Um bom e encorajador livro para toda pessoa criadora.
Vi essa recomendação nos conteúdos da Bits by Brands e resolvi comprar. Se era o livro favorito dela, com certeza seria bom.
Encoraja toda pessoa que cria a ter constância, permanecer firme e traz uma ideia bem parecida com outro livro, “A Guerra da Arte” de Steven Pressfield, que já postei aqui, relacionada a “forças” que nos impedem de fazer o trabalho ou simplesmente nos fazem procrastinar.
A autora, que também escreveu a famosa obra “Comer, rezar e amar” dá exemplos práticos ao longo do livro.
Seguem as melhores frases de “Grande Magia” que apontei:
P : O que é a criatividade ? R : É o relacionamento entre um ser humano e os mistérios da inspiração .
Quem era Jack Gilbert? Os alunos me contaram que era o homem mais extraordinário que já haviam conhecido . Parecia não ser deste mundo , disseram . Parecia viver em um estado de constante encantamento , e os incentivava a fazer o mesmo . Não os ensinou exatamente como escrever poesia , disseram , mas por quê : pelo júbilo . Pela felicidade obstinada . Disse a eles que precisavam viver com o máximo de criatividade para se defenderem das cruéis provações deste mundo.
Susan ainda pratica patinação artística diversas vezes por semana — simplesmente porque patinar ainda é para ela a melhor maneira de revelar certa beleza e transcendência em sua vida , que não parecem estar acessíveis de outra maneira . E Susan quer passar o tempo que for possível nesse estado de transcendência enquanto ainda está aqui na Terra . E isso é tudo . É isso que chamo de viver criativamente .
Defendendo minha fraqueza ? Era naquilo mesmo que eu queria concentrar todos os meus esforços ? É como dizem : “ Valorize suas limitações e terá de conservá – las ” .
Aprendi a lidar com o medo da seguinte forma : há muito tempo decidi que , se quero a criatividade em minha vida — e quero — , preciso deixar espaço para o medo também . Bastante espaço .
disse Joan Didion , “ não sei o que penso a respeito de algo até escrever sobre o assunto ”
a criatividade é um presente para o criador , não só para o público
Boris Pasternak descreveu o fenômeno nestas belas palavras : “ Nenhum livro de verdade tem uma primeira página . Como o farfalhar da floresta , é concebido só Deus sabe onde , cresce e rola , despertando a floresta densa e selvagem , até que de repente . . . começa a falar ao mesmo tempo com todas as copas das árvores ”
Tudo o que sei ao certo é que é assim que quero passar minha vida : colaborando da melhor maneira que puder com forças de inspiração que não tenho como ver , comprovar , controlar ou entender . Devo admitir que é um ramo de trabalho estranho . Mas não consigo pensar em uma maneira melhor de passar os dias .
Aspirantes a escritores com frequência me dizem : “ Tenho uma ideia , mas temo que já tenha sido realizada ” . Bem , é provável que já tenha sido realizada . A maioria das coisas já foi realizada — mas ainda não foram realizadas por você .
Se for autêntico o suficiente — pode acreditar — , parecerá original .
Certa vez , escrevi um livro para me salvar . Escrevi aquelas memórias de viagem para compreender minha própria jornada e minha confusão emocional . Tudo que estava tentando fazer com aquele livro era me entender .
Erga – se muito além dos livros de escola ! ” , advertiu – nos Walt Whitman
Economizava meus salários , fazia viagens e tomava notas . Visitei as pirâmides do México e tomei notas . Pegava ônibus nos subúrbios de Nova Jersey e tomava notas . Fui ao Leste Europeu e tomei notas . Ia a festas e tomava notas . Fui ao Wyoming , trabalhei como cozinheira em um rancho e tomei notas .
deixe que as pessoas sejam apaixonadas por suas opiniões , assim como eu e você somos apaixonados pelas nossas . Mas nunca se iluda a ponto de acreditar que precisa da bênção ( ou mesmo da compreensão ) de alguém para fazer o próprio trabalho criativo . E lembre – se sempre de que os julgamentos que as pessoas fazem de você não são da sua conta .
W . C . Fields tinha a dizer a respeito disso : “ O importante não é como os outros o chamam , mas sim os nomes a que você responde ” .
Tinha lido uma entrevista com John Updike na qual ele dizia que alguns dos melhores romances já produzidos haviam sido escritos em uma hora por dia .
A vida tem uma regra simples e generosa : você melhorará em tudo aquilo que praticar .
aprender a superar as decepções e frustrações é parte do trabalho de uma pessoa criativa .
a questão não é tanto “O que você ama fazer ? ” , mas sim “ O que você ama fazer o suficiente para conseguir suportar os aspectos mais desagradáveis do trabalho? ” .
De acordo com Tristram , “ basta que um homem se vista para que suas ideias se vistam ao mesmo tempo ; e se ele se veste como um cavalheiro , cada uma delas se apresenta à sua imaginação ” .
quando percebo que minha criatividade está se escondendo de mim . Vou até o espelho e digo com firmeza : “ É claro que a criatividade está se escondendo , Elizabeth ! Olhe só para você ! ” . Então me dou um trato . Tiro o pijama que estou usando há dias , aquele maldito elástico do cabelo oleoso e tomo um banho .
Em determinado ponto , você precisa terminar seu trabalho e lançá – lo da maneira que está . Ainda que seja apenas para ficar livre para fazer outras coisas com o coração alegre e determinado .
Levei anos para aprender isso , mas cheguei à conclusão de que se não estou ativamente criando algo , é provável que esteja ativamente destruindo algo (a mim mesma , um relacionamento ou minha paz de espírito) .
A atenção das pessoas pode se voltar para você por um momento ( se você tiver um sucesso ou um fracasso público fenomenal , por exemplo ) , mas logo se voltará para onde sempre esteve : nelas mesmas . Embora a princípio possa parecer terrível e solitário imaginar que você não é a prioridade de ninguém , essa ideia pode ser incrivelmente libertadora . Você é livre , pois todo mundo está ocupado demais consigo mesmo para se preocupar com você .
E sabe o que aconteceu quando expus meu livro reconhecidamente imperfeito ao mundo ? Não muito . A Terra não saiu do eixo . Os rios não começaram a correr para trás . Os pássaros não caíram mortos no chão . Recebi algumas críticas boas , algumas ruins e algumas indiferentes . Certas pessoas amaram A assinatura de todas as coisas , outras não .
Em suma : um monte de gente teve algum tipo de opinião sobre o romance por um curto período , depois todo mundo seguiu adiante , porque as pessoas são ocupadas e precisam cuidar das próprias vidas .
A vida criativa é mais estranha do que outras atividades mais mundanas . As regras comuns não se aplicam . Na vida normal , se você é bom em alguma coisa e se esforça , é provável que alcance o sucesso . Em empreendimentos criativos , talvez não .
Meus instintos me levaram na direção oposta , em busca da leveza , da diversão , de um relacionamento com a criatividade mais pautado na confiança . Mas tive sorte . Há muitos que partem , de fato , nessa cruzada sombria e , às vezes , de propósito . “ Todos os meus heróis musicais eram viciados em drogas e quero ser como eles ” , disse minha querida amiga
O vício não faz o artista . Raymond Carver , por exemplo , sabia disso por experiência própria . Era alcoólatra e nunca conseguiu se tornar o escritor que precisava ser — nem mesmo para tratar do assunto do alcoolismo — até largar a bebida . Segundo ele , “ qualquer artista que seja alcoólatra é um artista apesar do alcoolismo , não graças a ele ” .
Acredito que é possível levar uma vida criativa e , ainda assim , fazer um esforço para ser uma pessoa decente . Nesse ponto , concordo com o psicanalista britânico Adam Phillips , que argumenta que “ se a arte legitima a crueldade , acho que a arte não vale a pena ” .
Truman Capote descreveu a sensação de maneira ainda mais áspera : “Terminar um livro é como se você levasse seu filho para o quintal e desse um tiro nele”.
Gente , por favor , não confundam seus trabalhos criativos com crianças humanas , está bem ? Esse tipo de pensamento só traz profundas dores psíquicas . É sério . Porque se você acreditar honestamente que o trabalho é seu bebê , terá sérias dificuldades para cortar 30 % dele algum dia , e isso é algo que talvez precise fazer .
A criatividade é sagrada e ao mesmo tempo não é . Aquilo que produzimos tem uma enorme importância e também não tem a menor importância . Labutamos sozinhos e somos acompanhados por espíritos . Morremos de medo e somos corajosos . A arte é um trabalho devastador e também um maravilhoso privilégio . A divindade só nos leva a sério quando nos encontramos em nosso estado mais brincalhão . Abra espaço para que todos esses paradoxos sejam igualmente verdadeiros em sua alma e prometo que poderá fazer o que quiser . Então se acalme e volte ao trabalho , está bem ? Os tesouros escondidos dentro de você estão esperando que você diga sim .