“O Cura d’Ars” (Henri Ghéon) – Frases de Livros

Todos têm um Santo preferido.

O meu se chama São João Maria Vianney (conhecido como Cura d’Ars, ou “Padre da cidade de Ars”), nascido em 1786 na França.

Este livro não é o primeiro que li sobre o Santo, mas o mais recente e em Kindle. Ler a vida dele sempre me fascina e fascinará!

Seguem as melhores frases do livro “Cura d’Ars” abaixo:

A juventude

Era uma vez , na França , na província de Lyon , um pequeno camponês cristão que , desde a mais tenra idade , amava a solidão e o bom Deus . Como aqueles senhores de Paris tinham feito a Revolução Francesa e não deixavam as pessoas rezar , ele ia assistir à missa , com os pais , no fundo de um celeiro .

Os padres mantinham – se escondidos , e quando um deles era apanhado , cortavam – lhe a cabeça segundo as regras da arte .

Eis por que João Maria Vianney alimentava o sonho de tornar – se sacerdote . Mas , se não lhe faltava oração , faltavam – lhe conhecimentos . Apascentava os carneiros e trabalhava nos campos . Entrou tarde para o seminário e fracassou em todos os exames . As vocações eram cada vez mais raras , e no fim acabaram por aceitá – lo apesar de tudo.

Foi designado para Ars , e ficou lá até à morte . O último sacerdote da França no último lugarejo da França . Mas foi cem por cento sacerdote , o que não acontece com frequência . Foi sacerdote tão completamente , que o último lugarejo da França acabou por ter o primeiro sacerdote da França , e a França inteira viajou para vê – lo

Infância

Ao norte de Lyon , no meio de uma paisagem movimentada e verde , existe uma aldeia de pouco mais de mil habitantes que se chama Dardilly . Ainda hoje podemos ver aí , firme , reta e de bom aspecto , a casa em que habitavam o senhor e a senhora Vianney . Mateus e Maria Béluse aí receberam seis filhos . O quarto deles foi João Maria .

Uma tarde , procurando em vão seu filho , a mãe o encontra no fundo do estábulo . Está ajoelhado sobre a palha e levanta ao alto , com as mãos , uma estatueta da Virgem que é o seu brinquedo predileto . Não ouve a sua mãe entrar ; continua rezando . Convenhamos que , aos quatro anos , é esta uma brincadeira bem estranha

Não , não eram missas comuns , essas a que João Maria assistia . O mesmo sacrifício , mas oferecido com todo o seu peso , pois o dom do Sangue de Deus implicava o dom de si próprio . « Que é um padre ? » , perguntava – se a criança . Um homem que aceita a morte para poder continuar a sê – lo . O sacerdócio devia ser uma função bem elevada e bela – e a morte , uma determinada morte , devia abrir todo um horizonte a essa vida .

Também rezavam mais ou estavam mais naturalmente dispostos à oração . Não lhes haviam ensinado que o céu pertence aos aviadores . E se não eram sempre muito melhores que os de hoje , também não lhes tinham tirado ainda os meios para sê – lo . Foi por isso que tantos pastores e pastoras se tornaram amigos de Deus .

Em 1800 , reabriram – se as igrejas . Deus voltara . Mas muitos o tinham esquecido . Felizmente , a vila de Écully , pouco distante de Dardilly , recebeu como pároco um apóstolo que se chamava Balley . Era a este homem que caberia a honra e a dor de descobrir , de encorajar e de formar o futuro santo .

– Pois bem , venha comigo . Conheço um lugar onde dormirá como se deve … Esse homem , de nome Guy , era desertor . João Maria o seguiu , foi vencido pelo sono , e no dia seguinte deixou – se persuadir da impossibilidade de conseguir juntar – se ainda à retaguarda do exército , apesar dos seus esforços . Que fazer ? A vontade divina . Ela o fizera soldado , e depois desertor . Passou dois anos escondido .

A outra família , a de Dardilly , já perdera as esperanças de revê – lo ; por prudência , João Maria ficara um ano sem dar notícias . Esperou – se depois mais um ano , mas a situação não podia prolongar – se por muito tempo . Por fim , o desertor foi resgatado pelo seu irmão mais novo : retirou – se o mandado de busca contra ele , mediante a soma de três mil francos . Assim terminou esse escândalo . Um amigo do santo , referindo – se ao fato , dizia que , « fosse por boa fé , fosse pela convicção de uma intervenção sobrenatural , nunca ele considerou isso como algo que devesse pesar – lhe na consciência » .

