“A marca da vitória: a autobiografia do criador da Nike” (Phil Knight) – Frases de Livros

Livro clássico e famoso do criador da Nike, Phil Knight.

Ano a ano, o livro evolui de acordo com os problemas, desafios e acontecimentos inesperados que surgiram ao longo do caminho. Uma história fantástica que mostra que perseverança, crença, time motivado ganham o jogo no longo prazo.

Para mim serviu muito ao ver quantos anos levaram para que conseguisse “relaxar” minimamente, se é que relaxou, para fazer a Nike ser o que é. Hard work é o único caminho para ter um futuro confortável.

As melhores frases que apontei de “A marca da vitória” foram:

Há muitas possibilidades na mente do principiante , mas poucas na do perito . – Shunryu Suzuki , Mente zen , mente de principiante

Teoricamente , refleti , sou um homem adulto . Formado em uma boa universidade – a Universidade do Oregon . Fiz mestrado em uma das melhores escolas de negócios – Stanford . Sobrevivi a um ano inteiro no serviço militar dos Estados Unidos – em Fort Lewis e Fort Eustis . Meu currículo afirmava que eu era um soldado resoluto , um homem completo , de 24 anos . . . Então , por que eu me sentia como se ainda fosse um menino ? Pior ainda , o mesmo menino tímido , pálido e magricela que sempre fora .

decidi que o mundo era feito de ideias malucas . A História é uma longa procissão de ideias malucas . As coisas que eu mais amava – livros , esportes , democracia , livre – iniciativa – começaram como ideias malucas .

poucas ideias são tão malucas quanto a minha atividade favorita : correr . É difícil . É doloroso . É arriscado . As recompensas são poucas e nunca são garantidas . Quando você corre em uma pista oval ou em uma estrada vazia não tem um destino verdadeiro . Pelo menos não um que justifique todo o esforço . O ato em si se torna o destino . Não é apenas por não haver uma linha de chegada ; é porque é você quem define a linha de chegada . Os prazeres ou ganhos que podem ser obtidos por meio do ato de correr , sejam quais forem , precisam ser encontrados dentro de si . Tudo depende de como você encara a corrida , de como a negocia consigo mesmo .

Todo corredor sabe disso . Você corre , quilômetro após quilômetro , e nunca sabe exatamente por quê . Diz a si mesmo que está correndo em direção a um objetivo , que persegue algum ímpeto , mas , na verdade , você corre porque a alternativa , que é parar , o faz tremer de medo .

E assim , naquela manhã em 1962 , eu disse a mim mesmo : Deixe que todos chamem a sua ideia de maluca . . . Apenas continue . Não pare . Nem pense em parar enquanto não chegar lá e não pense muito sobre onde fica esse “ lá ” . O que quer que aconteça , não pare .

Eu me identificava com Holden Caulfield , o adolescente introvertido procurando seu lugar no mundo , mas Burroughs era difícil de entender . O vendedor de heroína não vende seu produto ao consumidor ; vende o consumidor ao seu produto .

Você é lembrado , disse ele , profeticamente , pelas regras que quebra .

Não diga às pessoas como fazer as coisas , diga a elas o que fazer e permita que elas o surpreendam com seus resultados .

O problema de uma filial pequena dentro de uma grande firma de contabilidade é a quantidade de trabalho . Sempre que aparecia trabalho extra , não havia ninguém para assumi – lo . Durante a época mais atribulada , de novembro a abril , nós nos vimos atolados , trabalhando 12 horas por dia , seis dias por semana , e não me sobrava tempo para aprender .

Voltei para Portland abismado diante do meu sucesso com as vendas . Eu tinha sido incapaz de vender enciclopédias , desprezava o trabalho do fundo do coração . Conseguira me sair um pouco melhor vendendo fundos de investimento , mas me sentia morto por dentro . Então , por que vender tênis era tão diferente ? Porque , percebi , não era uma venda . Eu acreditava na corrida . Acreditava que , se as pessoas saíssem e corressem alguns quilômetros por dia , o mundo seria um lugar melhor , e acreditava que aqueles tênis eram os melhores para se fazer isso . Notando a firmeza da minha crença , era como se as pessoas quisessem um pouco dela para si mesmas .

Acreditar , decidi . Acreditar é irresistível .

Estava feliz , feliz como nunca , e a sensação de felicidade pode ser perigosa . Ela entorpece os sentidos .

Sarah era , sem dúvida , a única pessoa que conheci capaz de trazer casualmente Babe Paley e Hermann Hesse para a mesma conversa . Ela admirava os dois . Mas especialmente Hesse . Pretendia escrever um livro sobre ele , um dia . – É como Hesse diz – murmurou certa noite , durante o jantar – : a felicidade é um como , não um quê .

Na verdade , em 1965 a corrida nem era um esporte . Não era popular nem impopular – simplesmente não era levada em consideração . Sair para correr 5 quilômetros era algo que só gente esquisita fazia , possivelmente para queimar alguma energia obsessiva . Correr por prazer , correr para se exercitar , correr pela endorfina , correr para viver mais e melhor . . . Essas coisas eram completamente desconhecidas .

Ter saldo de caixa parado , sem fazer nada , não fazia sentido para mim . Claro , teria sido uma atitude cautelosa , conservadora e prudente . Mas a beira da estrada estava cheia de empresários cautelosos , conservadores e prudentes . Eu queria continuar pisando fundo no acelerador .

não havia esse negócio de capital de risco . Um aspirante a jovem empresário tinha poucos lugares onde buscar apoio e esses lugares estavam todos vigiados por guardas avessos ao risco e cujo nível de imaginação era zero . Em outras palavras , os banqueiros .

Eu já vira outros auditores que conheciam números , que tinham facilidade com a matemática , mas Hayes nascera para isso . Em uma coluna repleta de simples quatros , noves e dois , ele podia discernir os elementos brutos da beleza . Olhava para os números como um poeta olha para as nuvens , como um geólogo olha para as rochas . Era capaz de criar , a partir deles , rapsódias e verdades universais .

invariavelmente , o tema derivava para o Vietnã . O conflito estava ficando mais cáustico . Os Estados Unidos estavam sendo atraídos em direção a ele , inexoravelmente , como que por um ímã gigante . Um instrutor nos avisou para colocarmos a nossa vida pessoal em ordem e nos despedirmos das nossas esposas e namoradas . Em breve , estaríamos “ no meio daquela loucura – e bem depressa ” . Eu odiava cada vez mais essa guerra . Não apenas porque sentia que estava errada , mas também porque achava que era uma estupidez , um desperdício . Eu odiava estupidez . E desperdício . Acima de tudo , essa guerra , mais do que outras , parecia estar sendo gerida seguindo os mesmos princípios do meu banco . Lutar não para ganhar , mas para evitar perder . Uma estratégia perdedora infalível .

Talvez nesse momento eu tenha caído de amores por Hayes . Eu o admirava quando ele via algo mais profundo nos números , mas eu o amava quando ele via algo especial em mim .

Certo dia , perguntei a ele como conseguia dar conta de tudo aquilo em um dia de apenas 24 horas . Treinar , viajar , experimentar , criar uma família . Ele grunhiu , como se dissesse “ Não é nada ” . Então disse – me , em voz baixa , que , além de tudo , também estava escrevendo um livro . – Um livro ? – admirei – me . – Sobre corridas – disse ele bruscamente . Bowerman estava sempre reclamando que as pessoas cometiam o erro de pensar que apenas atletas olímpicos de elite eram atletas . Mas todo mundo é atleta , dizia ele . Se você tem um corpo , você é um atleta . Então ele se determinou a fazer com que um público maior entendesse esse conceito . O público leitor .

Hoje , lembro disso e me pergunto se eu estava realmente sendo eu ou se estava imitando Bowerman , ou meu pai , ou ambos . Estaria adotando o mesmo comportamento de economizar palavras ? Estaria imitando os homens a quem admirava ? Na época , eu lia tudo o que conseguia encontrar sobre generais , samurais , xóguns , além de biografias dos meus três heróis preferidos – Churchill , Kennedy e Tolstói .

Alguém disse certa vez , em algum lugar , que os negócios são uma guerra sem balas , e eu tendia a concordar .

Uma lição que tirei de toda a minha leitura sobre heróis foi que eles não falavam muito . Nenhum era falante . Nenhum fazia microgerenciamento . Não diga às pessoas como fazer as coisas , diga a elas o que fazer e permita que elas o surpreendam com seus resultados .

Todo novo cliente recebia a própria ficha e cada ficha continha informações pessoais desse cliente – por exemplo : quanto calçava , qual tipo de calçado esportivo preferia . Esse banco de dados possibilitava a Johnson manter contato com todos eles , em todos os momentos , e isso os fazia se sentirem especiais . Ele enviava cartões de Natal . Enviava cartões de aniversário . Enviava congratulações depois de terem completado uma grande corrida ou maratona . Sempre que recebia uma carta de Johnson , eu sabia que ela era uma das inúmeras que ele havia levado até a caixa de correio naquele dia . Ele mantinha centenas e mais centenas de clientes – correspondentes , de todo o espectro da humanidade – desde estrelas do atletismo do ensino médio até corredores octogenários de fim de semana . Muitos , ao encontrar mais uma carta de Johnson em suas caixas de correio , deviam pensar o mesmo que eu : – Como é que esse cara arruma tempo para isso ?

Ao contrário de mim , no entanto , a maioria dos clientes passou a esperar pelas cartas de Johnson . A maioria respondia . Eles lhe contavam sobre as suas vidas , os seus problemas , as suas lesões , e Johnson os consolava e aconselhava generosamente . Em especial sobre as lesões . Poucos na década de 1960 sabiam o básico sobre lesões relacionadas às corridas ou à pratica de esportes de maneira geral , por isso as cartas de Johnson muitas vezes traziam uma série de informações que não eram encontradas em nenhum outro lugar .

Alguns clientes ofereciam voluntariamente opiniões sobre os Tigers e Johnson começou a reunir os feedbacks dos clientes , usando – os para criar novos esboços de modelos . Um homem , por exemplo , queixou – se de que os tênis Tiger não tinham amortecimento suficiente . Ele queria correr a Maratona de Boston , mas achava que o seu par não duraria os 42,195 quilômetros . Então Johnson contratou um sapateiro para enxertar solas tiradas de um par de sandálias de borracha em um par de tênis Tiger . Voilà . O Frankenstein de Johnson tinha amortecimento completo na entressola . ( Hoje isso é padrão em todos os tênis de corrida . ) A sola improvisada de Johnson provou ser tão dinâmica , tão macia , tão inovadora que o seu novo cliente alcançou a melhor marca pessoal em Boston . Johnson transmitiu – me os resultados e incitou – me a repassá – los para a fábrica . Algumas semanas antes , Bowerman tinha acabado de me pedir para fazer o mesmo com o próprio lote de anotações . Santo Deus , pensei , um gênio maluco de cada vez .

Claro que havia alguns toques muito característicos dele , como pares de tênis por toda parte . Eu pensava que o meu apartamento era cheio deles , mas Johnson basicamente vivia dentro de um tênis de corrida .

Não foi só a qualidade do trabalho da Srta . Parks que consideramos valiosa . Foi o espírito alegre com que ela fez tudo aquilo . Desde o primeiro dia , ela se integrou perfeitamente à equipe . Compreendeu o que estávamos tentando fazer , o que estávamos tentando construir ali . Ela sentiu que a Blue Ribbon era única , que podia se tornar algo especial , e queria fazer o que pudesse para nos ajudar . O que provou ser bastante .

Houve muito pouca discussão , suspense ou emoção . Não houve negociação . Tudo foi percebido como uma conclusão inevitável . Fomos para a suíte cor de torrada queimada e ligamos para a casa de Penny . Dot atendeu ao primeiro toque . Eu lhe dei a notícia e , após uma longa e sufocante pausa , ela disse : – Seu filho da puta ! – E desligou . Momentos depois , ela telefonou de volta . Disse que reagira de forma impulsiva porque estava planejando passar o verão divertindo – se com Penny e ficara decepcionada . Agora , ela disse , seria quase tão divertido passar o verão planejando o casamento de Penny . Telefonamos para os meus pais logo em seguida . Eles pareceram contentes , mas minha irmã Jeanne tinha acabado de se casar e eles estavam um pouco cansados dessa coisa de casamento . Desligamos , olhamos um para o outro , olhamos para a parede marrom e para o tapete marrom e então suspiramos . A vida é assim .

Por natureza , eu era um solitário , mas , desde a infância , prosperei em esportes de equipe . A minha psique ficava em verdadeira harmonia quando podia passar um tempo sozinho e um tempo em equipe . Exatamente o que tinha agora .

Todas as noites , recostado na minha poltrona , olhando para o teto , eu tentava me acalmar . Dizia a mim mesmo : “ A vida é crescimento . Ou você cresce , ou morre . ”

Eu me esforço para lembrar . Fecho os olhos e penso naqueles dias , mas muitos momentos preciosos daquelas noites se foram para sempre . Incontáveis conversas , ataques de riso de perder o fôlego . Declarações , revelações , confidências . Tudo isso se perdeu entre as almofadas do sofá do tempo . Só me lembro de que passávamos metade da noite sentados catalogando o passado , mapeando o futuro . Lembro – me de que nos revezávamos para descrever o que a nossa pequena empresa era , o que ela poderia ser e o que jamais deveria ser . Como eu queria , em apenas uma dessas noites , ter tido um gravador . Ou mantido um diário , como fiz na minha viagem ao redor do mundo .

O momento parecia perfeito para fazer isso . Em 1970 , as primeiras empresas de capital de risco começavam a florescer . Todo o conceito de capital de risco estava sendo inventado diante dos nossos olhos , embora a ideia do que constituía um bom investimento para esses capitalistas atraídos pelo risco ainda não estivesse suficientemente clara .

A maioria das novas empresas de capital de risco ficava no norte da Califórnia , então os investidores se sentiam mais atraídos pelas empresas de alta tecnologia e de eletrônicos . Quase que exclusivamente no vale do Silício .

Confiança . Mais do que de patrimônio líquido , mais do que de liquidez , é disso que um homem precisa .

Eu nunca tinha presenciado algo parecido com aquela corrida . Mas não apenas a testemunhei . Tomei parte nela . Dias depois , senti as pernas doloridas . Isso , decidi , isso é o esporte , o que ele pode fazer . Como os livros , os esportes dão às pessoas a sensação de ter vivido outras vidas , de tomar parte nas vitórias de outras pessoas . E nas derrotas . Quando o esporte está no seu melhor , o espírito do fã funde – se ao espírito do atleta , e essa convergência , essa transferência , é a unidade a que os místicos se referem .

Em 1973 , decidi que Pre era tão artista quanto Kesey e muito mais . O próprio Pre dizia isso . – Uma corrida é como uma obra de arte – explicou a um repórter . – As pessoas podem olhar e ser afetadas por ela de tantas maneiras quantas forem capazes de entendê – la .

Oferta e demanda , essa é sempre a raiz do problema nos negócios . Isso já acontecia quando os comerciantes fenícios corriam para levar a Roma a cobiçada tintura púrpura que coloria as roupas da realeza e dos ricos : nunca havia púrpura suficiente para todos . Já é difícil inventar , fabricar e comercializar um produto , mas ainda existe a logística , a mecânica , o sistema hidráulico necessário para levá – lo até as pessoas que o desejam , quando o desejam . É assim que as empresas morrem , é assim que as úlceras surgem .

