Você é inspiração pra alguém

Fiquei pensando como começar este artigo a partir de um tema inédito neste Blog: futebol.

Há quase 30 anos atrás comecei a ler e escrever por causa de futebol, tive grandes alegrias na vida por causa do futebol e confesso que perdi bastante tempo e energia também por causa de futebol. Conseguiria escrever minha auto-biografia relacionando cada ano que passou com o acontecimento futebolístico respectivo (triste ou feliz), assim como fez Luis Fernando Veríssimo.

Já que abordo profundamente os temas de Vida e Carreira por aqui, trago uma reflexão a partir de um vídeo que foi enviado em um grupo de futebol do Whatsapp esses dias.

Douglas, um ex-jogador que jogou pelo Avaí aqui de Florianópolis numa “resenha” tomando um vinho e contando como foi malandro ao não entrar num jogo que já estavam tomando de 4 (e viriam a tomar 6). Tudo bem conversar, contar causos, todo mundo é livre. Mas o que senti foi repugnante pois sei que existem milhares de torcedores que levam tudo isso muito a sério e que pagam mensalidade. O Avai foi rebaixado naquele ano. Pagou um salário absurdo para o mesmo Douglas, poucos anos depois, contar um pouco mais sobre o quanto não se importava com praticamente nada.

O fato é que esse vídeo me deixou pensativo.

Figueroa: alguém que se importou

Cresci com meu avô contando causos futebolísticos. Bom gaúcho que é, contava como era a época do chamado “Rolo Compressor”, um dos maiores esquadrões já montados no Inter nos anos 40-50 no antigo Estádio dos Eucaliptos. Contava histórias de Tesourinha, Rui, Carlitos, personagens que rondavam minha imaginação desde quando me conheço por gente.

Mas de todas as histórias, a mais marcante é a de 1975, quando o zagueiro chileno Elias Figueroa num faixo de luz, de cabeça, botou a bola pra dentro “cumprimentou Raul” (Plasmann, então goleiro do Cruzeiro) e deu o primeiro título nacional ao colorado.

Era um tempo de um futebol clássico, gracioso, bonito de se ver. Com personagens como esses que deram o sangue e o suor pra fazer com que um time tenha conseguido emergir perante ao eixo Rio-São Paulo de títulos e conquistas, e que iniciou a jornada nacional que depois viria a ser internacional, para fazer jus ao nome do time.

Claro que é utópico achar que “antes todos eram bons; hoje todos são pessoas ruins”. Esse saudosismo não nos leva a nada. Mas que existia mais jogador que se importava com o clube, isso eu acho que posso falar.

O menino tricolor Raphael

A atitude do Douglas e de diversos jogadores como ele vão além de algo que envolve o ROI (Retorno sobre o Investimento) que um clube fez a ele. Vão além de dinheiro. Envolve uma coisa a mais chamada: infância.

Ontem me emocionei ao ver que um menino humilde do Rio de Janeiro, Raphael Magalhães, de 5 anos – que havia pintado a própria camisa do Fluminense na dificuldade de comprar uma, recebeu a camisa do time, deu uma voltinha nas Laranjeiras e ganhou uma carteirinha de sócio mirim. São coisas como essa que me fazem perceber novamente sobre o dom que o futebol tem de despertar sonhos, trazer esperança e fazer a diferença pra crianças que vêem seus ídolos na TV, no rádio ou em campo e os admiram.

O menino Raphael e outros meninos que nascem a cada dia neste Brasil de tanto sofrimento e de tanta pobreza não merecem mais um malandro, um Douglas, merecem um Figueroa. Alguém diferente, que possam se inspirar.

E o que isso tem a ver com minha carreira?

No nosso trabalho, na nossa vida e nossa carreira, ao longo dos anos, sempre existem pessoas nos admirando.

Sempre existem alguns meninos “Raphael” olhando para a gente com respeito, curiosidade, admiração e carinho – seja porque você é uma pessoa veterana, líder ou superior a essa pessoa numa hierarquia organizacional, ou porque você influencia essa pessoa por algum motivo (por exemplo: você é referência em um certo assunto, ou você é parente mais velha dessa pessoa).

Eu admiro muitos “ídolos” secretos no setor de tecnologia, os acompanho e os respeito silenciosamente. E certamente após esses anos também talvez eu seja visto dessa maneira especialmente por alunos e alunas que tenho a honra de colecionar com carinho, acho eu. Quando for pai espero que esse “admirar” dos filhos seja correspondido à altura de minhas ações.

Isso mostra que enquanto envelhecemos, carregamos com a gente uma enorme responsabilidade! A responsabilidade de sermos mais e melhores profissionais para as pessoas novatas que cruzam nosso caminho.

Que sejamos pessoas boas, éticas, verdadeiras. Que consigamos fazer o nosso melhor, fazer o bem e sempre entender que cada atitude nossa tem um impacto enorme em muitas pessoas que estão ainda “pintando sua camisa à mão” mas loucos para vestir uma “camisa oficial” de acordo com o sonho que sonharam.

E pelas nossas limitações também carregamos a possibilidade de sermos um pouco como o jogador Douglas. Nos desinteressamos ou desmotivamos num certo momento, e deixamos o desânimo nos levar, fazendo nosso trabalho por fazer ou levando nossa carreira à Deus dará. Fazendo chacota sobre momentos profissionais, chacotas sobre clientes e parceiros, chacotas com colegas e professores ou pouco se importando com as pessoas que virão depois da gente, e enfim, decepcionando e mal direcionando os mais novos. Que vigiemos constantemente nossas atitudes.

Faço 3 perguntas finais:

  • Você percebe quem são as pessoas que te admiram ao seu entorno?
  • Quem você está sendo para elas?
  • Como ser mais e melhor para conseguir influenciá-las positivamente?

Abraços!