O novo sempre vem

Como um quase-Cientista Social, adoro o “Mito da Caverna” de Platão e venho pensando bastante sobre o assunto, mas o relacionando com feedbacks.

Todo negócio, projeto, ideia tem usuários, clientes, participantes que parecem que estão em uma caverna.

Essa caverna tem características bem específicas: pessoas que até são ou foram relevantes, mas nem tanto quanto o tamanho do mundo que existe fora da caverna.

As pessoas da caverna tem uma visão escurecida das coisas. Não conseguem ver o todo, o que há no mundo lá fora, não são iluminadas pelo sol. Muitas vezes se escondem atrás de fakes e todas as vezes somente aceitam ideias das outras pessoas que vivem na própria caverna.

Claro, as pessoas de dentro da caverna já se acostumaram com a escuridão e dificilmente pensarão em inovação, novidades, e novos tempos. Elas estão presas lá dentro.

Negócios ou projetos que param para ouvir as pessoas de dentro da caverna, tendem a patinar ou permanecerem os mesmos por muito tempo. E é exatamente saindo da caverna e do conforto que conseguimos enxergar.

Nunca paralise seu sonho, seu modelo de negócio, seu trabalho de longo prazo por quem vive na caverna! Se dependesse deles, estaríamos todos na escuridão. Como Cortella cita, que não dirijamos o carro de nossos projetos olhando pro retrovisor, e sim para frente, pois bem completa Belchior, na canção “Como nossos pais” o, “o novo sempre vem”.

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *