“A psicologia financeira” (Morgan Housel) – Frases de Livros

Esse certamente é um dos livros que gostaria de ter lido no começo de minha vida adulta.

Não é a toa que “A psicologia financeira” de Morgan Housel é um best-seller. É um livro com dicas diretas e importantes. Comenta que além de planilhas, decisões se dão em mesas de jantar, indicação de amigos, e influências emocionais.

O que me chamou a atenção também foi a simplicidade da escrita. Não é fácil traduzir tanto conhecimento de maneira tão simples. Vontade de presentear pessoas próximas com esse livro pelo resto da vida. Seguem as melhores frases que apontei:

  • “O mundo é repleto de coisas óbvias que ninguém , em hipótese alguma , observa . ” – Sherlock Holmes
  • O sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento
  • Um gênio que não consegue controlar as suas emoções pode se tornar um desastre financeiro .
  • o sucesso financeiro não é uma habilidade técnica . É uma habilidade pessoal , na qual o seu comportamento é mais importante do que o seu conhecimento .
  • A economia é guiada pelo comportamento das pessoas . E a forma como eu me comporto pode fazer sentido para mim , mas também pode parecer loucura para você .

Voltaire : “ A história não se repete nunca ; o homem se repete sempre . ” Isso se aplica muito bem à forma como nos comportamos em relação ao dinheiro .

  • Estudar história faz você ter a sensação de que entende um fato . No entanto , até que tenha vivido e sentido na pele as consequências dele , você não tem como entendê – lo o bastante para que isso mude o seu comportamento .
  • Sorte e risco são irmãos . São a expressão concreta de que todo resultado na vida é guiado por outras forças além do mero esforço individual .
  • “ A gente podia ter continuado a trabalhar junto . Tenho certeza de que teríamos ido para a mesma faculdade . ” Kent poderia ter sido um dos fundadores da Microsoft , junto com Gates e Allen . Contudo , isso nunca aconteceu . Kent morreu antes mesmo de terminar o ensino médio , em um acidente quando praticava montanhismo
  • Bill Gates experimentou uma sorte em um milhão ao se matricular na Lakeside School . Kent Evans experimentou um risco em um milhão ao nunca conseguir terminar o que ele e Gates planejavam alcançar . A mesma força , a mesma escala de grandeza , trabalhando em direções opostas .
  • “ O cliente tem sempre razão ” e “ O cliente não sabe o que quer ” são ambos ditados famosos no mundo dos negócios . A linha que separa o “ inspiradoramente ousado ” do “ estupidamente imprudente ” pode ter um milímetro de espessura e ser visível apenas em retrospectiva . Risco e sorte são como irmãos gêmeos .

nem todo sucesso se deve ao trabalho duro , e nem toda pobreza se deve à preguiça . Tenha isso em mente antes de julgar as pessoas , inclusive você mesmo .

  • Bill Gates disse certa vez : “ O sucesso é um péssimo professor . Ele faz com que pessoas inteligentes acreditem que não vão perder nunca . ”
  • O truque para lidar com o fracasso é organizar a vida financeira de forma que um mau investimento aqui e uma meta financeira não alcançada ali não tirem você de campo , de modo a poder continuar jogando até que os números voltem a estar a seu favor .
  • Para uma parcela crítica da nossa sociedade , que engloba boa parte dos mais ricos e mais poderosos , parece não haver um limite que defina o que é o “ suficiente ” .

Nada justifica arriscar algo que você já tem e do qual precisa por algo que você não tem e do qual não precisa .

  • “ Suficiente ” é perceber que o oposto disso — ter um apetite insaciável por mais — vai levá – lo até o ponto do arrependimento .
  • a fortuna de Buffett não se deve apenas ao fato de ele ser um bom investidor , mas , sim , ao fato de ele ser um bom investidor desde que era , literalmente , criança .
  • Se ele tivesse começado a investir quando estava na casa dos 30 anos e se aposentado aos 60 , poucos teriam ouvido falar dele .
  • O pensamento linear é bem mais intuitivo do que o pensamento exponencial . Se eu pedir que você calcule de cabeça 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 , você pode fazer isso em alguns segundos ( dá 72 ) . Só que se eu pedir que você calcule 8 × 8 × 8 × 8 × 8 × 8 × 8 × 8 × 8 , sua cabeça vai entrar em parafuso ( dá 134.217.728 ) .

Existem livros sobre ciclos econômicos , estratégias de negociação e apostas setoriais . No entanto , o livro mais poderoso e importante deveria se chamar Cale a boca e espere . Teria apenas uma página , com um gráfico de crescimento econômico de longo prazo .

  • Um bom investimento não tem a ver necessariamente com tomar boas decisões , mas , sim , com ser consistente em não errar .
  • Ganhar dinheiro é uma coisa . Mantê – lo é outra .
  • Existem duas razões pelas quais a mentalidade de sobrevivência é tão importante na relação com as finanças . A primeira é óbvia : poucos ganhos são tão grandes a ponto de valer a pena a gente se desgastar por eles . A outra , como vimos no Capítulo 4 , é a matemática contraintuitiva da composição . A composição só funciona se você puder dar anos e anos a um ativo para que ele cresça . É como plantar um carvalho : um ano não trará muito progresso , dez podem fazer uma diferença significativa e cinquenta são capazes de criar algo extraordinário .
  • Mais do que grandes retornos , o que quero é ser à prova de falências . E , se eu for à prova de falências , de fato acredito que vou ter os maiores retornos , porque serei capaz de permanecer no jogo por tempo suficiente para que a composição faça maravilhas .
  • A composição não depende da obtenção de grandes retornos . Retornos meramente bons mantidos de forma ininterrupta pelo máximo de tempo — sobretudo em períodos de caos e destruição — se sairão sempre melhores .
  • Fazer planos é importante , mas a parte mais importante de um plano é ter um plano para quando o plano não estiver saindo de acordo com o plano .

Há um ditado que diz : “Enquanto você faz planos , Deus ri.”

  • Um plano só é útil se for capaz de sobreviver à realidade . E um futuro repleto de incógnitas é a realidade para todos .
  • Quanto mais você depende de aspectos específicos para que um plano seja verdadeiro , mais frágil se torna a sua vida financeira .
  • Uma personalidade bem – calibrada — otimista quanto ao futuro , mas desconfiada em relação ao que pode impedir esse futuro de chegar — é vital .

“ Eu venho batendo nessa tecla há trinta anos . Acho que a conta é simples : alguns projetos dão certo ; outros , não . Não tem motivo algum para ficar insistindo em um deles . Só passe para o próximo . ” — Brad Pitt , ao receber o Screen Actors Guild Award

  • Um Oscar fez Walt Disney passar de mero famoso a celebridade . Em 1938 , ele havia produzido várias centenas de horas de filme . Porém , em termos de negócios , os 83 minutos de Branca de Neve eram tudo o que importava .
  • Algumas indústrias movidas a eventos de cauda são óbvias . O capital de risco , por exemplo . Se uma sociedade de capital de risco faz cinquenta investimentos , ela provavelmente espera que metade deles dê errado , que dez se saiam muito bem e um ou dois sejam maravilhas que respondam por 100 % dos retornos do fundo .
  • A maioria das startups dá errado , e a gentileza do mundo só comporta alguns megassucessos .
  • A sina da maioria das empresas de capital aberto não poupa nenhum setor . Mais da metade de todas as empresas de capital aberto de tecnologia e telecomunicações perdem a maior parte do seu valor e nunca se recuperam . Mesmo entre empresas de serviços públicos , a taxa de fracasso é superior a uma em dez
  • O interessante é que você precisa ter alcançado certo nível de sucesso para se tornar uma empresa de capital aberto e passar a integrar o Russell 3000 . Ele é composto por empresas já estabelecidas , não por startups . E , mesmo assim , a maioria tem a expectativa de vida medida em anos , não décadas .
  • E quem está trabalhando nessas empresas ? No Google , o percentual de contratação em relação ao volume de candidatos é de 0,2 % . [ 22 ] No Facebook , é de 0,1 % . [ 23 ] Na Apple , é de cerca de 2 % . [ 24 ] Portanto , as pessoas que trabalham nesses projetos que geram retornos “ de cauda ” têm carreiras “ de cauda ” .
  • Ao aceitar que são as caudas que orientam tudo nos negócios , nos investimentos e nas finanças , você percebe que é normal muitas coisas darem errado , quebrarem , fracassarem e despencarem . Se você for um bom comprador de ações , é provável que acerte em metade das ocasiões . Se for um bom líder nos negócios , talvez metade das suas ideias de produtos e de estratégias funcione . Se for um bom investidor , terá muitos anos bons , mas terá muitos ruins também . Se for um bom trabalhador , encontrará a empresa certa no campo certo depois de várias tentativas e erros . E isso se você for bom .

