“O Mesmo de Sempre” (Morgan Housel) – Frases de Livros

Nossa vida na verdade continua como sempre foi [ … ] . Os mesmos processos fisiológicos e psicológicos pelos quais o homem passou ao longo de centenas de milhares de anos ainda perduram . 1 Carl Jung

O sábio em todas as eras sempre disse a mesma coisa e os tolos , que a todos os momentos formam a imensa maioria , também agiram de maneira similar e fizeram exatamente o oposto . 2 Arthur Schopenhauer

A história nunca se repete ; o homem , sim . Voltaire

Introdução: As pequenas leis da vida.

Jim comentou com Warren : “ A situação está péssima . Como a economia vai se recuperar de uma coisa dessas ? ” . “ Jim , você sabe qual era o chocolate mais vendido em 1962 ? ” , perguntou Warren . “ Não ” , respondeu Jim . “ Snickers ” , disse o bilionário . “ E você sabe qual é o chocolate mais vendido hoje ? ” “ Não ” , disse Jim mais uma vez . “ Snickers ” , respondeu Warren .

A história está cheia de surpresas que ninguém poderia prever . Mas também está repleta de sabedoria atemporal .

As mudanças chamam nossa atenção porque são surpreendentes e empolgantes . Mas os comportamentos que nunca mudam são a lição mais poderosa da história , pois antecipam o que esperar do futuro . Seu próprio futuro . O futuro de todos .

Jeff Bezos , fundador da Amazon , afirmou que as pessoas sempre lhe perguntam o que vai mudar nos próximos dez anos . “ O que quase nunca me perguntam é o que não vai mudar nos próximos dez anos ” , disse ele . “ A meu ver , essa segunda pergunta é na verdade a mais importante das duas . ”

Coisas que nunca mudam são importantes porque nos permitem saber com alguma confiança como irão moldar o futuro . Bezos afirmou que é impossível imaginar um futuro no qual os clientes da Amazon não desejem preços baixos e entrega rápida — assim , ele pode fazer um enorme investimento nessas coisas .

Os filósofos passaram séculos discutindo a ideia de que há uma quantidade infinita de caminhos possíveis que a sua vida poderia tomar , e que você simplesmente calhou de estar vivendo nessa versão específica . É uma coisa maluca de se contemplar , e leva à questão : o que seria verdadeiro em todas as versões imagináveis da sua vida , não apenas nesta ? Essas verdades universais são obviamente as coisas mais importantes em que devemos focar , uma vez que não dependem do acaso , da sorte ou de um acidente .

Nas palavras do empreendedor e investidor Naval Ravikant : Em mil universos paralelos , você vai querer ser rico em 999 . Você não vai querer ser rico apenas nos cinquenta deles em que teve sorte — assim , é preciso eliminar a sorte da equação . [ … ] Quero viver de forma que , em mil vidas , eu seja bem – sucedido 999 vezes . 2 É disso que este livro trata : em mil universos paralelos , o que seria verdade em cada um deles ?

Por um fio: Se soubermos onde estivemos, perceberemos que não fazemos ideia de para onde vamos.

Por um fio Se soubermos onde estivemos , perceberemos que não fazemos ideia de para onde vamos .

Tim Urban escreveu : “ Se você voltasse no tempo para antes de ter nascido , ficaria aterrorizado de fazer qualquer coisa , pois saberia que até mesmo as menores interferências no presente podem ter imensos impactos no futuro ” . 1 Somos assombrados pela verdade dessas palavras .

Antecipar os eventos é complicado porque ignoramos facilmente a questão : “ Mas e depois ? ” . Afirmar que “ a elevação do preço da gasolina vai fazer todo mundo andar menos de carro ” parece lógico . Mas e depois ? Bom , as pessoas precisam dirigir , então talvez procurem veículos mais eficientes em termos de consumo de combustível . Elas se queixarão com os políticos , que oferecerão isenções fiscais para a compra de tais veículos . A Opep é instada a perfurar mais ; os empreendedores do setor de energia inovam . E a indústria do petróleo vive dois cenários : expansão e recessão . Assim , provavelmente , as torres irão jorrar demais . Então os preços caem , ao mesmo tempo que as pessoas adquirem veículos mais eficientes . Ou talvez os subúrbios fiquem mais populares — e as pessoas acabem dirigindo até mais do que antes . Vai saber .

Risco é o que não enxergamos: Somos muito bons em prever o futuro, exceto pelas surpresas — que tendem a ser tudo o que importa.

Risco é o que não enxergamos Somos muito bons em prever o futuro , exceto pelas surpresas — que tendem a ser tudo o que importa .

Como afirma o consultor financeiro Carl Richards , “ risco é o que sobra depois que você acredita ter pensado em tudo ” . 3

Eis a verdadeira definição de risco : o que sobra depois que nos preparamos para os riscos que conseguimos imaginar . Risco é o que não enxergamos .

A Economist — uma revista que admiro — publica todo mês de janeiro uma previsão do ano . O número de janeiro de 2020 não menciona uma palavra sobre a covid – 19 . Seu número de janeiro de 2022 não menciona uma palavra sobre a invasão russa da Ucrânia . Isso não é uma crítica : em ambos os casos , foram eventos impossíveis de antecipar no momento em que as edições foram planejadas , nos meses anteriores à publicação . Mas essa é a questão : as maiores notícias , os maiores riscos , os eventos mais significativos são sempre os que não esperamos .

Nassim Taleb afirma : “ Invista em se preparar , não em prever ” .

Às vezes os planejadores mais inteligentes do mundo , mesmo trabalhando incansavelmente , mapeando todos os cenários imagináveis , acabam por fracassar . Eles se planejaram para tudo que fazia sentido antes de serem atingidos por algo que jamais teriam imaginado .

Houdini era um boxeador amador e dizia ao público ser capaz de aguentar o soco de qualquer homem praticamente sem piscar . O truque combinava com aquilo que as pessoas adoravam em seus números : a ideia de que seu corpo pudesse sobrepujar a física . Após uma apresentação , em 1926 , Houdini convidou um grupo de estudantes aos bastidores para conhecê – lo . Então um deles , chamado Gordon Whitehead , aproximou – se sem aviso e desferiu vários socos em sua barriga . Ele não pretendia machucar Houdini . Apenas achou que reproduzia o desafio que acabara de ver o ilusionista realizar . Mas Houdini não tinha se preparado como fazia no palco , onde flexionava o plexo solar , firmava a postura e prendia a respiração . Whitehead pegou – o desprevenido . No dia seguinte , Houdini acordou dobrando – se de dor . Seu apêndice rompera , muito provavelmente devido aos socos de Whitehead . E foi assim que Houdini morreu .

Expectativas e realidade: A primeira regra da felicidade é baixar as expectativas.

Expectativas e realidade A primeira regra da felicidade é baixar as expectativas .

Sua felicidade depende mais de suas expectativas do que de qualquer outra coisa . Assim , em um mundo que tende a melhorar para a maioria das pessoas na maior parte do tempo , uma importante habilidade na vida é assegurar que as metas não sejam reajustadas para cima o tempo todo . É também uma das mais difíceis .

Montesquieu escreveu há 275 anos : “ Se apenas desejássemos ser felizes , isso não seria difícil . Mas queremos ser mais felizes do que os outros , e isso é quase sempre difícil , pois acreditamos que os outros são mais felizes do que realmente são ” .

O salário médio por hora , ajustado à inflação , é quase 50 % maior hoje do que em 1955.6 Algumas das preocupações econômicas atuais teriam deixado uma família da década de 1950 perplexa . A proporção de proprietários de imóvel era doze pontos percentuais mais baixa em 1950 do que hoje . 7 O domicílio médio era um terço menor do que atualmente , embora abrigasse mais moradores . 8 A alimentação consumia 29 % do orçamento doméstico em 1950 , comparado a 13 % hoje . 9 A mortalidade no local de trabalho era três vezes mais elevada do que hoje . 10

Não existe riqueza objetiva — tudo é relativo , especialmente em relação aos que nos cercam . Determinar nosso merecimento na vida e o que deveríamos esperar é o caminho da menor resistência . Todo mundo é assim . Subconscientemente ou não , todo mundo olha em volta e diz : “ O que outros como eu possuem ? O que fazem ? Acho que eu deveria ter e fazer a mesma coisa ” .

