“O Sol é para todos” (Harper Lee) – Frases de Livros

Há muitos anos vi o filme homônimo, “To Kill a Mockingbird” e finalmente consegui me organizar para ler a bela obra escrita em 1960 pela autora Harper Lee.

Sob a ótica de uma criança, acompanhamos a vida no sul dos Estados Unidos dentre preconceitos, medos e conflitos estruturais e raciais. Deveria ser leitura obrigatória para discussão e reflexão não só para formandos em Direito, como para crianças.

Seguem as melhores frases:

  • Eu não gostava de ler até o dia em que tive medo de não poder ler mais. Ninguém ama respirar.
  • Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela.
  • por causa da natureza da função que exerce, todo advogado assume pelo menos um caso que o afeta pessoalmente. Tenho a impressão de que esse é o meu.
  • Não importa o que digam, não deixe que eles a façam perder o controle. Tente lutar com as ideias, para variar… mesmo que seja difícil.
  • — Ainda que tenhamos perdido antes mesmo de começar, não significa que não devamos tentar

Quando uma criança pergunta alguma coisa, você precisa responder, pelo amor de Deus. Mas sem exagerar. Crianças são crianças, mas elas percebem uma evasiva mais rápido que os adultos e ficam confusas.

  • Fiquei com raiva dele, mas quando a gente se mete em encrenca, fica logo cansado. Dali a pouco, eu estava no colo dele, aninhada em seus braços.
  • Essas pessoas certamente têm o direito de pensar assim, e têm todo o direito de ter sua opinião respeitada — considerou Atticus. — Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa.
  • — Mas você não é admirador de preto, é? — Sou, sim. Eu me esforço para gostar de todo mundo… De vez em quando, é muito difícil. Querida, não se importe de ser chamada de algo que as pessoas acham que é um insulto.
  • Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar — prosseguiu Atticus. — E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo. Você raramente vai vencer, mas às vezes vai conseguir.
  • Ninguém precisa mostrar tudo que sabe. Não é educado. Em segundo lugar, as pessoas não gostam de quem sabe mais que eles. Incomoda. A gente não muda os outros falando direito, eles precisam querer aprender. E se não querem, o jeito é ficar calada ou falar como eles.
  • — Bom, o pai de vocês e eu resolvemos que estava na hora de eu passar um tempo aqui com vocês. Em Maycomb, “um tempo” podia ser algo entre três dias e trinta anos. Jem e eu nos entreolhamos.
  • — O que acha de ela morar aqui? Respondi que achava muito bom, o que era mentira, mas às vezes precisamos mentir em determinadas circunstâncias, especialmente quando não podemos fazer nada.
  • Em geral, as pessoas veem o que querem ver e ouvem o que querem ouvir,

Num interrogatório, jamais fazer uma pergunta a uma testemunha sem saber de antemão a resposta era um princípio que eu conhecia desde que era bebê. Faça isso e, na maior parte das vezes, vai ter uma resposta que não quer e que pode arruinar o seu caso.

  • Procuro dar um motivo para essas pessoas, sabem? Elas ficam satisfeitas quando encontram uma explicação.
  • Os sentimentos dele ainda não foram corrompidos. Quando crescer mais um pouco, não vai mais ficar mal e chorar ao ouvir certas coisas. Pode ser que ache as coisas meio erradas, digamos, mas não vai chorar, não quando ficar mais velho.
  • Quero dizer apenas que há homens neste mundo que nasceram para fazer o trabalho duro para nós. O pai de vocês é um desses.
  • Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros? Scout, acho que estou começando a entender uma coisa. Acho que estou começando a entender por que Boo Radley ficou trancado em casa todo esse tempo… é porque ele quer ficar lá dentro.
  • Heck — Atticus estava de costas para nós —, se isso for abafado, vai contradizer tudo o que sempre ensinei a Jem. Às vezes acho que sou um completo fracasso como pai, mas sou tudo o que eles têm. Antes de olhar para qualquer pessoa, Jem olha para mim, e procuro viver de modo que eu possa olhar diretamente para ele… Se eu for conivente com uma coisa dessas, não poderei olhá-lo nos olhos, e no dia em que não puder fazer isso, vou perdê-lo. Não quero perder nem ele nem a Scout, porque eles são tudo o que eu tenho.
  • Atticus tinha razão. Uma vez ele disse que a gente só conhece uma pessoa de verdade quando se coloca no lugar dela e fica lá um tempo. Ficar parada na varanda dos Radley foi o suficiente.

Enquanto ia para casa, pensei que Jem e eu íamos crescer mas não tínhamos mais muita coisa para aprender, a não ser, talvez, álgebra.

  • — Eles o perseguiram, mas nunca conseguiam pegá-lo porque não sabiam como ele era e depois, Atticus, quando finalmente o encontraram viram que ele não tinha feito nada daquilo… Atticus, ele era muito bom… As mãos dele estavam embaixo do meu queixo, puxando as cobertas e ajeitando-as em volta de mim. — A maioria das pessoas é, Scout, quando enfim as conhecemos.
  • Ele apagou a luz e foi para o quarto de Jem. Ele ia ficar lá a noite toda, e estaria lá quando Jem acordasse de manhã.

Mais livros e frases: https://lui-blog.com/livros/os-melhores-livros-da-minha-vida/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *