos reis. Não é fácil me derrotar”.

 Com toda a recepção e celebração ele viu surgir nele um grande ego.

De repente, o diamante de seu anel brilhou à luz do sol e o lembrou da mensagem. Abriu o papel e leu novamente: “ISSO TAMBÉM VAI PASSAR”.

Ele ficou em silêncio. Seu rosto passou por uma mudança total – do egoísta ele passou a um estado de total humildade. Se isso também vai passar, não é seu. A derrota não foi sua, a vitória não é sua. Você é apenas um observador. Tudo passa. Somos testemunhas de tudo isso. Nós somos meros expectadores. A vida vem e vai. A felicidade vem e vai. A tristeza vem e vai.

Agora que você leu esta história, apenas sente-se em silêncio e avalie sua própria vida. Isto também passará. Pense nos momentos de alegria e vitória em sua vida. Pense no momento de tristeza e derrota. São permanentes? Todos eles vêm e passam.

A vida simplesmente passa. Não há nada permanente neste mundo. Tudo muda, exceto a lei da mudança. Pense sobre isso a partir de sua própria perspectiva. Você viu todas as mudanças. Você sobreviveu a todos os contratempos, todas as derrotas e todas as tristezas. Todos já faleceram. Os problemas do presente, eles também passarão. Porque nada permanece para sempre. Alegria e tristeza são as duas faces da mesma moeda. Ambas irão terminar.

Você é apenas uma testemunha da mudança. Experimente, entenda e aproveite o momento presente – isso também passará!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *