“Uma breve história dos Estados Unidos” (James Davidson) – Frases de Livros

Um ótimo livro resumido sobre a História dos Estados Unidos.

Pela primeira vez consegui entender e conectar como as coisas ocorreram, a ordem dos fatores, e a origem estrutural de tantos problemas e conflitos que fazem parte da história do povo americano.

Livro bem interessante, apesar de um pouco longo demais. Seguem as melhores frases que apontei, com os respectivos capítulos:

Introdução

Como você faz história ? A maioria de nós pensa em termos de alguém mudando o curso dos acontecimentos ao realizar feitos que perdurarão na memória humana . Isso é fazer história vivendo – a . Eu sou alguém que faz história de outra maneira : eu a escrevo . Como historiador , é meu trabalho descobrir os detalhes do passado e decifrá – los .

2. Um continente no espaço e no tempo

Montanhas atuam como barreiras . Os Apalaches tornam difícil viajar dos montes e planícies da costa atlântica para as pradarias abertas a oeste . Do lado do Pacífico , as montanhas das Cascatas e da Sierra Nevada desencorajam as pessoas de viajarem para o leste .

*Ouça meu Podcast “Livros da Minha Vida” no Spotify: https://open.spotify.com/show/5E0SzhjrATqzSa4fc7AXTG?si=e26f4e33d1b44ab1

Estique seu braço para o lado e o observe . Imagine que os 14 mil anos em que os humanos vivem na América do Norte começam no seu ombro e vão até as pontas dos seus dedos . Os últimos quinhentos anos dessa história , que este livro abarca , começam apenas na última polegada dos seus dedos . De fato , os Estados Unidos passaram a existir somente na segunda metade desses quinhentos anos . Esse período quase cabe em uma unha .

65 milhões de anos anteriores à existência da América do Norte . Esse é o tempo que se passou entre o fim da era dos dinossauros e o presente .

5. Quando dois mundos colidem

Em 1600 , catorze epidemias haviam se espalhado pela América Central ; pelo menos dezessete assolaram a América do Sul . Os historiadores e os arqueólogos só podem fazer estimativas aproximadas do número de mortos . Mas doenças europeias como sarampo , febre tifoide , influenza , difteria e caxumba , junto com as guerras dos conquistadores , parecem ter matado algo entre 50 a 90 milhões de pessoas na América Central e na do Sul . Nunca na história tantas pessoas morreram vítimas de doenças em um único século .

6. Como posso ser salvo?

As disputas iniciadas pela Reforma afundaram a Europa em um século e meio de guerra religiosa , quando protestantes e católicos lutaram ferozmente uns contra os outros .

Alguns países , incluindo Espanha , Portugal e Itália , permaneceram firmemente católicos . Outros , incluindo a Inglaterra , a Escócia e os Países Baixos , tornaram – se protestantes .

7. Santos e forasteiros

Roger Williams havia compreendido uma verdade importante : que um Estado não podia fazer um de muitos forçando todos a ter a mesma fé . Mais proveitoso “ orar com todos os presentes ” e esperar pelo melhor .

*Veja livros que recomendo, os “Livros da Minha Vida” neste catálogo: https://centroly.com/lui-blog/livros-da-minha-vida-x7eg6reg82

8. Polo econômico

Não é exagero dizer que a era das descobertas , que uniu as duas metades do mundo , criou polos econômicos em toda parte .

9. Iguais e desiguais

O rei Carlos II da Inglaterra deu a seu irmão , o duque de York , as terras recém – conquistadas , que foram rebatizadas de Nova York ; e a cidade de Nova Amsterdã também recebeu o nome de Nova York .

Antes de 1715 , mais escravos indígenas foram enviados para fora da América do que escravos africanos foram trazidos .

Mas , de 1492 a 1820 , o número de africanos escravizados que chegaram às Américas foi cinco vezes maior do que o de todos os imigrantes europeus somados .

11. Cuidado com o que você deseja

Conhecida como Guerra dos Sete Anos , levou a um clímax a rivalidade entre as potências europeias em seu ímpeto por dominar a América do Norte . Para entender a guerra , devemos ver como essa disputa entre a Espanha , a França e muitas nações indígenas estava se acirrando .

América do Norte na época da Guerra dos Sete Anos . A França , a Inglaterra e a Espanha reivindicavam territórios na América do Norte . Os espanhóis ocuparam suas terras com missões e presídios ( ou fortes militares ) que se espalharam da Flórida ao Novo México . Os franceses usaram uma espécie de rota alternativa para o continente , seguindo os rios São Lourenço , Mississippi e Ohio . As nações indígenas continuaram a controlar grande parte da América do Norte .

14. União mais perfeita

Na verdade , as colônias dificilmente eram tão unidas . Observe como a Declaração da Independência coloca : “ Estas colônias unidas são , e por direito têm de ser , Estados livres e independentes ” . Unidos , sim – mas como uma confederação de Estados independentes . John Adams continuou a pensar em Massachusetts como seu “ país ” , assim como Jefferson considerava a Virgínia o seu . Em certo momento , quando o general Washington pediu a alguns de seus recrutas de Nova Jersey que jurassem lealdade aos Estados Unidos , eles se recusaram . “ Nosso país é Nova Jersey ! ” , protestaram .

A escravidão complicava ainda mais o debate . Se cada Estado tivesse representantes de acordo com sua população , os escravos deveriam ser contados como parte desse número ? Não , argumentavam os Estados do Norte , que tinham muito menos escravos do que os do Sul . Os escravos não podem votar ; vocês , sulistas , os consideram sua propriedade , e o número de representantes não deve ser determinado por quanta propriedade você possui . Nós , nortistas , não pedimos mais representantes só porque temos muitos bois e cavalos !

17. Homem do povo

O que é pior , os europeus tinham dificuldade de saber quem , na América , era rico ou pobre . Um simples vendedor de ostras nas ruas da Filadélfia podia usar um casaco elegante , um chapéu lustroso e luvas de pelica . Mesmo que sua vestimenta não fosse tão bem feita quanto a de um cavalheiro , era confeccionada no mesmo estilo .

O que mais importava era que cada cidadão tivesse chances iguais de progredir . Ou , como afirmou um norte – americano , “ Todo homem será livre para se tornar tão desigual quanto puder ” . As pessoas não queriam igualdade , mas igualdade de oportunidade .

20. Fronteiras

Henry David Thoreau , um transcendentalista , foi encarcerado por um breve período por se recusar a pagar impostos porque os Estados Unidos não iriam “ desistir da guerra e da escravidão ” . O ensaio de Thoreau , A desobediência civil , argumentava que era correto se opor a guerras que fossem moralmente erradas .

25. A cor do seu colarinho

Na época de Thomas Jefferson , um sapateiro fazia um par de sapatos do começo ao fim , escolhendo o couro apropriado , cortando os moldes do sapato , costurando e colando as partes . . . cerca de quarenta etapas diferentes . As fábricas cresceram dividindo o trabalho de um sapateiro em tarefas menores , cada uma delas realizada por uma pessoa diferente , que podia aprender a função com pouco treinamento . Mulheres e meninas costuravam as partes superiores do sapato , homens e meninos colocavam as solas , as máquinas tornavam as tarefas mais simples . Em uma fábrica de lâmpadas , algumas mulheres inseriam filamentos nas lâmpadas , um a um : isso era tudo o que elas faziam o dia todo . Outras usavam uma máquina a vácuo para sugar o ar e selar cada lâmpada . Um sapateiro à moda antiga se orgulhava de suas habilidades . Mas esses trabalhos ? Quem poderia sentir orgulho de realizar a mesma pequena tarefa mil vezes ? Um sapateiro era remunerado com o que ganhava da venda de seus sapatos . Os operários recebiam salários por hora , um costume que só se tornou comum depois da Guerra Civil .

Os primeiros sindicatos , na maioria das vezes , uniam trabalhadores qualificados , como carpinteiros , alfaiates ou tipógrafos . Eles faziam campanha a favor da educação pública , do fim das jornadas laborais de doze horas e da prisão de devedores . Mas a cada vez que o crescimento econômico era seguido de uma recessão , os sindicatos se saíam mal . Os tempos difíceis tornavam mais difícil enfrentar os patrões , que podiam contratar outra pessoa igualmente desesperada por um emprego .

26. Um conto de duas cidades

a pressão começou a se revelar – o que ficou bastante claro para um repórter de jornal que gostava de caminhar pela cidade : um rapaz elegante e despreocupado chamado Walt Whitman . Quando o jovem Whitman passeava pelas avenidas barulhentas de Nova York , seus olhos viam carroças , carruagens e pedestres , todos se acotovelando por espaço .

