Este livro de Seth Godin, mestre do Marketing veio em hora certa.
Ele conta um pouco sobre “ser o melhor do mundo no seu campo de especialidade”.
Descontruí algumas ideias que eu trazia comigo, como: “Ser uma pessoa relevante para Startups” para tentar cada vez mais especificar isso no “micromercado” que estou inserido. Quão mais generalista, pior. Quão mais específico, melhor.
Muitas vezes o livro flerta com aquelas obras de auto-ajuda baratas, mas isso não chega a atrapalhar o andamento e a ideia. Um livro curtinho que vale a leitura especialmente se você está numa época desfocada da vida.
Essas são as melhores frases que separei:
- Vencedores desistem o tempo todo. A diferença é que eles sabem a hora certa de desistir das coisas certas.
- Desista do que não vale a pena. Insista no que compensa. Tenha peito de fazer uma coisa ou outra.
- Poderia, mas não conseguiu. E não foi por falta de inteligência nem por não ser de boa família. Não, a razão por que a maioria não teve chance foi que em algum momento no meio do caminho simplesmente desistiu. Essas pessoas não abandonaram a escola, a faculdade ou a pós-graduação. Elas abriram mão de ser as melhores do mundo no que fazem porque o custo parecia alto demais.
- Você não pode tentar fazer tudo, especialmente se pretende ser o melhor do mundo na sua área.
Qualquer pessoa que pense em contratá-lo, comprar algo de você, recomendá-lo a alguém, votar em você ou fazer qualquer outra coisa do gênero vai se perguntar se você é a melhor escolha.
- Melhor no seguinte sentido: melhor para ela, neste momento, com base no que ela sabe e acredita. E do mundo no seguinte sentido: o mundo dessa pessoa, o mundo ao qual ela tem acesso.
- Se preciso de um médico para tratar de uma hérnia, quero o melhor, aquele que foi recomendado por amigos
- O mercado de massa está morrendo. Não existe mais um único tipo de café–ou de música–que possa ser considerado o melhor. Agora há milhões de micromercados, mas cada um deles ainda tem o seu melhor. Se o seu nicho é de produtos orgânicos em Tulsa, então esse é o seu mundo. E você deve buscar ser o melhor nesse mundo.
- Melhor é um conceito subjetivo. Sou eu (o consumidor) que decido, e não você. E a concepção de mundo aqui é egoísta. É a minha definição, e não a sua. É o mundo que eu defino, com base na minha conveniência ou nas minhas preferências. Seja o melhor no meu mundo e você me conquistará imediatamente.
As pessoas se acomodam. Elas se satisfazem em ser menos do que são capazes. As empresas também se acostumam com o bom o suficiente em vez de o melhor do mundo.
- As pessoas que pulam as perguntas difíceis são maioria, mas não são as mais solicitadas no mercado de trabalho.
- A desistência estratégica é o segredo de organizações bem-sucedidas. A desistência reativa e a serial são a maldição daqueles que lutam para conseguir o que querem mas acabam fracassando.
- Logo que você começa alguma atividade, tudo parece divertido.
- O Vão é a longa e cansativa caminhada entre o início e a maestria. Um momento de avanço lento que–por mais contraditório que pareça–é um atalho, porque leva você para onde quer ir mais rapidamente do que qualquer outro caminho.
- Jatinhos, clubes sofisticados, poder de decisão incontestável. Quem não gostaria de fazer parte dessa realeza moderna? É claro, se você olhar o currículo de um desses presidentes, vai ver que ele agüentou um Vão de 25 anos antes de conseguir o cargo. Por um quarto de século ele teve que engolir sapos, manter a cabeça baixa e fazer o que lhe mandavam. Precisava alcançar suas metas, trabalhar mais horas que todo o resto da equipe e adular o chefe em alguns momentos. Diariamente, por muitos anos.
É fácil ser presidente de empresa. Difícil é chegar lá. Existe um Vão enorme no meio do caminho.
- O Beco sem Saída é tão simples que nem precisa de um gráfico. Esse tipo de situação acontece quando você trabalha, trabalha e nada muda. Não fica muito melhor nem muito pior.
- Empregos sem futuro são Becos sem Saída.
- o custo de investir sua vida em algo que não vai melhorar é alto demais.
- A diferença entre um jogador medíocre de fim de semana e um campeão regional não é o talento nato–é a habilidade de persistir nos momentos em que seria mais fácil desistir.
Sobreviver à travessia não é o bastante. Você só recebe o que merece quando abraça esse desafio e o trata como a oportunidade que ele realmente é.
- Um pica-pau pode bicar 20 vezes em mil árvores diferentes e não chegar a lugar nenhum, mas se manter ocupado. Ou ele pode bicar 20 mil vezes na mesma árvore e conseguir seu jantar.
- Antes de começar a investir em um novo mercado, considere o que aconteceria se você conseguisse atravessar o Vão e vencesse no mercado em que já atua.
- Não importa o que você faça para viver ou para se divertir, provavelmente está seguindo um sistema que tem como base a desistência. A desistência cria coisas raras; e as coisas raras têm valor
- Aquelas pessoas sem visão que vivem pedindo favores ou oportunidades jamais conseguem atravessar o Vão do relacionamento, porque não investiram nas relações quando era difícil (mas não urgente).
- VÃO CONCEITUAL–Você chegou até aqui vivendo de acordo com uma série de suposições. Abandonar tudo isso e abraçar uma série nova e maior de crenças pode ser exatamente o que você precisa fazer para alcançar o próximo nível.
Quando você é o melhor do mundo, compartilha certos benefícios (a renda, a atenção, os privilégios, o respeito) com um grupo restrito de pessoas, empresas e marcas.
- Da próxima vez que você notar que está sendo mediano quando sente vontade de desistir, lembre-se de que possui duas boas escolhas: desistir ou ser excepcional. A média é para os perdedores.
- o fundamental numa venda é a transferência de emoções, não a apresentação de fatos. Se estivéssemos tratando apenas de fatos, um folheto explicativo ou um site na internet seriam suficientes para aumentar as vendas.
- Se você não vai conseguir se tornar o número 1, é melhor desistir agora.
Desistir de projetos que não irão levar a nada é essencial se você quiser perseverar nos promissores. Afinal, você não tem tempo, entusiasmo ou recursos para ser o melhor do mundo em tudo.
- Nossos pais e avós acreditavam que uma pessoa deveria ficar no mesmo emprego por cinco anos, 10 anos, se possível pela vida toda. Mas, num mundo em que as empresas vêm e vão–elas surgem do nada, vão parar na lista da Fortune 500 e depois desaparecem–, isso não é possível.
- Desistir pensando apenas no curto prazo é uma idéia ruim. Desistir pensando no longo prazo é uma idéia excelente.
- Como ousa desperdiçar seu talento? Você e sua empresa têm o poder de mudar tudo. Criar produtos e serviços. Entregar mais do que o esperado. Ser o melhor do mundo. Como ousa desperdiçar essa capacidade dedicando-se a mil projetos ao mesmo tempo?