Resoluções de ano novo by Matthew McConaughey

Este ano li a autobiografia do ator Matthew McConaughey, chamada “Greenlights”. 

Inclusive botei as melhores frases aqui no Blog.

Acontece que ao pensar em resoluções de ano novo, adaptei o modelo trazido por ele para uma forma mais útil de pensar no ano que vem. Para que as resoluções de ano novo não fossem muito vagas (ex: Quero ser mais feliz) e-ou irreais (ex: Quero ser halterofilista)

Esse modelo é dividido em 2 partes, que exemplifico a seguir:

1.GREENLIGHTS (sinal verde)

São coisas que você quer fazer mais ou permanecer fazendo.

Ex: Algo geral como “Tempo pra família”; “Foco na minha carreira”; “Foco na saúde” e até específico como “Ir a academia 3x por semana”; “Ler 1 livro por mês”.

Pode escrever uma chamada e exemplificar em tópicos se você achar que fica mais claro (ex: Dentro de “Foco na saúde” eu teria 2 tópicos específicos: -Academia 2x por semana; -Corrida 2x por semana). 

2.REDLIGHTS (sinal vermelho)

São coisas que você quer fazer menos ou não fazer.

Ex: “Dizer não a eventos de conhecidos”; “Dizer não a convites para Lives pois tomam muito tempo”; etc.

Sinceramente, quando escrevi minhas Redlights, todas as quatro foram baseadas em dizer mais ‘não’ para coisas. Se eu digo não, mais tempo para as Greenlights aparecem. Como diria Naval Ravikant, “é a liberdade DE…” coisas que não fazem sentido, e não liberdade PARA… algo.

Tenho a ideia de ao fim de cada trimestre (fim de março; fim de junho; fim de setembro; fim de dezembro) avaliar cada ponto das Green ou Redlights com:

a) Está dando certo

b) Pode melhorar

c) Não está dando certo

Claro que a vida muda, as surpresas da vida podem vir, mas em geral é legal para ter um norte e iniciar 2022 com o pé direito.  

E para você, quais seriam suas Greenlights e Redlights para este ano que vem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.