Era mais velho do que o seu professor , e sabia menos do que o mais jovem dos filósofos , mas gostava de que rissem dele e nada o desencorajava na sua esperança . Estudava mal e orava bem . Foi lá que travou conhecimento com outro rapaz que aspirava à santidade , Marcelino Champagnat , futuro fundador dos Irmãos Maristas , também aluno medíocre . Talvez tenham sido eles os únicos a perceber um no outro o sinal divino que lhes redimia a ignorância . Puseram em comum as suas fraquezas . Reencontraram – se depois em Saint – Irénée , o seminário maior de Lyon . Mas lá não encontraram tanta paciência . Boa vontade sem resultados equivale a nada . Depois de seis meses de tentativas , João Maria foi mandado embora . Que se podia fazer com um aspirante ao sacerdócio tão obstinadamente rebelde ao latim ?

Havia tão pouco sacerdotes e tantas paróquias abandonadas ! Sim . Isso , sim , o pe . Balley podia garanti – lo com conhecimento de causa . – Seja ! – respondeu o vigário . – A graça de Deus cuidará do resto .

A conversão de uma aldeia

Em Écully , o pe . Vianney tem alguns parentes ; lá morou por muitos anos ; lá o conhecem , lá o amam , e quase podemos afirmar que lá o esperam . É interessante notar que , por onde quer que passe , são as pessoas simples que descobrem primeiro o seu segredo , e não os sábios ; são elas que , desde o início , demonstram ter por ele , como que instintivamente , uma reverência particular . Mal acabou de chegar , e já se vê cercado . Prega mediocremente , e a igreja transborda de gente que vem assistir aos seus sermões . Não tem ainda licenças para confessar , e todos vão pedir – lhe conselhos . De um dia para o outro , ei – lo de repente diante da multidão . Que espetáculo ! – e que terror !

A grosseria de costumes que as desordens sociais sempre trazem consigo não poupara este recanto perdido . Bebia – se demais , dormia – se tarde , dançava – se a toda a hora , abundavam os palavrões . Ninguém se envergonhava de recolher o feno aos domingos . Já não se sabia muito bem o que era lícito e o que estava proibido no campo da moral natural . Mas também não havia interesse algum em aprender quais eram os deveres mais elementares ; aliás , tampouco havia interesse em aprender o que quer que fosse . Dormitava – se na ignorância .

Custou – lhe memorizar o seu sermão ; mas não o declama , vive – o . Sem cólera , sem violência , os olhos e a voz marejados de lágrimas .

E não são palavras lançadas ao vento . Ele crê no que diz . E quer dizer exatamente o que diz . Ele quer tudo aquilo que Deus pede ! Mas não será excessivo ? E , no entanto , pronuncia essas palavras com tanta tristeza e tanta suavidade que não há maneira de zangar – se com ele . E então , será preciso mudar de vida ? Mas isso nunca se viu !

« Há muitos cristãos que não sabem o que estão fazendo neste mundo » . – Por que , ó meu Deus , me pusestes Vós no mundo ? – Para salvar – te . – E por que quereis salvar – me ? – Porque te amo . « Deus nos criou e nos pôs no mundo porque nos ama . Para salvar – se , é preciso conhecer , amar e servir a Deus . Que vida maravilhosa ! Como é belo , como é grande conhecer , amar e servir a Deus ! Não temos outra coisa a fazer no mundo . Tudo o que fazemos fora disso é tempo perdido » .

Os seus tesouros hão de manter – se nos seus devidos lugares , e na verdade emocionam – nos menos do que essas duas pequenas cadeiras de madeira nua , que lhe serviam durante a missa e para ensinar o catecismo às crianças . Tudo aqui tem a forma e a cor da oração , e tudo se desnuda para adorar .

O resultado destes primeiros trabalhos é que as pessoas visitam com mais gosto e regularidade o templo . Um sacerdote que não come nada , que não dorme , que dá tudo , que reza como nunca ninguém rezou , que celebra a Missa como um anjo e que torna magnífica a sua igreja , é um fenômeno por demais surpreendente para não despertar um certo orgulho . Vale a pena , mesmo fazendo ouvidos um tanto surdos às suas exigências , procurar agradar – lhe .

Esta campanha durou mais de dez anos . Havia de terminar por uma vitória completa . Não apareceram mais , na esplanada , nem feirantes , nem agenciadores de bailes ; os botequins que eram abertos noutra parte faziam maus negócios . Não havia mais bêbados na região , e as moças impenitentes que iam arrastar – se pelas festas da vizinhança eram recebidas de volta a golpes de bastão .

Amigos

Os homens , antes de irem aos campos , vão adquirindo o hábito de passar pela igreja e entrar por uns instantes ; os instrumentos ficam diante da porta , o rebanho espera no caminho .

As pessoas são agora mais delicadas e , portanto , mais polidas . Os criados são tratados como filhos da casa ; cuida – se do seu corpo e da sua alma .

O pároco está em casa em qualquer um desses lares . Aparece sempre na hora das refeições . Fica de pé , apoiado no muro . Aceita uma batata , às vezes meio copo de vinho , « para experimentar » . Constata de perto como as virtudes familiares se vão consolidando .

esse impressionante Sr . Chaffangeon , que permanece horas a fio diante do sacrário sem mexer sequer os lábios : parece estar mergulhado em Deus . – E o que é que lhe dizeis ? – pergunta – lhe o santo cura . – Bem , responde o velho camponês , Ele olha para mim e eu olho para Ele . Os maiores místicos não encontraram fórmula mais simples , mais certeira , mais completa , mais sublime para exprimir o diálogo da alma com Deus .

Dirigindo – se à « padeira » do orfanato , o pe . Vianney ordenou – lhe : – Minha filha , põe o fermento no pouco de farinha que há , fecha a masseira , e amanhã trabalha como se não fosse acontecer nada . No dia seguinte , com efeito , quando pôs a mão na massa , a padeira sentiu que esta tremia e subia sob os seus dedos . Quanto mais água punha , mais a massa crescia e , ao crescer , voltava a ficar espessa , a tal ponto que num instante a masseira « ficou cheia até a borda , como nos dias em que se usava um grande saco de farinha » . A padeira parou , e já a massa transbordava sobre o chão .

« Que é que te faltou até hoje ? » « Com efeito , acrescenta o santo cura , sempre tive o necessário . Percebi que aqueles que têm rendas estão continuamente se queixando , sempre lhes falta alguma coisa ; mas nada falta àqueles que não têm nada … É sobretudo confiança o que Deus nos pede . Quando só Ele se ocupa dos nossos assuntos , é próprio da sua justiça e da sua bondade ajudar – nos e socorrer – nos » .

A irradiação da fé

revelação da sua impressionante sabedoria como confessor . Leria já nas almas ? A sós com ele , sentir – se – ia todo o ascendente da sua fé , da sua caridade arrebatadora ? Seja como for , o fato é que , numa missão em Trévoux , no ano de 1823 , a capela em que estava confessando não se esvaziava mais . Experimentava – se uma vez por curiosidade , e depois se voltava por necessidade ; com ele , podia – se descobrir o valor infinito do Sacramento da Penitência . Procuravam – no pessoas simples , burgueses importantes , e mesmo sacerdotes . O seu hospedeiro , segundo informa uma testemunha , tinha de esperá – lo às vezes até à meia – noite para o jantar . Mas ele mal tocava os pratos .

Tantas almas , tantos casos . Na Criação inteira , não há dois talos de erva que sejam iguais ; quanto mais , duas almas , se até a mais simples delas foi criada no momento da concepção por um ato novo e sempre diverso da vontade infinita e infinitamente diversificada de Deus . Cada uma é assim colocada na terra , e logo se vê envolvida por uma trama de acontecimentos e de influências que ainda lhe multiplicam a diversidade original . Eis um campo de experiência cujos mistérios e riquezas nenhum psicólogo profissional jamais poderá esgotar .

Camponeses , burgueses , nobres , intelectuais , sacerdotes , religiosos , é todo um mundo prodigiosamente abigarrado , contraditório e desigual que se comprime em direção ao pequeno guichê atrás do qual está sentado o pe . Vianney . E ele os compreende a todos .

« Quando se tem uma mancha na alma , é preciso fazer o que faz uma pessoa com um belo globo de cristal , que guarda com todo o cuidado . Se o globo se recobre de um pouco de poeira , assim que o percebe , lava – o com uma esponja e ei – lo de novo claro e brilhante . Como é belo pensar que dispomos de um Sacramento que cura as feridas da nossa alma » .

Via longe no espaço ; via longe no tempo ; os fatos de antevisão devidamente registrados e controlados são inúmeros .

O preço do sucesso

Os seus sermões eram belos quando os preparava . Agora que os improvisa , são ainda mais belos . Pois ele se entrega por inteiro , e não está limitado senão pelo seu amor . Fala com a voz , com o olhar , com o corpo , com os gritos e as lágrimas . Parece estar empenhado numa luta corporal contra o pecado , como um atleta na arena ; parece estar vendo a Deus e tornando – o visível , parece soprar sobre o seu auditório a própria tempestade do Espírito Santo . Apesar de serem menos dirigidos do que na época em que só pregava aos seus paroquianos , os seus conselhos ardentes , carinhosos , impetuosos , não deixam de ser familiares e diretos . A toda a hora atingem almas desconhecidas . Dirigem – se à multidão e a cada um .

Antes da missa , que celebrava com absoluta regularidade , recolhia – se também por uns minutos : « De joelhos sobre as lajes do coro , ficava imóvel , ( … ) com os olhos fixos no Sacrário . Ninguém era capaz de distraí – lo » nesses momentos , segundo testemunha frei Atanásio no Processo do Ordinário .

A infestação e a tentação

O pe . Vianney sabe agora o que Deus espera dele : que renuncie à solidão .

A melhor parte

E a uma outra , que queria saber « como se deve ir para Deus » : – Em linha reta , como uma bala de canhão !

« Para o nosso corpo , a morte não é senão um bom banho » .

« O pe . Vianney quase não tem mais tempo para orar » , dirão . Tem saudades do seu tempo de pastor de ovelhas , quando orava a Deus « à vontade » . Irrita – se consigo próprio e se entristece por não rezar tanto quanto deveria – e deveria orar sempre . É por isso que tentou fugir três vezes , etc , etc … Deus sabe o que faz o seu santo , quanto ora , muito melhor do que ele próprio o sabe , e muito melhor do que nós .

Ativos ou contemplativos … , será mesmo necessário classificar e opor entre si os amigos de Deus ? Os ativos não agem tanto senão porque oram outro tanto . O pe . Vianney se parece com Marta , mas é Maria .

« Se compreendêssemos toda a felicidade de uma alma inflamada pelo amor de Deus , se pudéssemos saborear quanto é doce andar sempre na sua presença , sentir – nos sob o seu olhar , deixar – nos conduzir pela sua mão , pensaríamos sempre nEle – não poderíamos agir de outro modo – , e isso seria a nossa maior alegria quotidiana » .

Um peregrino que lhe serviu diversas vezes de acólito observou que « o único momento em que se demorava mais do que os outros sacerdotes era logo antes da Comunhão » . « Terminadas as orações litúrgicas , havia um colóquio misterioso entre Nosso Senhor Jesus Cristo e o seu servo . O pe . Vianney olhava para a Santa Hóstia com amor . A sua boca proferia palavras . Interrompia – se , escutava , voltava a falar e , com o visível esforço de um amigo que se separa do seu amigo , consumia as sagradas espécies » . « Chegava a ficar até cinco minutos numa espécie de êxtase » , informa outro – e a chorar . Viram – no olhar a hóstia « ora com lágrimas , ora com um sorriso » . Certo dia ousou dizer – lhe – como confessou depois – estas palavras cândidas : « Meu Deus , se eu soubesse que teria a infelicidade de não poder ver – vos por toda a eternidade , já que vos estou segurando agora , não vos largaria mais » .

Morte e triunfo

Na terça – feira , por volta das três horas , um toque de sineta anunciou que o Senhor entrava na casa paroquial . « Vinte sacerdotes , cada um com um círio na mão , escoltavam o Santíssimo Sacramento » . – É triste comungar pela última vez – disse o santo .

À noitinha , veio vê – lo o bispo de Belley ; o pe . Vianney o reconheceu e agradeceu – lhe a visita . E depois , às duas da noite , « sem espasmos , sem agonia , sem violência » , adormeceu no Senhor , no mesmo momento em que o jovem sacerdote que recitava à sua cabeceira as orações de recomendação da alma – era precisamente o pe . Monnin – pronunciava estas palavras : « E venham ao seu encontro os anjos do céu e o conduzam à cidade celeste de Jerusalém » . E houve uma grande festa na Jerusalém celeste .

Não estavam levando João Maria ao túmulo . Estavam – no levando ao triunfo . Havia alegria nas queixas , luz nas lágrimas .

Mas quem era , afinal , este homem ? Nada mais do que um bom pároco de aldeia , mas que quisera sê – lo , e que o fora exemplarmente , até o fim .

Quando , pela manhã , o sucessor do santo cura propõe do púlpito um tema para a meditação de um punhado de fiéis e de freiras que lá se encontram , lendo suavemente uma frase e dando – lhe tempo para penetrar nos nossos corações – nesses momentos tem – se a impressão de ouvir perpassar a alma do Santo . É a mesma simplicidade , o mesmo silêncio e a mesma oração que no seu tempo . Donde vem isso ? É que ele continua lá , com os seus santos e as suas santas . Todos os objetos diante dos quais orou ficaram impregnados do seu espírito . E a santidade , ao contrário da glória humana , não é passageira . As obras – primas hão de desaparecer , os quadros , os mármores , os livros – até mesmo aqueles que parecem ter sido um pouco inspirados pelo Amor .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *