2 perguntas essenciais para fazer em 1-1’s (one on ones)

Resumo do artigo: As 2 perguntas são: “1-Tem algo que está te travando para você melhor desempenhar sua job atual? e 2-Há algo que eu possa, como Líder, fazer ou te ajudar para que você possa melhor desempenhar na sua job atual?”

Artigo completo:

Por conta desse post, conheci muitas pessoas, outras se conectam até hoje para comentar os benefícios de ter 101 boas perguntas em mãos, e especialmente conseguirem melhor montar seus roteiros de reuniões de 1-1s (aquelas reuniões entre Líder-pessoa Liderada).

Quando exerci a posição de Líder ao longo da carreira, usei diversas vezes esse artigo pois às vezes nossa razão (a maneira que formulamos perguntas) não acompanha nosso sentimento, nosso coração (o que realmente queremos perguntar). Esse artigo realmente age como um atalho a centenas de Líderes do nosso Brasil.

O artigo também me ajudou a entender melhor sobre a importância de “Conversas Difíceis” (sugiro o aprofundamento em “Radical Candor”, neste vídeo em resumo (6min33seg) ou no próprio livro da autora, abaixo:

Mas vamos ao que interessa.

Se já tenho 101 perguntas, para que precisaria de 2 perguntas para 1-1’s (one on ones)?

Tive alguns feedbacks nos últimos anos que foram parecidos com uma frase que li da comediante Whitney Cummings, em “Ferramenta dos Titãs”:

“O perfeccionismo leva à procrastinação, que leva à paralisia”

Ou seja, imaginemos que eu, Lui, tenho uma missão de organizar uma noite de “Queijos e Vinhos”. Chego em um supermercado e vejo:

  • 101 Vinhos diferentes – sem conhecer nada de Vinhos
  • 101 tipos de Queijos – sem saber a diferença entre eles
  • e pra piorar, 101 tipos de Água para acompanhar essa empreitada gastronômica…

…Provavelmente vou ficar confuso e não saber por onde começar.

E isso é completamente normal!

Quanto menos escolhas temos que fazer, mais fácil conseguimos avançar.

Leia também: “As 5 Linguagens de Motivação (em Startups)

As 2 perguntas essenciais para fazer em 1-1’s (one on ones)

Há cerca de 5 anos atrás (o tempo voa!), conversando no saguão da empresa com um grande mentor que tive por alguns anos da vida, o qual respeito com muito carinho até hoje, e às vezes ainda troco figurinhas, o Thiago Gabri (que ilustra também a foto deste post, em sua homenagem), eu o perguntei:

“Afinal, quais são as perguntas essenciais de um 1-1? Sei que tenho muitas opções, que o 1-1 pode ser levado em várias vias: a partir da Meta, de Dashboards, de Acontecimentos, de Vida e Carreira, de uma Troca de ideias… Temos só com aquele post, 101 possibilidades de conseguir realizar o 1-1. Mas como simplificar?”

E ele me respondeu:

“Lui, um 1-1 tem 2 perguntas essenciais. Se você sair de cada 1-1 com elas feitas e bem resolvidas ou encaminhadas, está perfeito, e outras perguntas você vai encaixando.”

Leia depois: “Os melhores livros da minha vida”.

As 2 perguntas que ele se referiu, basicamente, são:

1-Tem algo que está te travando para você melhor desempenhar sua job atual?

Essa pergunta é simples, mas contempla tantas coisas!

Se presumimos que uma pessoa liderada precisa fazer alguma job (leia-se, serviço) com um certo objetivo (pode ser uma meta) na posição que ocupa, seja uma pessoa Vendedora, Marketeira, Customer Success Manager, Desenvolvedora, RH, ou o que for – essa job precisa entrar nas discussões para que não passemos o tempo de 1-1 (one on one) somente em tópicos extra-job.

Os tópicos extra-job, como muitas das 101 perguntas citadas, são importantes sim, mas já aconteceu comigo: Juntei tanta pergunta extra-job para fazer que o tempo do 1-1 acabou e eu deixei em aberto um tópico importante sobre a job, que a própria liderada havia trazido. Isso é perigoso!

Ou seja, essa pergunta pode ter alguns tipos de respostas, como por exemplo algumas que lembro de ter ouvido:

  • Não, está tudo claro e estou conseguindo desempenhar esse mês pelo motivo X, Y, Z
  • Sim, meu notebook está travando muito cada vez que tento fazer uma chamada e isso está atrasando bastante o dia a dia e as atividades
  • Sim, gostaria de um auxílio para a reunião de kickoff com os clientes – sinto que poderia performar melhor aqui e não estou satisfeita com os resultados
  • Sim, o tempo entre reuniões é muito curto e não consigo enviar os conteúdos prometidos aos clientes, atrasando bastante a evolução deles
  • Sim, estou precisando do retorno do setor X para destravar aquele projeto importante e ainda não me responderam
  • e tantos outros exemplos que poderia dar.

Então, vamos à segunda pergunta.

2-Há algo que eu possa, como Líder, fazer ou te ajudar para que você possa melhor desempenhar sua job atual?

Vamos alinhar algo: a pessoa liderada tem expectativas.

Pense em um time de futebol que tem um líder (por exemplo, na figura do treinador). O treinador pode ajudar seu jogador destaque a se posicionar melhor; a armar jogadas taticamente para fazê-lo desempenhar melhor; e até motivar e estar próximo desse jogador.

O fato é que quase sempre um Líder pode fazer algo para o jogador desempenhar melhor, seja nas pequenas coisas (como pílulas de motivação) até grandes coisas (interferir em alguma situação com clientes ou colegas, por exemplo).

Ou seja, essa pergunta pode envolver respostas como:

  • Não, está tudo claro por enquanto, obrigado!
  • Sim, você acha que conseguiria me ajudar com aquele projeto que está travado?
  • Sim, você acha que conseguiria interferir naquele caso com o cliente desalinhado?
  • Sim, gostaria de mais liberdade para conseguir fazer aquela ação
  • Sim, gostaria de mais acompanhamento e direcionamento neste ponto pois muitas vezes fico meio confusa
  • E tantos outros exemplos!

O grande output disso: “O Círculo de Segurança”

Quer você escolha as 2 Perguntas de 1-1’s (One on Ones) citadas neste post, quer você escolha algumas também do Post “101 perguntas para fazer em 1-1’s (one on ones)” para seu roteiro de 1-1, o que importa é onde isso pode te levar.

Por isso, concluo com outro post (1min de leitura) que fiz sobre “O Círculo de Segurança”, basta clicar no link abaixo:

Por que todo líder precisa entender o “Círculo de Segurança”

Que possamos, através de boas perguntas e do Círculo de Segurança, aproximarmos cada vez mais nossos Liderados e Lideradas através de nossa atenção, motivação, exemplo e carinho pelas pequenas coisas.

Esse post foi útil pra você? Me adicione e conte mais aqui no Linkedin.

Adoraria saber como te ajudou pois Liderança e 1-1 são temas bem relevantes.

Sucesso, e até a próxima!