Costumo pensar em dinheiro da seguinte maneira, roubando a nomenclatura do universo de Venture Capital:
a) “Taxa Administrativa”
Aqui me refiro ao nosso salário fixo e eventuais entradas, como Freelas, Consultorias ou Projetos extras que complementem salário fixo, aumentando em 10%, 20%, 30% do salário.
O perigo aqui é: foco.
No mundo digital há N maneiras de ganhar dinheiro, mas se atiramos para todo lado corremos risco de perder o ‘core’ e nosso salário fixo em prol de outro tipo de coisa que tira tempo e energia.
Com este “a” conseguimos tocar a vida, gerar valor para pessoas e empresas, crescer e ganhar mais, de forma linear.
b) “A bolada”
Já aqui mora o momento onde ganhamos uma grande quantia de dinheiro, por vezes o que tiramos em 1 ano multiplicado por algumas vezes.
Bônus de fins de ano (muito comum em bancos); Stock options (bem mais raro); Exit de empresas que somos sócios, e por aí vai. Poucas pessoas alcançam “A bolada” ou até um conjunto de mini-boladas anuais que no fim de alguns anos são dignas de “A bolada”.
Descobrir como chegar lá deixa muita gente desesperada, desesperançosa e até depressiva. Aqui entram as pessoas que querem “atalho”, chegar em “A bolada” antes de passar pela “Taxa administrativa” – e aqui é que os trouxas caem em pirâmides e coisas do tipo, muitas vezes perdendo tudo.
–
De 10 anos pra cá não tenho do que reclamar se tratando do “a” mas não faço ideia de como chegaria no “b”, apesar de desejar.
–
3 dicas que eu deixaria se isso é um universo muito distante ou se essa relação carreira-dinheiro parece complexa:
1-Leia “A Psicologia Financeira” – gostaria de ter lido este livro com meus 18 anos, mas ele não existia. Acho que é uma evolução mais ampla do ultrapassado “Pai Rico, Pai Pobre”. Quero dar este livro a muito jovem por aí. Melhores frases aqui.
2-Note que ambição por querer mais dinheiro (desde que de maneira digna) é diferente de ganância (querer dinheiro a qualquer custo). Lembro que nos primeiros dias de RD me aproximei bastante das pessoas que tiravam mais grana pra entender motivações, cabeça, ideias e isso certamente me tornou um negociador da minha própria carreira. Saí de lá por um salário maior e posição de liderança, e por aí foi. Me nivelei com os melhores.
3-Não se vitimize ou estagne em aprendizado. Ganhar menos por enquanto é ok desde que você esteja aprendendo coisas que devem te levar mais longe no longo prazo. Fuja das pessoas reclamonas, de colegas inúteis, das pessoas que você não contrataria para sua empresa, caso empreendas algum dia. Tem pessoas que juram que ganho dinheiro com meu livro de CS, a resposta é: não. Mas o livro certamente já me deu retorno através de outras coisas, como conseguir uma vaga bem bacana e ser chamado para os “extras” comentados anteriormente. É um sistema, não uma meta.
Até!