Há campos nos quais você precisa ser perfeito o tempo todo . Pilotar um avião , por exemplo . E há campos nos quais você deseja ser , pelo menos , muito bom quase o tempo todo . Um chef de restaurante , digamos . Investimentos , negócios e finanças não são como esses campos . Uma coisa que aprendi com investidores e empresários é que ninguém toma boas decisões o tempo inteiro . As pessoas mais admiráveis estão cheias de ideias pavorosas que frequentemente são postas em prática .

  • logo após o lançamento desastroso do Fire Phone , o CEO Jeff Bezos disse : Se você acha que esse foi um grande fracasso , saiba que , no momento , estamos trabalhando em fracassos bem maiores . Não estou brincando . Alguns deles farão o Fire Phone parecer bobagem . Para a Amazon , não é problema perder uma boa soma com o Fire Phone , porque isso será recompensado por coisas como o Amazon Web Services , que fatura dezenas de bilhões de dólares .

*Ouça meu Podcast “Livros da Minha Vida” no Spotify: https://open.spotify.com/show/5E0SzhjrATqzSa4fc7AXTG?si=e26f4e33d1b44ab1

  • “ O que importa não é estar certo ou errado ” , disse George Soros certa vez , “ mas o quanto de dinheiro você ganha quando está certo e o quanto você perde quando está errado . ” Você pode estar errado metade das vezes , e , ainda assim , ficar milionário .
  • Ter o controle do próprio tempo é o maior dividendo que o dinheiro pode pagar .

A forma mais elevada de riqueza é a possibilidade de acordar todo dia e dizer : “ Eu posso fazer o que quiser hoje . ”

  • Ter uma forte sensação de estar no controle da própria vida é um indicador mais confiável de sentimentos positivos de bem – estar do que qualquer uma das condições objetivas de vida a que costumamos prestar atenção .
  • fazer algo que você ama sob um cronograma do qual você não tem controle algum pode provocar a mesma sensação de fazer algo que você odeia . Existe um nome para esse sentimento : reatância psicológica .
  • Quando acabei de contar essa história para um amigo , ele ficou esperando por mais . Eu disse que não havia mais , que tinha terminado . Ele insistiu : “ Tá , mas e quando você vendeu a sua empresa ? ” Eu respondi que aquilo não tinha feito uma grande diferença na minha vida . Era só mais dinheiro no banco . A diferença real aconteceu quando eu tinha 22 anos .
  • Quando questionado sobre o seu silêncio durante as reuniões , Rockefeller com frequência recitava um poema :
  • Uma coruja velha e sábia em um carvalho vivia; Quanto menos falava , mais ela ouvia; Quanto menos falava , mais ela via; Se fossem todos como a ave sábia, que bom que seria
  • O trabalho dele não era perfurar poços , carregar trens ou transportar barris . Era pensar e tomar boas decisões . O produto de Rockefeller — o que ele tinha a oferecer — não era o que ele fazia com as próprias mãos ou com as palavras . Era o que ele resolvia dentro da própria cabeça . Portanto , era a isso que ele dedicava a maior parte de seu tempo e sua energia . Apesar de ficar sentado em silêncio durante a maior parte do dia , algo que poderia parecer tempo livre ou lazer para a maioria das pessoas , dentro da cabeça ele estava sempre trabalhando , pensando em soluções para os problemas .
  • Derek Thompson descreveu o fenômeno assim : Se o equipamento operacional do século XXI é um dispositivo portátil , isso significa que o espaço de trabalho não é mais a fábrica . É o dia em si . A tecnologia levou as ferramentas de produtividade para além do escritório . Graças aos laptops e aos smartphones , que são dispositivos portáteis de criação de mídia de todo tipo , a maioria dos indivíduos que exercem atividades intelectuais pode , em tese , produzir da mesma forma às duas horas da tarde no escritório principal , às duas horas da manhã em um espaço de coworking no Japão ou à meia – noite no sofá de casa .

Em comparação com as gerações anteriores , o controle sobre o próprio tempo caiu .

  • Ter o controle do próprio tempo é o maior dividendo que o dinheiro pode pagar .
  • Gastar dinheiro para mostrar às pessoas quanto dinheiro você tem é a forma mais rápida de ter menos dinheiro .
  • Quando elas dizem que querem ser milionárias , talvez estejam dizendo , na verdade , que gostariam de gastar um milhão de dólares . E isso é , literalmente , o oposto de ser milionário .

uma das formas mais eficazes de aumentar suas economias não é aumentando sua renda , mas , sim , a sua humildade .

  • Você pode guardar gastando menos . Você pode gastar menos se desejar menos . E vai desejar menos se não se importar tanto com o que os outros pensam de você .
  • A história é o estudo da mudança , mas , ironicamente , ela é usada como mapa para o futuro .
  • Uma armadilha na qual muitos investidores caem é aquilo que chamo de “ falácia dos historiadores – profetas ” : uma confiança excessiva em dados do passado como se fossem um sinal das condições futuras , em um campo no qual a inovação e a mudança são a força vital do progresso .
  • Richard Feynman disse uma vez : “ Imagine só como a física seria bem mais difícil se os elétrons tivessem sentimentos . ” Bem , os investidores têm sentimentos . Muitos . E é por isso que é difícil prever o que eles vão fazer no futuro com base apenas no que fizeram no passado .
  • A lição correta a ser extraída com as surpresas é que o mundo é surpreendente . Não que devemos usar as surpresas do passado como guia para os limites do futuro , mas que devemos usar as surpresas do passado para admitir que não temos a menor ideia do que pode acontecer no futuro .

uma vez que as economias estão sempre em evolução , a história recente é quase sempre o melhor guia para o futuro , porque é mais provável que ela inclua condições essenciais que serão relevantes no futuro .

  • “ O objetivo da margem de segurança é fazer com que a previsão não seja necessária . ” Não tenho palavras para expressar o quão poderosa é uma declaração tão simples como essa . A margem de segurança — um outro nome para a margem para imprevistos — é a única forma eficaz de navegar com segurança em um universo governado pela probabilidade e não pela certeza . E quase tudo relacionado ao dinheiro está dentro desse universo .
  • estimo que os meus retornos futuros serão um terço menores do que a média histórica . Portanto , economizo mais do que economizaria se eu presumisse que o futuro será parecido com o passado . É minha margem de segurança .
  • “ A melhor forma de alcançar a felicidade é mirar baixo ” , disse Charlie Munger .
  • Peça ao fundador de uma companhia para listar os maiores riscos de uma empreitada , e você vai ver os mesmos itens de sempre . No entanto , além das dificuldades previsíveis ao se montar uma startup , eis aqui alguns dos problemas que enfrentamos em empresas do nosso portfólio : O encanamento de água estourou , inundando o escritório e estragando tudo que havia nele . Um escritório foi invadido três vezes seguidas . Uma empresa foi expulsa de sua fábrica . Uma loja foi fechada depois que uma cliente ligou para a vigilância sanitária para fazer uma reclamação porque outro cliente havia entrado ali com um cachorro . O e – mail do CEO foi hackeado em meio a um processo de angariamento de fundos que exigia toda a atenção dele . O fundador de uma das empresas teve um colapso nervoso .

Um dos alicerces da psicologia é o fato de que as pessoas são péssimas em prever o próprio futuro .

  • Conheço jovens que vivem convictamente vidas austeras , com poucos rendimentos , e que estão perfeitamente felizes com isso . Depois , existem aqueles que trabalham duro para pagar por uma vida de luxo , e estão perfeitamente felizes com isso . Ambos os grupos correm riscos — o primeiro , o de não estar preparado para criar uma família ou arcar com as despesas na aposentadoria ; o segundo , o de se arrepender de ter desperdiçado toda a juventude e a saúde trancado em um escritório . Não existe solução fácil para esse problema . Diga a um menino de 5 anos que ele deveria ser advogado em vez de dirigir um trator , e ele vai discordar de você com todas as forças .
  • Devemos evitar os extremos do planejamento financeiro . Presumir que você será feliz com uma renda muito baixa ou optar por trabalhar por longas jornadas em busca de uma renda mais alta faz com que as chances de arrependimento sejam maiores .
  • Devemos também aceitar o fato de que nossa cabeça muda . Alguns dos trabalhadores mais infelizes que conheci são pessoas que permanecem leais a uma determinada carreira somente porque foi o campo que eles escolheram na hora de optar por um curso universitário quando tinham 18 anos . Quando você aceita que a ilusão do fim da história existe , percebe que são mínimas as chances de que , ao chegar à idade de se aposentar , ainda vai estar gostando de um emprego que escolheu quando mal tinha idade para beber .
  • Ele e Kahneman poderiam trabalhar incessantemente em um capítulo , mas : De uma hora pra outra , [ Kahneman ] enviava uma versão tão completamente reescrita que era irreconhecível : começava de maneira diferente , terminava de maneira diferente , incorporava anedotas e evidências nas quais você jamais teria pensado , baseava – se em pesquisas nas quais você nunca tinha ouvido falar . “ Quando perguntei a Danny como ele conseguia recomeçar do zero daquele jeito , como se nem mesmo existisse rascunho ” , continuou Zweig , “ ele disse algo que jamais esqueci : ‘ Para mim , não existem custos irrecuperáveis ’ . ” [ 49 ] Custos irrecuperáveis — ancorando decisões em esforços passados que não podem ser reembolsados — são o diabo em um mundo onde as pessoas mudam com o tempo . Eles tornam nossos eus futuros prisioneiros de nossos eus passados . É o equivalente a um estranho tomando decisões importantes por você .

aqueles que são recompensados com uma fortuna digna de reis quando os tempos são bons carregam o peso da responsabilidade quando a maré está baixa .

  • Todo trabalho parece fácil quando não é você quem está fazendo porque os desafios enfrentados por quem está no centro da arena são muitas vezes invisíveis para a plateia .
  • O valor médio do ingresso para um parque da Disney é de cem dólares . Mas você terá um dia inesquecível com os seus filhos . Em 2019 , mais de 18 milhões de pessoas acharam que valia a pena pagar essa taxa . Poucas achavam que os cem dólares eram uma punição ou uma multa . O benefício que vem em troca de uma taxa fica muito mais nítido quando estamos cientes de que estamos pagando uma .
  • Parte da razão pela qual é difícil aprender com as bolhas é que elas não são como um tumor , em que basta uma biópsia para termos um diagnóstico preciso . Elas são mais próximas da ascensão e da queda de um partido político , em que o resultado só é visto em retrospectiva , mas não há consenso no que diz respeito às causas e à culpa .

ingenuamente , investidores , muitas vezes , aceitam sugestões de outros investidores que estão jogando um jogo diferente .

  • As bolhas se formam quando o embalo dos retornos atrai dinheiro suficiente para que o perfil dos investidores mude , deixando de ser uma maioria de longo prazo e passando para uma maioria de curto prazo . Esse processo se retroalimenta . Conforme os traders fazem subir os retornos de curto prazo , cada vez mais traders são atraídos . Em algum tempo — ou às vezes em um piscar de olhos — , os dominantes na fixação de preços são aqueles com o horizonte de tempo mais curto .
  • Bolhas não estão propriamente relacionadas ao aumento de valor das ações . Isso é apenas um sintoma de outra coisa : os horizontes de tempo vão encolhendo à medida que mais traders de curto prazo entram em campo .
  • É comum dizer que a bolha das pontocom foi uma época de otimismo irracional em relação ao futuro . Mas , com frequência , as manchetes daquela época anunciavam um volume recorde de negócios , que é o que acontece quando investidores estão comprando e vendendo no mesmo dia .

Em meados dos anos 1990 , a imprensa substituiu os resultados anuais por relatórios trimestrais . A mudança estimulou os investidores a privilegiarem o melhor desempenho , correndo para comprar fundos do topo das paradas , justamente quando eles estavam mais caros . Foi a era do day trading , dos contratos de curto prazo e das análises de mercado de última hora . Não é o tipo de coisa que você associa a uma visão de longo prazo .

  • A mesma coisa aconteceu durante a bolha imobiliária de meados dos anos 2000 . É difícil ver sentido em pagar 700 mil dólares por uma casa de dois quartos na Flórida para formar a sua família pelos próximos dez anos . Mas faz todo o sentido se você planeja revender a casa dali a alguns meses , em um mercado com preços em alta , para ganhar um lucro rápido . Era exatamente isso que muitas pessoas estavam fazendo durante a bolha .
  • As bolhas se tornam nocivas quando os investidores de longo prazo , que jogam um determinado jogo , começam a seguir as sugestões dos operadores de curto prazo , que jogam outro .
  • As ações da Cisco tiveram uma valorização de 300 % em 1999 , chegando aos sessenta dólares . Com esse valor , a empresa estava avaliada em 600 bilhões de dólares , o que era uma loucura . Alguns acreditaram de verdade que ela valia tudo aquilo ; já os day traders estavam só se divertindo . O economista Burton Malkiel notou certa vez que a taxa de crescimento implícita naquele valor significava que a Cisco se tornaria maior do que toda a economia dos Estados Unidos em um prazo de 20 anos . No entanto , se você fosse um investidor de longo prazo em 1999 , sessenta dólares era o único preço disponível para aquelas ações . E muitas pessoas estavam pagando esse preço . Talvez você tivesse olhado em volta e dito a si mesmo : “ Uau , esses outros investidores devem saber de algo que não sei . ” Talvez você fosse na onda .
  • Quando um analista financeiro diz na TV que “ você tem que comprar essas ações ” , lembre – se de que ele não sabe quem você é . Você é um adolescente operando day trade por diversão ? Uma viúva idosa com um orçamento limitado ? O gerente de um fundo de hedge tentando salvar a contabilidade antes que o trimestre acabe ?

Uma alta nos preços atrai todos os investidores de maneira geral , de um jeito que causa inveja nos melhores profissionais de marketing . É como uma droga capaz de transformar os investidores mais cautelosos em otimistas incorrigíveis , descolados da própria realidade devido às atitudes de alguém que está jogando um jogo diferente do que eles jogam .

  • “ Por razões que nunca entendi , as pessoas gostam de ouvir que o mundo está indo ladeira abaixo . ” — Deirdre McCloskey , historiador
  • O pessimismo soa mais esperto , e mais plausível , do que o otimismo . Quando dizemos a uma pessoa que vai ficar tudo bem , é provável que ela dê de ombros ou nos olhe com ceticismo . Quando dizemos a uma pessoa que ela está em perigo , chamamos toda a atenção dela .
  • Se você diz que o mundo está melhorando , pode acabar sendo tachado de ingênuo e insensível . Se diz que o mundo caminha para ficar cada vez melhor , é visto como maluco . Se , por outro lado , você diz que a catástrofe é iminente , pode esperar receber o prêmio McArthur ou até mesmo o Nobel da Paz . Ao longo da minha vida adulta , [ … ] os motivos da moda para ser o pessimista foram mudando , mas o pessimismo foi uma constante .

O fascínio intelectual do pessimismo é conhecido há muito tempo . John Stuart Mill escreveu , na década de 1840 : “ Tenho observado que não é o homem que tem esperança quando os demais se desesperam , mas sim o homem que se desespera quando os demais têm esperança que é admirado como um sábio por um enorme contingente de pessoas . ”

  • Apenas 2,5 % dos americanos possuíam ações às vésperas da Quebra da Bolsa de 1929 que deflagrou a Grande Depressão . Mas a maioria deles — e quiçá das pessoas do mundo — assistiu com espanto ao colapso do mercado , perguntando – se que impacto aquilo teria sobre seu próprio destino . Isso era válido quer você fosse advogado , fazendeiro ou mecânico . O historiador Eric Rauchway escreveu : Essa queda no valor afetou imediatamente apenas alguns americanos . Mas outros observavam o mercado tão de perto e o consideraram tanto um índice de seus próprios destinos que subitamente pararam grande parte de sua atividade econômica .
  • Olhar para o ano passado não adianta muito . Uma década também não . Mas olhar para os últimos cinquenta anos nos mostrará algo extraordinário .
  • histórias são , de longe , a força mais poderosa da economia . Elas podem ser o combustível que permite que as partes tangíveis da economia funcionem ou o freio que detém nossas capacidades .

Todo mundo tem uma visão incompleta do mundo , mas preenchemos as lacunas para criar uma narrativa completa .

  • Todos nós queremos que o mundo complicado em que vivemos faça sentido . Portanto , contamos histórias a nós mesmos para preencher lacunas que são , na verdade , pontos inacessíveis .
  • Não importa o quanto você ganha , jamais conseguirá construir uma fortuna se não for capaz de limitar os seus gastos hoje , agora .
  • Guarde dinheiro . Só guarde . Você não precisa de um motivo específico para guardar .
  • Andy Gottesman , um investidor bilionário que fundou a consultoria First Manhattan , costuma fazer uma pergunta ao entrevistar candidatos para sua equipe : “ Quais ações você possui , e por quê ? ” Ele não pergunta “ Quais ações você acha que estão baratas ? ” , nem “ Que país está prestes a entrar em recessão ? ” . Apenas me mostre o que você faz com o seu dinheiro . Adoro essa pergunta porque ela chama a atenção para a enorme lacuna que às vezes existe entre o que faz sentido — que é o que as pessoas sugerem que você faça — e o que parece certo para as pessoas — que é o que elas realmente fazem .

Charlie Munger disse uma vez : “Não queria ficar rico . Queria apenas ser independente”

  • Ser capaz de acordar uma bela manhã e mudar o que você está fazendo , em seus próprios termos , quando achar que deve , parece ser a mãe de todos os objetivos financeiros . Independência , para mim , não significa parar de trabalhar . Significa fazer apenas o trabalho de que se gosta , com pessoas de que se gosta , nas horas que se quer , pelo tempo que se quer .
  • Não é que não tenhamos desejos — gostamos de coisas boas e vivemos com conforto . Simplesmente paramos de aumentar esse padrão o tempo todo .
  • Nosso principal objetivo é a independência . Um benefício secundário de manter um padrão de vida abaixo do que você pode pagar é evitar a rotina psicológica de competir com o vizinho . Viver confortavelmente abaixo dos seus rendimentos , sem muito desejo por mais , remove uma enorme quantidade de pressão social a que muitas pessoas no primeiro mundo de hoje se sujeitam .

Nassim Nicholas Taleb explicou : “ O verdadeiro sucesso é abandonar a disputa desenfreada , e passar a modular nossas atividades visando obter paz de espírito”

  • “ Para que vocês estão economizando ? Para comprar uma casa ? Um barco ? Um carro novo ? ” Não , nada disso . Estou economizando para um mundo onde os imprevistos são mais comuns do que imaginamos.
  • Posso me dar ao luxo de não ser o maior investidor do mundo , mas não posso me dar ao luxo de ser o pior.
  • Benedict Evans diz : “ Quanto mais a internet expõe as pessoas a novos pontos de vista , mais as pessoas ficam furiosas com a existência de diferentes pontos de vista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.