Os 6 tipos de Product-Market-Fit

Na ótima e bem feita Newsletter “Deal Flow BR”, do Guilherme Lima da Astella Investimentos, vi esse post e achei bem interessante.

O divertido post original é esse aqui: https://foundercollective.medium.com/six-kinds-of-product-market-fit-ee41813b1cc7 da Founder Collective, e traduzo para português e para que possa enviar para empreendedores em começo de jornada. Acho que servirá mais como uma percepção criativa do que um guia completo para PMF, mas é sempre bom aprender através do senso crítico de quem realmente sabe do que está falando.

Antes de tudo, para quem é marinheiro de primeira viagem, explico o que é Product-Market-Fit brevemente:

“Product-Market-Fit significa estar em um bom Mercado com um Produto que lhe atenda”. Em outras palavras, você criou algo que as pessoas querem usar, comprar, engajar – e sua empresa cresce em consequência disso. O contrário disso seria o Produto certo no mercado errado, ou o Produto errado no mercado certo – ou pior, o Produto errado no Mercado errado.

Vamos ao artigo da Founder Collective! Boa leitura:

“Product-Market-Fit” tem uma qualidade mítica. Muitos acreditam que PMF é um dragão a ser morto enquanto você invade o castelo a caminho de tomar seu lugar na mesa redonda com Sir Elon e Lord Bezos. 

Aqueles de nós que já operaram sabem a verdade – o dragão assume muitas formas.

👻 Product-Market-Fit Fantasma

Os clientes * dizem * que adoram o produto que você descreve e prometem pagar generosamente por ele quando estiver pronto. Mas quando apresentado a um produto que difere de sua visão – mesmo que ligeiramente – seu interesse em preencher um cheque desaparece.

🇦🇺 “Não preste atenção ao homem por trás da cortina”-Market-Fit

Algumas Startups encontram o PMF antes de construir um produto. Eles acertaram em cheio a proposta de valor, mas precisam descobrir como “produzir” o processo (de maneira econômica) antes que o dinheiro acabe. Isso pode funcionar se feito corretamente.

💸 Subsídio-Market-Fit

Muitas startups “Uber for X” demonstraram PMF, mas lutaram para fazer a economia funcionar. Este pode ser o desajuste mais tortuoso porque a matemática parece * tão * parecida. Infelizmente, muitos nunca encontram o equilíbrio certo entre demanda e margens.

🏰 Comprador-Market-Fit

Em startups de B2B, geralmente há uma desconexão entre usuários e compradores. O produto foi testado e um pedido de compra está pronto… se a inicialização puder adicionar segurança, rastreamento de auditoria e alguns recursos “menores” “solicitados” pelo departamento de compras.

👏 VC-Market-Fit (é uma armadilha!)

Isso ocorre quando os VCs amam o negócio ou as credenciais do fundador (geralmente um empreendedor em série). Os fundadores geralmente sabem que não têm PMF real, mas os VCs presumem que você tenha. Os fundadores então gastam $$$. O desastre segue.

🛒 M&A-Market-Fit

Freqüentemente, os compradores em potencial de uma startup estão mais interessados ​​do que os usuários finais. Eles estão observando tendências de 5 a 10 anos, enquanto os usuários têm um foco de curto prazo. Se você puder no momento certo, poderá vender a empresa sem métricas massivas.

Conclusão: PMF não é um Santo Graal; é uma busca sem fim que assume novas formas em diferentes estágios do negócio.

Link para o post original, aqui.

Abraços!