As pessoas não levavam uma vida melhor , apenas ; sentiam – se melhor . E isso durou pouco , claro . No início da década de 1980 , a fraternidade do pós – guerra que havia predominado nos anos 1950 e 1960 deu lugar a um crescimento mais estratificado , em que muitos labutavam arduamente enquanto poucos enriqueciam de forma exponencial . O glorioso estilo de vida de uma minoria inflou as aspirações da maioria .

A economia atual é boa em produzir três coisas : riqueza , capacidade de ostentar riqueza e muita inveja da riqueza alheia .

“ O senhor parece extremamente feliz e satisfeito . Qual o segredo para levar uma vida feliz ? ” , perguntaram a Charlie Munger , então com 98 anos de idade . 16 Munger respondeu : A primeira regra para uma vida feliz é baixar as expectativas . Se você tem expectativas irreais , vai se sentir miserável a vida inteira . É preciso ter expectativas razoáveis e aceitar com certa dose de estoicismo o que a vida lhe dá , tanto as coisas boas como as ruins , conforme ocorrem .

Meu amigo Brent tem uma teoria parecida em relação ao casamento : só funciona quando ambos querem ajudar um ao outro sem esperar nada em troca . Se os dois lados de um casal agirem assim , ficarão agradavelmente surpresos .

Mentes excêntricas: Pessoas que apreciamos por sua visão de mundo única quase sempre terão também uma visão de mundo única que não apreciaremos.

Mentes excêntricas Pessoas que apreciamos por sua visão de mundo única quase sempre terão também uma visão de mundo única que não apreciaremos .

Que tipo de pessoa tende a passar dos limites , dar passos maiores que a perna e ignorar riscos óbvios para todos os demais ? Alguém que é determinado , otimista , não aceita um não como resposta e tem uma confiança inabalável no próprio taco .

O romancista Stefan Zweig afirmou que “ não há exemplos na história de um conquistador que tenha ficado saciado por suas conquistas ” — ou seja , nunca vimos um conquistador obter o que desejava e então se aposentar .

Naval Ravikant certa vez escreveu : Um dia , pensando em todas as pessoas que invejava , percebi que eu não podia simplesmente escolher pequenos aspectos da vida delas . Não podia dizer : quero ter o corpo de fulano , o dinheiro de beltrano , a personalidade de sicrano . É preciso ser o outro por completo . Você quer mesmo ser aquela pessoa , com todas as suas reações , seus desejos , sua família , seu nível de felicidade , seus pontos de vista em relação à vida , sua autoimagem ? Se você não está disposto a fazer uma permuta por atacado , integral , 100 % , com uma pessoa , então não faz sentido invejá – la .

Números malucos: As pessoas não querem precisão. Querem certezas.

Números malucos As pessoas não querem precisão . Querem certezas .

Uma característica comum do comportamento humano é o ávido desejo pela certeza , a despeito de vivermos em um mundo incerto e probabilístico .

Frederick Lewis Allen descreve como os americanos se informavam em 1900 : Hoje , é difícil imaginar as enormes distâncias que separavam as comunidades . [ … ] Um pescador do Maine , um fazendeiro de Ohio e um empresário de Chicago seriam capazes até certo ponto de discutir política entre si , mas , na ausência das colunas de opinião publicadas de costa a costa , sua informação estaria baseada sobretudo no que haviam lido em jornais locais muito divergentes . 8 Era mais difícil disseminar a informação por grandes distâncias , e o que acontecia em outras partes do país ou do mundo simplesmente não era a preocupação principal das pessoas ; a informação era local porque a vida era local .

O declínio das notícias locais trouxe todo tipo de implicações . Uma que não recebe grande atenção é que , quanto mais amplo se torna o noticiário , maior a tendência a ser pessimista . Duas coisas explicam isso : Más notícias recebem mais atenção do que boas notícias porque o pessimismo é sedutor e parece mais urgente que o otimismo . As chances de uma notícia ruim — um caso de fraude ou corrupção , um desastre — ocorrer em sua localidade a qualquer momento dado é baixa . Quando expandimos nossa atenção para o âmbito nacional , elas aumentam . Por fim , em âmbito global , as chances de algo terrível acontecer a qualquer momento dado são de 100 % .

A melhor narrativa triunfa: Histórias são sempre mais poderosas do que estatísticas.

A melhor narrativa triunfa Histórias são sempre mais poderosas do que estatísticas .

Uma grande ideia pobremente explicada pode não chegar a lugar algum , ao passo que ideias datadas ou erradas contadas de forma convincente podem deflagrar uma revolução . Morgan Freeman lendo uma lista de compras pode levar as pessoas às lágrimas , enquanto um cientista desarticulado pode encontrar a cura de uma doença e passar despercebido .

Se você tem a resposta correta e for um bom contador de histórias , é quase certo que terá sucesso .

Mesmo quando uma história é boa , às vezes basta uma expressão ou sentença poderosa para dar conta da maior parte do recado . Como diz um ditado , as pessoas não se lembram de livros ; lembram – se de frases .

o próprio Harari não parece discordar do veredicto de Hallpike . Ele afirmou certa vez sobre Sapiens : Eu pensava : “ Isso é tão banal ! ” [ … ] . Não tem absolutamente nada de novo ali . Não sou arqueólogo . Não sou primatologista . Quero dizer , não fiz nenhuma pesquisa nova . [ … ] Na verdade , apenas li obras de conhecimento geral e apresentei as informações de uma nova forma . 7 O que Sapiens sem dúvida tem é uma escrita excelente . Uma escrita belíssima . As histórias são cativantes , a leitura flui suavemente . Harari pegou o que já era conhecido e escreveu melhor do que qualquer um antes dele . O resultado foi uma fama maior do que qualquer um antes dele jamais poderia ter imaginado . A melhor narrativa triunfa .

Com Bill Bryson acontece a mesma coisa . Seus livros vendem que nem água , o que talvez seja exasperante para os acadêmicos pouco conhecidos que pesquisaram as coisas sobre as quais ele escreve . Um de seus títulos — Corpo : Um guia para usuários — é basicamente uma obra de anatomia . Não tem nenhuma informação nova , nenhuma descoberta . Mas é tão bem escrito — ele narra os fatos com tal competência — que se tornou um best – seller instantâneo do New York Times e o Livro do Ano do Washington Post .

Todo mundo já ouviu falar no naufrágio do Titanic , que custou 1500 vidas . Mas quase ninguém menciona uma palavra sobre o naufrágio da balsa chinesa ss Kiangya , que levou quase 4 mil vidas em 1948.10 Ou sobre o naufrágio da balsa filipina mv Doña Paz , em 1987 , que matou 4345 pessoas . 11 Ou sobre o emborcamento da balsa senegalesa mv Le Joola na costa da Gâmbia , em 2002 , que terminou com 1863 vidas perdidas . 12 Talvez o Titanic se destaque por seu potencial narrativo : os passageiros famosos e ricos , os relatos em primeira mão dos sobreviventes e , é claro , o blockbuster que todo mundo viu no cinema .

Em um mundo perfeito , a importância da informação não deveria depender da eloquência de seu autor . Mas vivemos em um mundo de pessoas entediadas , impacientes , emotivas , que precisam que coisas complexas sejam destiladas em cenas fáceis de digerir .

Stephen Hawking comentou certa vez sobre seus best – sellers de física : “ Alguém me disse que toda equação que eu incluísse no livro reduziria as vendas pela metade ” . Os leitores não querem uma palestra ; querem uma história memorável .

Talvez ninguém domine melhor a arte de contar histórias do que os comediantes . Eles são os melhores thought leaders , porque compreendem como o mundo funciona e desejam antes de tudo nos fazer rir , e não se sentir inteligentes . Extraem suas percepções da psicologia , da sociologia , da política e de qualquer outro campo árido e as transformam em anedotas incríveis . Por isso lotam arenas , enquanto um pesquisador acadêmico pode passar despercebido , mesmo tendo feito uma grande descoberta no campo da psicologia social .

Mark Twain disse : “ O humor é uma maneira de mostrar que você é inteligente sem se gabar ” . 13

Algumas coisinhas sobre boas histórias que vale a pena guardar : Quando um assunto é complexo , as histórias funcionam como alavanca .

As histórias mais persuasivas são aquelas que envolvem as verdades em que desejamos acreditar , ou uma extensão daquilo que vivenciamos em primeira mão .

As histórias fazem com que pessoas diversas concentrem sua atenção em um único ponto .