Estávamos tentando criar uma marca , eu disse , mas também uma cultura . Estávamos lutando contra o conformismo , contra o tédio , contra o trabalho penoso . Mais do que um produto , estávamos tentando vender uma ideia – um espírito . Não sei se eu mesmo havia compreendido quem nós éramos e o que estávamos fazendo , até que me ouvi dizer tudo isso , naquele dia , a Strasser .

“ Nenhuma ideia brilhante nasceu em uma sala de conferências ” , ele assegurou ao dinamarquês . “ Mas inúmeras ideias tolas morreram ali ” , disse Stahr . – F . Scott Fitzgerald , O último magnata

A Sony , por exemplo . A Sony era a Apple daquela época . Rentável , inovadora , eficiente – e tratava bem os funcionários . Quando pressionado , muitas vezes eu disse que queria ser como a Sony . Entretanto , no fundo , eu ainda desejava algo maior . . . e mais vago . Eu procurava na minha mente e no meu coração e a única coisa que surgia era a seguinte palavra : “ vencer ” . Não era muito , mas era bem melhor do que a outra hipótese . O que quer que acontecesse , eu só não queria perder . Perder era a morte .

Com a intenção de resolver a questão de uma vez por todas , coloquei o assunto no topo da agenda para o nosso encontro bianual , um retiro que começamos a chamar de Buttface , algo equivalente a “ Bundão ” . JOHNSON CUNHOU A EXPRESSÃO , EU ACHO . Em um dos nossos primeiros retiros , ele murmurou : – Em quantas empresas multimilionárias você grita “ Ei , Buttface ! ” e toda a diretoria se vira na mesma hora ? Todos riram . E o nome pegou . Acabou se tornando parte fundamental do nosso jargão interno . Buttface referia – se tanto ao retiro quanto aos que dele participavam .

Ainda posso me ver claramente à cabeceira da mesa de conferências , berrando com todos e todos berrando comigo – e rindo até ficar sem voz . Os problemas que precisávamos enfrentar eram graves , complexos , aparentemente intransponíveis , ainda mais pelo fato de estarmos separados uns dos outros por quase 5 mil quilômetros , em uma época na qual a comunicação não era fácil ou instantânea . E , no entanto , estávamos sempre rindo . Às vezes , depois de uma gargalhada realmente catártica , eu olhava ao redor da mesa e me sentia tomado pela emoção . Camaradagem , lealdade , gratidão . Até amor . Sem dúvida , amor .

Apesar das nossas brincadeiras , das nossas excentricidades e das nossas limitações físicas , cheguei à conclusão , em 1976 , de que éramos uma equipe realmente formidável . ( Anos mais tarde , um famoso professor de negócios de Harvard estudou a Nike e chegou à mesma conclusão . “ Normalmente ” , disse ele , “ se um gerente de uma empresa é capaz de pensar tática e estrategicamente , a empresa já tem um bom futuro . Mas , cara , você tem sorte : mais da metade dos Buttfaces pensa desse jeito ! ” )

O bar foi apelidado de Ninho da Coruja . Gosto de fechar os olhos e me lembrar de quando invadíamos o local , espantando todos os outros clientes . Ou fazendo amizade com eles . Pagávamos bebidas para todos e , em seguida , sentávamos em um canto e continuávamos lançando uns para os outros algum problema , ideia ou esquema , sem qualquer planejamento . Digamos que o problema fosse o fato de as entressolas não estarem chegando do Ponto A ao Ponto B . Discutíamos a questão , todos falando ao mesmo tempo , um coral de xingamentos e dedos apontados , tudo cada vez mais alto , mais engraçado e , de alguma forma , mais claro por causa da bebida . Para qualquer um no Ninho da Coruja , para qualquer um do mundo corporativo , aquilo pareceria ineficiente , inadequado . Até escandaloso . Mas , antes que o garçom avisasse que estava na hora de fechar , já sabíamos direitinho por que as tais entressolas não estavam saindo do Ponto A e chegando ao Ponto B e o responsável demonstraria pesar , já estaria alertado e teríamos a nossa solução criativa .

ainda assim , em meio a tantas discussões intensas , durante um dos anos mais difíceis da história da empresa , aquelas reuniões dos Buttfaces eram pura diversão . De todas aquelas horas passadas no Sunriver , nenhum minuto parecia trabalho . Éramos nós contra o mundo e tínhamos pena do mundo . Isto é , quando não estávamos , com razão , com raiva do mundo .

ainda não sabia exatamente o que significava vencer – além de não perder

Não diga às pessoas como fazer as coisas , diga a elas o que fazer e permita que elas o surpreendam com os resultados .

