Como avaliar rapidamente uma Startup que se interessou por mim?

Você despertou o interesse de uma Startup? Parabéns!

Agora, como avaliar alguns aspectos essenciais de uma Startup, rapidamente?

Cito neste artigo um passo a passo simples para que você consiga fazer isto.

Na foto, uma singela homenagem a um dos mais malucos Founders que já vi na TV: Gavin Belson de Silicon Valey do HBO.

1-Analisar o Crunchbase para entender sobre as rodadas de investimento (ou não) que a Startup passou

Simples: acesse www.crunchbase.com e procure o nome da Startup.

Ele vai lhe dar detalhes das rodadas de investimento que a Startup passou até aqui, com detalhes dos fundos envolvidos e outros pontos relevantes.

Como já citei em outro artigo aqui, entrar em uma Startup early stage é completamente diferente de entrar em uma Startup que passou por Series C, só pra termos ideia.

Exemplo: www.crunchbase.com/organization/activecampaign – A ActiveCampaign já passou por 4 rodadas de investimento e atualmente está no Series C; é dos Estados Unidos e tem de 500-1.000 funcionários.

2-Analisar o Google Notícias para entender o que sai na mídia

Startup com vagas abertas; nova rodada de investimento fechada; entrevistas que trazem inovação de solução de problemas do mercado…

São tantos os motivos para uma Startup configurar nas notícias – e também pistas do que está acontecendo no momento da Startup em questão.

Fazer a procura do nome da Startup e clicar na aba do Google “Notícias” já pode trazer mais detalhes relevantes.

Esse artigo interessantíssimo mostra um pouco desse trabalho de RP (Notícias) para Startups: https://entrepreneurshandbook.co/when-if-ever-should-you-put-out-a-press-release-for-your-startup-3e75e3704884

Exemplo: https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/activecampaign-gigante-do-e-mail-marketing-levanta-u-240-milhoes-e-tem-brasil-em-mente.html – Por aqui descobri que a empresa está com um projeto de expansão robusto para o Brasil após a última captação.

3-Analisar o número de funcionários no Linkedin

Parece simples, mas é interessante conhecer mais sobre as pessoas que compõem essa Startup.

No Linkedin conseguimos analisar o número de funcionários, e por que não, se possuímos alguma conexão com algum funcionário: “A Fulana trabalha lá, e eu nem sabia!”.

Exemplo: No Linkedin da ActiveCampaign temos a lista detalhada: https://www.linkedin.com/search/results/people/?currentCompany=%5B%22221390%22%5D&origin=COMPANY_PAGE_CANNED_SEARCH&sid=M4S

4-Analisar o perfil dos founders no Linkedin

Afinal, quem são os fundadores dessa Startup? Qual o background deles? De onde vieram? Qual sua história?

Ser stalker no Linkedin não tem problema algum. Vá conhecer um pouco dos founders em questão e o quanto eles se aproximam de ter vivido ou o problema que a Startup resolve, ou algo próximo da solução que a Startup se propõe a gerar valor.

Se tiver dúvida dos nomes deles, normalmente o Crunchbase (dica 1) e as notícias (dica 2) trazem isso facilmente.

5-Se aprofundar com entrevistas feitas por membros da empresa (Podcasts e Youtube)

Está aqui um ponto que não se enquadra tanto no título do artigo “rapidamente”, mas que é muito valioso para quem tem uma horinha a mais para dedicar.

Hoje em dia é muito comum os Founders e-ou CEOs das principais Startups do País darem entrevistas sobre suas jornadas empreendedoras.

Portanto, pesquise o nome da empresa ou dos fundadores nas plataformas de Podcasts (como Spotify, Deezer, Apple Podcasts) ou até no Youtube.

Entender o problema que a Startup está resolvendo e um pouco da jornada do empreendedor consegue trazer um aprofundamento em pontos importantes dessa avaliação.

É isso.

Cuidado com palavras mágicas e promessas vagas como “Quem tá aqui vai crescer muito e botar muito dinheiro no bolso!!!”, que pode despertar uma espécie de FOMO em você (o famoso Fear Of Missing Out) – que unido a uma possível falta de conhecimento do mercado, pode fazer você entrar “às cegas” em alguma oportunidade errada.

Analise friamente, entenda os pontos fortes e pontos de atenção da Startup e tome uma decisão consciente para jogar um jogo de longo prazo.

Fico à disposição no Linkedin para ajudar voluntariamente se necessário 🙂

Até a próxima!