Em 1855 , um em cada quatro nova – iorquinos era irlandês . O tumulto , os perigos e a superpopulação nas cidades preocupavam os norte – americanos . Muitos também temiam os irlandeses , que eram não só pobres como também católicos , uma religião desacreditada pelos protestantes . Walt Whitman às vezes reclamava do “ populacho irlandês ” da cidade . Mas seus anos nas ruas e sua maneira otimista de encarar a vida o ajudaram a ver que o caos das cidades era , na verdade , uma parte importante do que significava ser norte – americano . Em algum momento ele começou a pensar menos em suas reportagens e mais em sonhos maiores . Andando aqui e ali , foi “ absorvendo um milhão de pessoas , durante quinze anos ” . E então verteu suas memórias e sentimentos no mais notável livro de poesia já escrito por um norte – americano . Intitulado Folhas de relva , foi uma espécie de Canção da América , celebrando seu povo , seus humores e suas cores :

A localização de Chicago a tornava uma intermediária ideal . Ficava na ponta dos Grandes Lagos , onde navios podiam partir dos portos de Chicago rumo ao vibrante leste . Linhas ferroviárias se espalharam como raios em uma roda , conectando as duas metades do país .

27. O novo Oeste

alguns dos pontos mais isolados no oeste foram transformados em mais um polo econômico . Em 1848 , pepitas de ouro foram descobertas em uma serraria à margem do rio Americano , na Califórnia .

Na pacata cidade de San Francisco , um mercador correu pela rua agitando uma garrafa de vidro cheia de pepitas brilhantes e gritando : “ Ouro ! Ouro ! Ouro do rio Americano ! ” . Em poucos dias , a maioria dos homens deixou a cidade rumo à serraria de Sutter . Quando a notícia chegou ao leste , em 1849 , milhares de pessoas partiram para a Califórnia atrás de ouro . E esses “ Forty – Niners ” , os pioneiros de 1849 , foram só o começo . Uma década depois , não só se encontrou ouro , como também prata . Vinte mil garimpeiros afluíram para Idaho , outros 20 mil para Montana e cerca de 100 mil para as escavações no Colorado . As maiores riquezas vinham do monte Davidson , em Nevada , onde as tendas , as cabanas de barro e pedra e os barracos da cidade de Virgínia brotaram ao lado da nova mina de prata conhecida como Comstock Lode .

29. Os progressistas

Era comum , então , culpar os pobres por serem pobres . “ Nenhum homem nesta terra sofre de pobreza , a menos que seja mais do que sua culpa ” , insistia um pastor , “ a menos que seja sua sina . ” Os progressistas discordavam . As pessoas eram determinadas pelas condições em que viviam . Se você mudasse essas condições , dava às pessoas uma chance de se sair melhor . Os progressistas acreditavam firmemente que a pobreza não era uma sina , e sim um problema com o modo como a sociedade funcionava . Para ajudar , a sociedade tinha de ser transformada .

30. Caos

Os norte – americanos muitas vezes gostavam de pensar que eles não eram imperialistas . Eles não tinham colônias no além – mar ! Mas os Estados Unidos já haviam obtido uma grande quantidade de territórios , estendendo – se por toda a América do Norte . Enquanto os europeus disputavam ouro e prata no Exterior , os norte – americanos corriam atrás de metais preciosos em seu próprio oeste . Enquanto os europeus reprimiam revoltas na Índia e na China , os norte – americanos expulsavam os indígenas de suas terras e os agrupavam em reservas . Os Estados Unidos não precisavam fundar colônias distantes em busca de matérias – primas . Tomaram o controle de um continente de riquezas em sua própria casa .

O problema era que as grandes potências gostavam de ser grandes . Nunca chegavam a um acordo sobre onde sua área de influência começava ou terminava . Cada nação queria a marinha mais numerosa , o exército mais moderno , as maiores armas . As pessoas comuns apoiavam seus líderes nessa corrida por poder , marchando aos milhares em desfiles pelas ruas , onde bandeiras com dois andares de altura ondeavam ao vento . De certo modo , as bandeiras eram um símbolo das mudanças que vimos nos últimos sete capítulos , que foram uma procissão de grandes febres . Grandes indústrias , grandes bancos , cidades maiores , impérios mais vastos , navios e armas mais letais . E a maior de todas no verão de 1914 – a Grande Guerra .

31. As massas

Milhões de norte – americanos partilhavam de sua convicção . Eles haviam começado a prestar atenção à Bolsa de Valores de Nova York em Wall Street – o lugar onde os investidores compravam ações de novos negócios promissores como a RCA , Radio Corporation of America . Na primavera de 1928 , a RCA estava vendendo uma ação por 94 dólares . Se você comprasse cem ações , o custo era 9,4 mil dólares . Melhor ainda , você podia comprar ações a crédito . Pague apenas 5 mil dólares , e seu corretor lhe empresta o restante “ em margem ” . A RCA saltou de 94 dólares para 108 dólares em uma semana , e então para 120 dólares no dia seguinte . Uma semana depois , atingiu 138 dólares – e tantos novos investidores queriam comprar ações que o preço disparou para 168 dólares . Se você havia pagado 5 mil dólares por cem ações , podia vender agora por 16,8 mil dólares . “ Todo mundo vai ficar rico ” , proclamou uma revista feminina popular . O entusiasmo de fazer fortuna na bolsa de valores contagiou a todos – “ o ascensorista , o barbeiro , o engraxate , os engenheiros , os porteiros , o jornaleiro ” , observou um empresário . Os corretores tinham escritórios com uma teleimpressora de cotações , uma máquina barulhenta que imprimia os valores atualizados em uma tira comprida de papel .

E então o grande “ bull market ” – como é chamado o mercado em alta – quebrou . O pânico se instalou em 24 de outubro de 1929 , quando os investidores temeram que as ações estivessem prestes a sofrer uma queda . Vieram milhões de pedidos dos escritórios dos corretores : venda ! , venda ! Quase ninguém queria comprar , e por isso os preços das ações despencaram . De uma hora para outra , os investidores que compraram em margem viram seus corretores exigindo que os empréstimos fossem pagos imediatamente , quando seus lucros estavam evaporando . Multidões ansiosas se reuniram em Wall Street enquanto os corretores berravam no saguão da bolsa de valores . “ O lugar inteiro está desmoronando ” , relatou um funcionário .

32. Um novo acordo

as fábricas vinham produzindo carros e eletrodomésticos aos milhões . Mas os mesmos operários que fabricavam esses produtos – as novas massas – eram também os consumidores que os compravam . E os operários não recebiam salários altos o bastante para conseguir pagar todos os produtos sendo fabricados .

Roosevelt garantiu a seus concidadãos que tentaria , e que teria sucesso . “ A única coisa que devemos temer ” , falou , “ é o próprio medo . ”

Roosevelt foi reeleito em 1936 com mais votos do colégio eleitoral do que qualquer presidente já havia recebido : 523 de 531 . E , à diferença de qualquer outro presidente , ele foi reeleito a um terceiro e depois a um quarto mandato . No fim das contas , o mais importante não foram os votos que ele recebeu nem a confiança que ele mostrava . Foi o modo como ele mudou as ideias das pessoas sobre governo . A nação sempre havia valorizado seus direitos políticos , explicou Roosevelt , “ entre os quais o direito de livre discurso , livre imprensa , livre culto , julgamento por um júri ( . . . ) . No entanto , à medida que nossa nação cresceu em tamanho e estatura – à medida que nossa economia industrial se expandiu – , esses direitos políticos se mostraram inadequados para nos garantir igualdade na busca de felicidade . Chegamos a uma percepção clara ( . . . ) de que a verdadeira liberdade individual não pode existir sem independência e segurança econômica ” . O governo tinha a responsabilidade de agir , para prover segurança econômica nos tempos difíceis . Nesse sentido , o New Deal foi de fato um grande acordo .

33. Guerra global

Afundados em sua própria Grande Depressão , poucos norte – americanos prestaram atenção . Mas em sete anos Hitler levou a Europa e o mundo a uma nova guerra ; uma tão imensa que a “ Grande ” Guerra de 1914 – 1918 pareceria moderada em comparação . Dezesseis milhões de pessoas morreram na primeira guerra ; a nova matou 60 milhões .

o Tratado de Versalhes , assinado para pôr fim à guerra , não satisfez a ninguém . A Alemanha derrotada ficou furiosa por ser forçada a pagar bilhões de dólares aos vitoriosos e assim ajudar a reconstruir a Europa . A Itália e o Japão , cujos soldados lutaram do lado vencedor , reclamavam que não haviam recebido a parte que lhes cabia das recompensas . O Japão queria expandir sua nação insular para incluir parte do território da China no continente , ao passo que o novo ditador da Itália , Benito Mussolini , sonhava em ser o líder de um novo império romano . A Grã – Bretanha e a França , por outro lado , haviam perdido centenas de milhares de homens jovens em combate .

Desta vez , a França , a Grã – Bretanha e a Polônia declararam guerra , levando as forças Aliadas ( que acabariam por incluir mais de vinte nações ) contra as potências do Eixo – primordialmente a Alemanha , a Itália e o Japão .

No fim , o golpe que levou os Estados Unidos para a guerra veio de uma direção totalmente diferente . O Japão havia muito observava com inveja enquanto britânicos , franceses , holandeses e inclusive norte – americanos adquiriam colônias na Ásia . Por que o Japão não faria o mesmo ?

Em 7 de dezembro de 1941 , Pearl Harbor foi pego de surpresa . Bombardeiros japoneses afundaram oito navios de guerra , mataram 2,4 mil homens e danificaram trezentas aeronaves . Roosevelt proclamou o dia como “ uma data que viverá na infâmia ” , e , quatro dias depois , Hitler e Mussolini declararam guerra aos Estados Unidos . Os norte – americanos agora travariam a guerra global que outrora tiveram esperança de evitar .

em julho de 1945 , ele já não fosse Franklin Roosevelt . FDR havia começado seu quarto mandato seis meses antes , abatido e exausto . Em abril , ele morrera de um AVC . O novo líder , Harry S . Truman , ordenou um ataque nuclear ao Japão . Em 6 de agosto , os habitantes da cidade de Hiroshima ficaram atônitos ao ver uma grande pika don – uma “ explosão luminosa ” no céu – seguida de uma nuvem negra em forma de cogumelo . Em um único golpe , uma bomba matou 40 mil pessoas e deixou outras 100 mil em estado muito grave , acometidas por queimaduras e radiação . Uma segunda bomba explodiu três dias depois na cidade de Nagasaki . Em uma semana , o Japão se rendeu . A guerra estava terminada .

34. Superpotência

O país estava no meio de uma depressão quando a guerra começou ; quando terminou , sua economia estava crescendo a todo vapor . A marinha norte – americana era a maior do mundo ; as forças aéreas , as mais numerosas ; o exército , o mais bem equipado . Winston Churchill resumiu o assunto de forma simples : os Estados Unidos agora estavam “ no topo do mundo ” . Haviam se tornado não só uma grande potência , como uma superpotência . Nenhuma outra nação poderia desafiá – la . Exceto , talvez , uma . Tratava – se da União Soviética , conhecida formalmente como União das Repúblicas Socialistas Soviéticas .

o Partido Comunista de Lênin declarou o fim da propriedade privada . Ninguém seria rico . Todos trabalhariam contribuindo com o melhor de suas habilidades e receberiam apenas o que cada um necessitava para viver uma vida decente . Pelo menos esse era o ideal ; mas , ao realizar sua revolução , os governantes comunistas rapidamente se tornaram tão poderosos quanto os velhos czares . Lênin lançou uma campanha de terror para eliminar seus adversários . Seu sucessor , Joseph Stálin , era ainda mais brutal . Durante os anos 1920 e 1930 , milhões morreram em decorrência de reformas mal concebidas ; outros milhões foram enviados para campos de trabalho forçado ou executados .

O Plano Marshall foi um grande sucesso ao ajudar a reerguer a Europa – e , talvez , a maior conquista de Truman , além da GI Bill , uma lei que ajudou mais de 2 milhões de veteranos a cursar uma faculdade .

E , no ano seguinte , a Coreia do Norte , comunista , invadiu a Coreia do Sul , aliada dos Estados Unidos . Truman enviou tropas imediatamente , embora decidido a não declarar guerra .

A guerra se arrastou por mais dois anos , até que um novo presidente assumiu : o republicano Dwight Eisenhower , herói de guerra do Dia D . Ike , como era chamado , pôs um fim ao conflito coreano , embora não antes de 54 mil norte – americanos terem morrido .

35. O fim do mundo

Os estrategistas cruzaram os dedos enquanto a Guerra Fria cozinhou em fogo brando durante os anos 1950 . Na Ásia , os franceses foram expulsos de suas colônias por Ho Chi Minh , um revolucionário comunista que veio a liderar a nova nação do Vietnã . As tropas russas reprimiram uma revolta na Hungria , enquanto os Estados Unidos usaram mercenários pagos para derrubar governos hostis na Guatemala e no Irã . Mais de uma vez durante esses conflitos , o presidente Eisenhower considerou usar armas nucleares , embora soubesse que isso poderia levar o mundo à beira de uma guerra nuclear .

A Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial forçaram muitos casais a postergar a formação de uma família , mas , depois de 1945 , tantas crianças haviam nascido que os jornais falavam de um baby boom . Muitas dessas famílias crescentes passaram a habitar novos bairros chamados subúrbios , situados nas extremidades das cidades norte – americanas . Entusiasmados , os proprietários dos novos lares suburbanos instalaram máquinas de lavar roupa , secadoras e geladeiras , e exibiam orgulhosamente uma nova invenção em sua sala de estar : a televisão .

Nos anos 1950 , os norte – americanos eram donos de metade das ferrovias públicas de Cuba , quase metade de seus engenhos de açúcar e noventa por cento de suas companhias de eletricidade e telefone . Isso mudou depois que uma rebelião levou Fidel Castro ao poder em 1959 . Um revolucionário barbado e tempestuoso que usava traje militar verde e fumava charutos ( cubanos , naturalmente ) , Castro queria pôr um fim ao que considerava uma influência nada saudável dos Estados Unidos sobre seu país . Quando seu governo começou a tomar empresas norte – americanas , os Estados Unidos suspenderam o comércio , e Castro pediu ajuda da União Soviética . De súbito , havia uma nação comunista a apenas 150 quilômetros da costa norte – americana .

Quando John F . Kennedy se tornou presidente em 1961 – aos 43 anos de idade , o mais jovem na história norte – americana – , ele descobriu que , durante o mandato de Eisenhower , o governo treinara secretamente 1,4 mil cubanos que haviam fugido para os Estados Unidos . O plano era aportar esses exilados em Cuba na baía dos Porcos , onde eles poderiam se unir a outros cubanos para derrubar Fidel Castro . Kennedy aprovou a invasão , embora tivesse suas dúvidas . E com razão , pois os invasores foram facilmente cercados assim que desembarcaram , causando constrangimento ao presidente e aos Estados Unidos .

À beira da guerra nuclear , Khrushchev viu “ morte e destruição ” ; Kennedy , um mundo arruinado por “ fogo , veneno , caos e catástrofe ” . Ambos os homens recuaram . E as pessoas do mundo respiraram aliviadas e seguiram tocando a vida .

36. Você ou você ou você

A linha entre escravo e livre foi substituída por uma nova linha entre branco e negro , reforçada , mais do que nunca , por linchamentos brutais .

Um novo pastor na cidade , Martin Luther King Jr . , foi escolhido para liderar o boicote . Quando ele e um amigo iam de carro para a reunião de segunda – feira à noite , um congestionamento os forçou a estacionar e a fazer o resto do percurso a pé . Mais de 5 mil pessoas haviam comparecido , entupindo as ruas . King se dirigiu à multidão na igreja , com alto – falantes posicionados para o mar de gente do lado de fora . Ele começou falando de maneira calma , mas então , com cada vez mais força , colocou em palavras o motivo pelo qual tantas pessoas haviam comparecido : “ Chega um momento em que as pessoas se cansam ” , falou .

Mas King tinha mais do que uma mensagem de protesto . Ele tinha um método – usar o amor e a não violência para alcançar seus objetivos . Ele havia lido Henry David Thoreau sobre o dever moral de se recusar a obedecer a leis injustas . Na escola de Teologia , havia estudado de que modo Mahatma Gandhi liderara a Índia para a independência da Grã – Bretanha usando táticas não violentas . Diante da violência e das ameaças , ele disse a seus ouvintes para se manterem firmes , mas sem revidar .

37. A avalanche

A Nação do Islã , um grupo religioso negro , havia muito tempo rejeitava a integração e convocava os afro – americanos a conquistar seu próprio espaço separado . “ O dia da resistência não violenta terminou ” , proclamou Malcolm X , o líder mais famoso do grupo . Malcolm foi baleado por rivais , mas outros afro – americanos se apropriaram do grito . “ Estamos gritando liberdade há seis anos e não conseguimos nada ” , protestou Stokely Carmichael , um jovem líder negro . “ O que vamos começar a dizer agora é Poder Negro ! ”

Inevitavelmente , a avalanche de ideias e ações desmoronou sobre a política . O presidente Kennedy havia enviado sua lei de direitos civis para o Congresso , mas antes que esta pudesse ser promulgada ele foi assassinado durante uma visita a Dallas , no Texas , por um franco – atirador mirando da janela de um depósito . ( Os motivos do atirador perturbado , Lee Harvey Oswald , continuam obscuros . ) Enquanto a nação chorava sua morte , os norte – americanos não podiam deixar de se perguntar que rumo o novo presidente daria ao país .

Agora , o presidente convocava os norte – americanos a construir uma “ Grande Sociedade ” que daria a cada indivíduo uma oportunidade verdadeiramente igual na vida . Novos programas ajudavam as escolas públicas necessitadas a comprar livros e equipamentos . O projeto Head Start preparava crianças pobres para o ensino fundamental e inclusive financiou uma série de televisão educativa que ficou conhecida como Vila Sésamo .

38. Uma guinada conservadora

Comparado com a crise em Cuba , o conflito distante no Vietnã parecia uma distração sem muita importância . Lá , um revolucionário comunista chamado Ho Chi Minh trabalhara incansavelmente durante mais de trinta anos para derrubar os franceses e conquistar a independência do Vietnã . Finalmente , em 1954 , suas forças venceram uma batalha decisiva no vale de Dien Bien Phu .

Mas sua vitória não foi completa . Um tratado internacional dividiu o país em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul , com Ho controlando o Norte e esperando vencer as eleições a serem realizadas no Sul . Mas Ngo Dinh Diem , presidente do Vietnã do Sul e aliado dos Estados Unidos , se recusou a convocar eleições . Então , os partidários de Ho , conhecidos como vietcongues , começaram uma guerrilha para unir o país . O presidente Eisenhower temia que , se o Vietnã do Sul se tornasse comunista , as nações vizinhas logo seguiriam o mesmo caminho . “ Você tem uma fileira de dominós ” , explicou . Se “ derrubar o primeiro ” , o resto “ cai rapidamente ” . Eisenhower despachou setecentos conselheiros militares para o Vietnã e , mais tarde , John F . Kennedy enviou outros milhares na esperança de combater os vietcongues . Mas Diem era um ditador detestado por seu povo e até mesmo por seus generais . Eles o sequestraram e assassinaram apenas três semanas depois de o próprio presidente Kennedy ter sido baleado em Dallas .

De todo modo , os vietcongues continuaram avançando – e Johnson , como o peixe – gato , foi fisgado . O presidente começou a promover a “ escalada ” da guerra – esta era a palavra usada em 1965 .

Homens jovens norte – americanos recebiam cartões de alistamento para que pudessem ser convocados para servir o exército . Em 1968 , havia mais de 500 mil soldados no Vietnã . As bases aéreas norte – americanas se tornaram os aeroportos mais movimentados do mundo . A guerra estava custando aos Estados Unidos 2 bilhões de dólares por mês .

Apesar de todo o dinheiro e de todos os homens , não havia sinal de vitória . Como se poderia alcançá – la ? Bombardeios aéreos ? A mata densa tornava difícil identificar soldados e abastecer caravanas ao longo da Trilha de Ho Chi Minh . Expulsar os vietcongues das aldeias ? Muito bem . Mas os norte – americanos não podiam ficar para sempre em mil e um lugarejos . Os vietcongues desapareciam na selva e então voltavam quando os norte – americanos iam embora . O general Westmoreland começou a medir o sucesso não com base na extensão de terra conquistada , e sim no número de vietcongues mortos . Como essa “ contagem de corpos ” continuava crescendo , o general jurou que conseguia “ ver a luz no fim do túnel ” .

Como os que protestavam em defesa dos direitos civis , os que se opunham à guerra se tornaram tão fortes que Johnson anunciou que não concorreria à reeleição em 1968 . O reformador liberal havia se tornado um beligerante impopular .

Martin Luther King ampliou sua campanha pelos direitos civis para incluir protestos contra a guerra . Em abril , um segregacionista o baleou e matou em Memphis . A notícia de sua morte deflagrou revoltas em mais de trinta cidades , incluindo a capital do país . Robert Kennedy , irmão do presidente assassinado , também havia se manifestado contra a guerra e estava concorrendo à presidência . Dois meses depois da morte de King , ele também foi morto a tiros , por um jovem palestino furioso porque Kennedy apoiava o Estado de Israel .

Um republicano , Richard Nixon , ganhou a eleição de 1968 .

Nixon entendeu que muitos norte – americanos estavam cansados não só da guerra , como de muito mais : da onda aparentemente interminável de protestos nas ruas , das rebeliões e da violência , dos hippies cabeludos cantando e exigindo mudanças , parecendo zombar dos valores antiquados .

foi o primeiro presidente norte – americano a visitar esse país e melhorar as relações com os chineses . Logo depois , assinou um tratado com a União Soviética para desacelerar a corrida armamentista . Ao aliviar as tensões com essas potências comunistas , ele esperava que tanto os chineses quanto os soviéticos usassem o Vietnã comunista para fazer as pazes com os Estados Unidos . A vitória no Vietnã era o que Nixon queria ; mas , no mínimo , paz era do que ele necessitava .

Sem uma vitória norte – americana em vista , Nixon foi forçado a assinar um tratado para pôr um fim ao envolvimento dos Estados Unidos na guerra . Somente dois anos depois que as tropas norte – americanas voltaram para casa o governo do Vietnã do Sul caiu . Ho Chi Minh não viveu para ver essa vitória , mas Richard Nixon tampouco sobreviveu como presidente . Na realidade , sua queda não precisou de nenhuma avalanche para acontecer . Seus demônios internos fizeram o trabalho sozinhos .

Durante sua campanha pela reeleição em 1972 , cinco homens com conexões na Casa Branca foram pegos invadindo a sede do Partido Democrata , situado no Complexo Watergate , em Washington . Nixon alegou não saber nada sobre o incidente .

Nixon se viu na situação de ser o primeiro presidente a sofrer um impeachment pelo Congresso e a ser condenado em um julgamento no Senado . Em vez disso , ele renunciou .

Tentar acompanhar os gastos de Reagan com defesa quase a arruinou . Em 1985 , um líder mais jovem chamado Mikhail Gorbachev iniciou uma política de glasnost , ou abertura , que clamava por mais liberdade dentro de suas fronteiras e pelo fim da Guerra Fria . Reagan concordou , elaborando novos acordos sobre armamentos que destruíram centenas de mísseis nucleares acumulados de cada lado . Uma por uma , as nações da Europa Oriental sob o regime comunista se ergueram em protesto . Gorbachev as deixou ir . Em 1991 , a própria União Soviética se fragmentou em repúblicas individuais .

39. Conectados

Cada jornada demonstra , para melhor e para pior , o quanto os Estados Unidos se tornaram atados ao resto do mundo .

A primeira jornada começa nos anos 1980 com um guerrilheiro alto e magro conduzindo um bando de combatentes ao topo das montanhas no Afeganistão . Mujahidin , os guerrilheiros são chamados ; e esse bando é um dos muitos tentando expulsar os soviéticos do Afeganistão .

Em 1986 ele abre um escritório em Tucson , no Arizona , onde vivem muitos árabes norte – americanos , oferecendo trezentos dólares por mês para todos os que estiverem dispostos a lutar . Os mujahidin são tão exitosos que a União Soviética se retira do Afeganistão . A Guerra Fria está finalmente chegando ao fim . E agora o jovem precisa decidir : o que fazer em seguida ? Embora a guerra esteja liquidada , ele reúne ainda mais recrutas . Ele pode bancá – los , já que é o décimo sétimo filho de um empresário bilionário da Arábia Saudita . Seu nome é Osama bin Laden . Em 1990 , ele se reúne com altos oficiais na Arábia Saudita e se oferece para liderar um ataque ao vizinho Iraque , que acabou de invadir o reino do Kuwait , rico em petróleo . “ Sou o comandante de um exército islâmico ” , ele se gaba , cujo nome é Al Qaeda . Mas a Arábia Saudita prefere trabalhar com os Estados Unidos . No conflito que se segue , conhecido como Guerra do Golfo , o presidente George H . W . Bush lidera uma aliança de 32 nações . Elas forçam o Iraque a se retirar do Kuwait . Bin Laden fica furioso . Por que a Arábia Saudita , muçulmana , deveria permitir que seu território , berço do profeta Maomé , seja usado como base para os ataques de norte – americanos infiéis ? Ele regressa aos acampamentos escondidos em cavernas montanhosas no Afeganistão e lá trama uma guerra santa – jihad – contra os Estados Unidos .

O golpe leva anos para ficar pronto : George H . W . Bush é sucedido na presidência por Bill Clinton , e Clinton pelo filho de Bush , George W . Bush . Mas , em 11 de setembro de 2001 , Bin Laden está pronto . Agentes da Al Qaeda sequestram quatro aviões comerciais e pilotam dois deles de encontro ao World Trade Center , uma edificação com duas torres gêmeas de 110 andares na cidade de Nova York . ( O terceiro avião é conduzido na direção do Pentágono , em Washington , enquanto os passageiros no quarto avião se rebelam e o fazem cair na Pensilvânia . ) O ataque , o mais devastador em solo americano desde Pearl Harbor , deixa mais de 2,7 mil mortos em meio a chamas e nuvens de fumaça . Esta é a primeira jornada : conectando cavernas no Afeganistão com torres gêmeas em Nova York .

A Al Qaeda não era uma superpotência . Não tinha um estoque de mísseis , tanques ou exércitos numerosos . Sua arma era o terror , uma tática dos fracos e desesperados , e não dos poderosos . Mas o terrorismo é capaz de disseminar o caos em um mundo tão conectado .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.