Depois de um fim de semana Buttface , consumido com esses e outros pensamentos , eu voltava a Portland em completo transe . No meio do caminho , tinha que sair desse estado e começar a pensar em Penny e nos meninos . Os Buttfaces eram como uma família , mas cada minuto que eu passava com eles era à custa da minha outra família , a minha verdadeira família . O sentimento de culpa era palpável . Muitas vezes , eu entrava em casa e Matthew e Travis iam me encontrar na porta .

Foi por volta dessa época , quando a Nike lançou os primeiros calçados infantis , Wally Waffle e Robbie Road Racer , que Matthew anunciou que jamais usaria Nikes enquanto vivesse . Era a sua maneira de expressar a raiva que sentia das minhas ausências , bem como outras frustrações . Penny tentou fazê – lo entender que o papai não estava ausente por opção . Papai queria construir alguma coisa . Papai queria garantir que ele e Travis , um dia , pudessem frequentar a universidade .

O meu estilo de paternidade , o meu estilo de gestão . Eu estava sempre me questionando : é bom ou apenas suficiente ? Muitas vezes prometi que ia mudar . Muitas vezes disse a mim mesmo : Vou passar mais tempo com os meninos . Muitas vezes mantive a promessa – por algum tempo . Então , caía de novo na velha rotina , a única que eu conhecia . Não era uma abordagem de não intervenção . Mas também não era proativa .

Talvez esse fosse o único problema que eu não podia resolver discutindo com meus companheiros Buttfaces . Muito mais complicado do que fazer as entressolas chegarem do Ponto A ao Ponto B era a questão do Filho A e do Filho B : como mantê – los felizes enquanto mantinha o Filho C , a Nike , respirando .

não ouvimos nada além de gratidão . Nenhuma outra empresa de calçados estava tentando coisas novas , por isso os nossos esforços , bem – sucedidos ou não , eram vistos como nobres . Toda inovação era saudada como algo progressista , com visão de futuro . Assim como o fracasso não nos impedia de atuar , ele também não parecia diminuir a lealdade dos nossos clientes .

EM MUITAS TARDES , eu me sentava no escritório com Strasser tentando descobrir por que algumas linhas estavam vendendo e outras não , o que levava a discussões mais amplas sobre o que as pessoas esperavam de nós , e por quê . Não fazíamos pesquisa com grupos focais nem pesquisa de mercado – não podíamos pagar por elas – , então tentávamos intuir , adivinhar , ler as folhas de chá . Claramente , as pessoas gostavam da aparência dos nossos tênis . Claramente , gostavam da nossa história : uma empresa do Oregon , fundada por apaixonados por corridas . Claramente , gostavam do que o ato de usar um par de Nikes dizia sobre elas . Éramos mais do que uma marca ; éramos um manifesto .

No entanto , atrás do meu muro , eu não sabia o que fazer . Perdi a capacidade de falar naquele ano de 1977 . Comigo , ou era silêncio , ou era raiva .

De todas as negociações da minha vida , as que fiz com meus filhos foram as mais difíceis . Na véspera do ano – novo de 1977 , eu estava andando ao redor da casa nova , instalando as luzinhas que iriam enfeitá – la , quando senti uma fenda profunda no interior da minha existência . A minha vida era sobre esportes , o meu negócio era sobre esportes , o meu vínculo com meu pai era sobre esportes e nenhum dos meus dois filhos queria ter nada a ver com esportes .

Ter sido cortado da equipe de beisebol colegial tinha sido um dos grandes traumas da minha vida e , agora , eu estava sentado em uma luva gigante , em um escritório novo e elegante , presidindo uma empresa que vendia “ coisas de esporte ” para jogadores de beisebol profissionais . Mas , em vez de me regozijar por ver quão longe tínhamos chegado , eu só enxergava a distância que ainda precisávamos percorrer . A janela dava para belos pinheiros , e eu , definitivamente , não conseguia admirá – los .

Naquele momento , eu não entendia o que estava acontecendo . Agora entendo . Os anos de estresse estavam cobrando a conta . Quando você só enxerga problemas , é porque não está vendo claramente . Bem no momento em que eu precisava de todo o meu equilíbrio e sensatez , um esgotamento atrapalhava tudo .

Perto do final da nossa visita , pegamos um trem , no qual viajamos por 19 horas até chegar a Xangai . Poderíamos ter voado , mas insisti em ir de trem . Queria ver , experimentar a vida no campo . Na primeira hora , todos já estavam me xingando . O dia estava escaldante e o trem não tinha ar condicionado . Havia um ventilador velho no canto do nosso vagão , com pás que mal conseguiam fazer a poeira quente ao redor se mexer . Para se refrescar , os passageiros chineses não achavam nada de mais ficar apenas com a roupa de baixo , e Hayes e Strasser pensaram que isso lhes dava licença para fazer o mesmo . Nem se eu viver até os 200 anos vou me esquecer da visão daqueles caras enormes andando para cima e para baixo do vagão de camiseta e cueca . Tenho certeza de que todos os chineses ali naquele dia também não se esquecerão .

Parece – me errado chamar tudo isso de “ negócios ” . Parece errado rotular aqueles dias agitados , as noites sem dormir , todos aqueles triunfos magníficos e as lutas desesperadas dessa forma branda e genérica : negócios . O que estávamos fazendo era muito maior do que isso . Cada novo dia nos trazia 50 novos problemas , 50 decisões difíceis , que precisavam ser tomadas na hora , e sempre tínhamos a aguda consciência de que um movimento ruim , uma decisão errada , poderia ser o fim . A margem de erro ia ficando cada vez mais apertada , enquanto as apostas estavam sempre aumentando – e nenhum de nós vacilava na crença de que “ apostas ” não significavam “ dinheiro ” .

Quando você faz alguma coisa , quando melhora alguma coisa , quando entrega algo , quando acrescenta um produto ou serviço novo à vida de estranhos , tornando – os mais felizes , ou mais saudáveis , ou mais seguros , ou melhores , e quando você faz tudo isso de maneira eficiente , inteligente , da forma como deve ser feito , mas tão raramente o é , você está participando mais completamente de todo o grande teatro humano . Mais do que simplesmente vivo , você está ajudando outras pessoas a viverem de forma mais plena , e , se isso é um negócio , tudo bem , pode me chamar de homem de negócios . Talvez eu me acostume .

– Depois de tudo isso – disse Johnson um dia , no banco traseiro de um automóvel com motorista , enquanto seguíamos para a reunião seguinte – , agora somos os queridinhos de Wall Street . Olhei para ele . As coisas haviam mudado . Mas ele , não . Naquele momento , enfiou a mão na bolsa , tirou um livro e começou a ler .

ESCOLHEMOS UMA DATA PARA A OFERTA . Dia 2 de dezembro de 1980 . O último obstáculo era decidir qual seria o preço . Na noite anterior à oferta , Hayes entrou no meu escritório . – Os caras da Kuhn , Loeb & Co . estão recomendando 20 dólares por ação – disse ele . – Muito baixo – respondi . – É um insulto . – Bem , não pode ser muito alto – ele avisou . – Queremos que venda . Todo o processo era enlouquecedor , porque era impreciso . Não havia um número certo . Era tudo uma questão de opinião , sentimento , convencimento .

Andei pela casa , desliguei as luzes , verifiquei todas as portas . Então , juntei – me a ela . Durante muito tempo , ficamos deitados no escuro . Ainda não havia acabado . Faltava muito . A primeira parte , disse a mim mesmo , já tinha passado . Mas fora apenas a primeira parte . Perguntei – me : o que você está sentindo ? Não era alegria . Não era alívio . Se sentisse alguma coisa , seria . . . pesar ? Meu Deus , pensei . Sim . Pesar . Porque eu queria , sinceramente , poder fazer tudo de novo . Dormi por algumas horas . Quando acordei , o tempo estava frio e chuvoso . Fui até a janela . A água escorria pelas árvores . Tudo era névoa e nuvens . O mundo estava igual ao dia anterior , como sempre fora . Nada havia mudado , muito menos eu . Entretanto , eu valia 178 milhões de dólares . Tomei banho , depois o café da manhã e segui para o trabalho . Fui o primeiro a chegar .

Nós nos sentamos diante da TV ligada no noticiário das 11 da noite , mas a minha mente está longe , muito distante . À deriva , flutuando , viajando no tempo . Uma sensação comum ultimamente . Tenho passado longos períodos do dia vagando pela minha infância . Por alguma

Continuo pensando em uma fala do filme Antes de partir . “ Você mede a si mesmo pelas pessoas que se medem por você . ”

Estudar o eu é se esquecer do eu . Mi casa , su casa . Unidade : de algum jeito , aspecto ou forma , é o que todas as pessoas que conheci têm buscado .

Ao contrário de muitos outros sábios , a sabedoria dele gerava imensa paz . E eu me alimentava dessa paz .

Mesmo depois da abertura de capital , havia muitos problemas . – Temos inúmeras oportunidades , mas estamos enfrentando dificuldades para encontrar gestores capazes de aproveitá – las . Testamos pessoas de fora , mas elas fracassam , porque a nossa cultura é muito diferente . O Sr . Hayami assentiu . – Está vendo aquelas árvores de bambu lá em cima ? – perguntou . – Sim . – No ano que vem , quando você voltar , elas estarão 30 centímetros mais altas . Eu o encarei . Eu entendi . Quando voltei ao Oregon , tentei cultivar e estimular o crescimento da equipe de gestão que tínhamos , lentamente , com mais paciência , de olho em treinamento e planejamento de longo prazo . Adotei uma perspectiva mais ampla . Funcionou . Quando voltei a me encontrar com Hayami , contei a ele . Ele apenas balançou a cabeça uma vez , hai , e olhou para longe .

O velho antagonista de Woodell , Johnson , vive bem no meio de um poema de Robert Frost , em algum lugar na vastidão de New Hampshire . Ele converteu um antigo celeiro em uma mansão de cinco andares , que chama de Fortaleza da Solidão . Duas vezes divorciado , ele encheu o lugar com dezenas de poltronas reclináveis e milhares e milhares de livros , e mantém o controle de todos eles com um enorme catálogo de cartões . Cada livro tem o próprio número e o próprio cartão de índice , que informa o autor , a data de publicação , a sinopse – e a localização precisa na fortaleza .

É claro que , acima de tudo , eu me arrependo de não ter passado mais tempo com meus filhos . Talvez , se o tivesse feito , pudesse ter decifrado o código criptografado de Matthew Knight . Mas sei que esse arrependimento não combina com o meu pesar mais secreto – o de não poder fazer tudo outra vez .

Eu diria a homens e mulheres de 20 e poucos anos para não se contentarem com um emprego , uma profissão , ou mesmo uma carreira . Busquem a sua vocação . Mesmo que não saibam qual é , saiam em seu encalço . Quando seguimos a nossa vocação , o cansaço é mais fácil de suportar , as decepções são como combustíveis , as vitórias são diferentes de tudo o que já sentimos .

eu agora tento ir regularmente à missa . Gostaria de dizer – lhes : tenham fé em si mesmos , mas também tenham fé na fé . Não a fé como outros a definem . A fé como você a define . Fé como a fé se define no seu coração .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *