Muito bom artigo de Seth Godin, trago traduzido:
- “Estou me candidatando para trabalhar na Disney, você conhece alguém que possa me dar uma referência…?”
- “Meus dois sócios e eu estamos planejando uma nova empresa, podemos pedir seu feedback sobre nosso plano de negócios antes de buscarmos uma rodada seed?”
- “Estamos nos mudando para Centerville, qual bairro deveríamos considerar?”
- “Para qual faculdade famosa eu devo me inscrever?”
Essas são perguntas válidas. Mas talvez estejam escondendo as questões que realmente precisamos fazer primeiro.
Graças à bolha de hype, muitos aspirantes a empreendedores decidiram que um negócio “de verdade” precisa de investimento de Venture Capital. Uma das partes mais divertidas de começar um negócio é estar com seus parceiros, antes de a empresa existir, trocando ideias — e o próximo passo natural parece ser tocar o projeto como um time, como sócios. Candidatar-se a empregos em empresas famosas parece uma decisão segura. E mudar-se para uma cidade que seus amigos admiram parece uma escolha inteligente…
Exceto que talvez você não devesse ter sócios. Talvez seu negócio não precise de investidores. Talvez você fosse mais feliz em um apartamento em uma cidade… ou morando no exterior por um ano. Talvez devesse considerar um ano sabático, ou procurar uma universidade menos famosa, mas mais eficaz… ou investir seu tempo e dinheiro para aprender um ofício.
Antes de começar a organizar as velas do bolo, vale a pena pensar sobre qual será o sabor desse bolo — ou até se você realmente vai assá-lo, ou se deveria haver um bolo (ou uma festa surpresa) de fato… Quando você se apaixona por um futuro que inclui um bolo, você fecha a porta para todas as outras possibilidades.
Ter opções demais pode ser paralisante, mas também é um raro momento de liberdade — um momento no qual vale a pena fazer uma pausa antes de seguir automaticamente para o próximo passo “óbvio”. Basta alguns minutos repensando esses passos evidentes para mudar tudo para melhor.
Aqui vai a tática prática: Quando estiver diante desses momentos de liberdade, não elabore apenas 1 plano para melhorar. Em vez disso, reserve um tempo para criar 3 planos diferentes, que não se sobreponham.
Você consegue refinar e melhorar cada um a ponto de ficar feliz em escolher qualquer um deles aleatoriamente? Porque, quando você constrói 3 caminhos independentes, é bem provável que descubra qual deles é o caminho certo. 🏔

Deixe um comentário