Como disse o fundador da Visa , Dee Hock , “ novas maneiras de olhar para as coisas criam inovações muito melhores do que novas maneiras de fazê – las ” . 17 Você vai ficar desencorajado se pensar que todo livro novo deve ser sobre uma ideia original , ou que toda empresa nova precisa oferecer uma invenção novinha em folha . As oportunidades são muito maiores se vemos o mundo à maneira de Yuval Noah Harari — para quem o importante não é o que dizemos ou fazemos , mas como dizemos e como o apresentamos .

Não é computável: As forças que movem o mundo não podem ser medidas.

Não é computável As forças que movem o mundo não podem ser medidas .

o perigo é presumir que , se algo não pode ser medido , então não é relevante . Na verdade , é o contrário : algumas das forças mais importantes do mundo — sobretudo aquelas que dizem respeito à personalidade e à mentalidade das pessoas — são quase impossíveis de medir e prever .

Como Jeff Bezos certa vez afirmou : “ Percebi que , quando as anedotas e os dados divergem , são as anedotas que costumam estar certas . Nesse caso , há alguma coisa errada na maneira como estamos fazendo a medição ” .

Os que prosperam no longo prazo são aqueles capazes de compreender que o mundo real é uma série infindável de absurdos , confusão , relacionamentos complicados e pessoas imperfeitas .

A calma planta as sementes da loucura: Louco não significa defeituoso. Louco é normal; mais que louco é normal.

A calma planta as sementes da loucura Louco não significa defeituoso . Louco é normal ; mais que louco é normal .

Quando uma economia é estável , as pessoas ficam otimistas . Quando as pessoas estão otimistas , incorrem em dívidas . Quando incorrem em dívidas , a economia se torna instável . A grande ideia de Minsky era que a estabilidade é desestabilizadora .

a calma planta as sementes da loucura . Sempre foi , sempre será .

Coisas demais, cedo demais, rápido demais: Anabolizada, uma boa ideia rapidamentese torna péssima.

Coisas demais , cedo demais , rápido demais Anabolizada , uma boa ideia rapidamente se torna péssima .

Warren Buffett gracejou certa vez que não se pode fazer um bebê em um mês engravidando nove mulheres . Mas você ficaria surpreso ao ver como é comum as pessoas tentarem acelerar um processo para além de sua capacidade .

Não é possível triplicar o tamanho de um ser humano e esperar triplicar seu desempenho — a mecânica não funciona dessa forma . Animais muito grandes costumam ter pernas curtas e atarracadas ( rinocerontes ) ou extremamente longas em relação ao torso ( girafas ) . Wadlow ficou grande demais para a estrutura do corpo humano . Existem limites para o crescimento escalar .

O biólogo J . B . S . Haldane , escrevendo antes do tempo de Wadlow , mostrou que esse problema de escala se aplica a muitas coisas . 1 Uma pulga consegue saltar sessenta centímetros no ar ; um homem atlético , 120 . Mas , se a pulga tivesse o tamanho do homem , não saltaria milhares de metros — a escala não funciona dessa maneira . A resistência do ar seria muito maior para a pulga gigante , e a quantidade de energia necessária para saltar determinada altura é proporcional ao peso . Se uma pulga fosse mil vezes maior do que seu tamanho normal , seu salto talvez aumentasse para quase dois metros , presumiu Haldane .

Howard Schultz , o ceo da empresa , escreveu à alta direção em 2007 : “ Para passar de menos de mil lojas para 13 mil tivemos de tomar uma série de decisões que , em retrospecto , levaram à diluição da experiência Starbucks ” . 3 A rede fechou seiscentas lojas em 2008 e dispensou 12 mil funcionários . Suas ações caíram 73 % , um desempenho tenebroso até para os padrões de 2008 . Em seu livro Onward , de 2011 , Schultz escreveu : “ O crescimento , como sabemos muito bem agora , não é uma estratégia , mas uma tática . E , quando o crescimento indisciplinado se tornou uma estratégia , nós nos perdemos ” .

Nassim Taleb afirma ser libertário no nível federal , republicano no nível estadual , democrata no nível local e socialista no nível familiar . As pessoas lidam com o risco e a responsabilidade de maneiras totalmente diferentes quando um grupo aumenta de quatro pessoas para cem , de cem para 100 mil e de 100 mil para 100 milhões .

Quando a magia acontece: O estresse foca a nossa atenção de uma maneira que os bons tempos não conseguem.

Quando a magia acontece O estresse foca a nossa atenção de uma maneira que os bons tempos não conseguem .

O interesse inicial do Exército em carros e aviões não foi nenhum golpe de sorte e presciência . Observemos a seguinte lista de grandes inovações em que os militares repetidamente marcaram presença : Radar Energia atômica Internet Microprocessadores Jatos Foguetes Antibióticos Estradas interestaduais Helicópteros gps Fotografia digital Forno de micro – ondas Borracha sintética Todas elas vieram diretamente dos militares , ou tiveram grande influência deles . Por quê ? Será que é nas Forças Armadas que encontramos os maiores visionários técnicos ? Os engenheiros mais talentosos ? Talvez . Porém , mais importante , é nelas que se encontram os Grandes Problemas de Verdade que Precisam Ser Resolvidos Imediatamente . A inovação é movida por incentivos , que vêm em muitas formas .

Tragédias repentinas e milagres de longo prazo: As coisas boas resultam de uma composição que sempre leva tempo , mas as desagradáveis resultam da perda de confiança ou de um erro catastrófico , que podem ocorrer num piscar de olhos .

Êxtase e desespero: O progresso exige uma coexistência entre o otimismo e o pessimismo.

Paul Allen escreveu sobre a ocasião em que ele e Bill se conheceram : “ Pude perceber rapidamente três coisas sobre Bill Gates . Ele era muito inteligente . Era muito competitivo ; queria mostrar para você como era inteligente . E era muito , muito persistente ” .

O que Gates pareceu perceber é que não se pode ser um otimista a longo prazo se não formos suficientemente pessimistas para sobreviver a curto prazo .

É pra ser difícil mesmo: Tudo o que vale a pena buscar vem com certo sofrimento. O segredo é ignorar a dor.

É pra ser difícil mesmo Tudo o que vale a pena buscar vem com certo sofrimento . O segredo é ignorar a dor .

Foi então que os sobreviventes recorreram ao que os inscreveu nos livros de história : o canibalismo . A carne dos mortos era cortada e cuidadosamente rotulada a fim de impedir que alguém comesse um membro da própria família . Georgia Donner , com quatro anos na época , recordou mais tarde como se alimentou com estranhos pedaços de carne : “ Papai estava chorando e ficou o tempo todo sem olhar pra gente . [ … ] Não tinha outra coisa ” . Tudo isso , vale lembrar , porque haviam sido tentados a tomar um atalho .

A revista perguntou se ele e seu cocriador Larry David poderiam ter evitado a exaustão e seguido com o programa se tivessem recorrido a uma empresa como a McKinsey para criar um processo de escrita mais eficiente . Seinfeld perguntou se a McKinsey é engraçada . Não , disse a revista . “ Então não preciso deles ” , retrucou . “ Se você é eficiente , está fazendo as coisas do jeito errado . O jeito certo é o jeito difícil . A série foi um sucesso porque supervisionei cada palavra , cada fala , cada tomada , cada edição , cada escolha de elenco . ” Se você é eficiente , está fazendo as coisas do jeito errado . Isso é tão contraintuitivo . Mas acho que exemplifica perfeitamente o perigo dos atalhos .

Jeff Bezos comentou certa vez sobre a realidade de amar o que faz : Se você atinge um ponto no trabalho em que aprecia metade dele , já é incrível . Pouquíssimas pessoas conseguem até mesmo isso . Porque a verdade é que tudo vem com um custo operacional . A realidade é essa . Tudo vem com pedaços de que você não gosta . Você pode ser um juiz da Suprema Corte e mesmo assim haverá pedaços do seu trabalho de que você não vai gostar . Pode ser um professor universitário e mesmo assim terá de comparecer a reuniões docentes . Todo trabalho vem com pedaços de que não gostamos . E precisamos dizer : faz parte .

Se você percebe que a ineficiência está por toda parte , a pergunta não é “ Como posso evitá – la completamente ? ” , mas “ Até que ponto sou capaz de suportar as baboseiras das pessoas e ainda assim funcionar em um mundo caótico e imperfeito ? ”

Se a sua tolerância é zero — se você é alérgico a diferenças de opinião , incentivos pessoais , emoções , ineficiências , falhas de comunicação e assim por diante — , suas chances de ser bem – sucedido em qualquer coisa que exija outras pessoas ao redor é perto de zero . É impossível funcionar no mundo , como diz Pressfield .

“ Sem sofrimento não há lucro ” , ele costuma dizer . Há um nível ideal de aborrecimento que precisa ser aceito , até mesmo abraçado .

Continue correndo: A maioria das vantagens competitivas acaba sumindo.

Abrir o capital é um sinal de que uma empresa encontrou vantagem competitiva suficiente para se expandir e virar uma grande corporação . Mas quase 40 % de todas as empresas de capital aberto perderam completamente seu valor entre 1980 e 2014.7 As dez mais na lista da Fortune 500 que foram à falência incluem a General Motors , a Chrysler , a Kodak … e a Sears .

Continuar correndo para permanecer no lugar é como a evolução funciona . Mas não é assim também que funcionam quase todas as coisas no mundo moderno ? Negócios ? Produtos ? Carreiras ? Países ? Relacionamentos ? Sim , sim , sim , sim e sim .

As maravilhas do futuro Vivemos com a sensação de que estamos ficando para trás , e é fácil subestimar o potencial de novas tecnologias .

Há um caminho típico pelo qual as pessoas reagem ao que acaba se revelando uma tecnologia revolucionária : Nunca ouvi falar . Ouvi falar , mas não sei o que é . Entendo o que é , mas não sei qual a utilidade . Percebo como pode ser divertido se você for rico , mas não é para mim . Uso , mas só para brincar . Estou achando cada vez mais útil . Uso sempre . Não sei como seria viver sem . Como as pessoas viviam sem ? É poderosa demais e deveria ser regulamentada . Isso sempre acontece . É muito difícil imaginar o potencial que uma pequena invenção pode um dia alcançar .

O Google Maps , o TurboTax e o Instagram não teriam sido possíveis sem a Arpanet , um projeto do Departamento de Defesa americano da década de 1960 que conectou computadores para lidar com segredos da Guerra Fria e se transformou na base da internet .

O Facebook , analogamente , começou como uma forma de estudantes universitários compartilharem fotos de seus fins de semana de bebedeira e uma década depois era o instrumento mais poderoso da política mundial . Repito : é impossível antecipar tais resultados .

Mais difícil do que pensamos e não tão divertido quanto parece A grama do vizinho é sempre mais verde — sobretudo quando fertilizada com as bostas que ele fala .

Em 1963 , a revista Life perguntou a James Baldwin de onde ele tirava sua inspiração . O escritor respondeu : A gente pensa que o nosso sofrimento e as nossas mágoas não têm precedentes na história do mundo , mas daí descobre a leitura . Aprendi com os livros que as coisas que mais me atormentavam eram exatamente as mesmas que me conectavam a todas as pessoas que existem hoje ou já existiram . Um artista é uma espécie de historiador das emoções .

Incentivos : As forças mais poderosas do mundo Quando os incentivos são absurdos , o comportamento é absurdo . As pessoas podem ser levadas a justificar e defender quase qualquer coisa .

Jason Zweig , do Wall Street Journal , afirma haver três caminhos para um escritor profissional : Mentir para quem quer ouvir mentiras e ficar rico . Dizer a verdade para quem quer ouvir a verdade e obter seu parco sustento . Dizer a verdade para quem quer ouvir mentiras e viver sem um tostão furado .

“ Acho que todo mundo deveria ficar rico e famoso e fazer tudo o que sempre sonhou , pois só assim veria que essa não é a resposta para os problemas ” , disse Jim Carrey .

não nos esqueçamos das palavras de John Maynard Keynes : “ A longo prazo , estaremos todos mortos ” .

Leio jornais e livros diariamente . Não consigo lembrar de coisa nenhuma que tenha lido nos jornais em , digamos , 2011 . Mas posso lhe contar em detalhes alguns dos ótimos livros que li em 2011 e sobre como mudaram minha forma de pensar . Eles ficarão na minha memória para sempre . Continuarei a ler os jornais . Mas a leitura de livros provavelmente me ajudará a desenvolver filtros e estruturas para interpretar melhor as notícias .

A questão , portanto , não é que deveríamos ler menos notícias e mais livros , e sim que ler bons livros nos ajuda a perceber quais são as notícias realmente dignas de nossa atenção .

Em seu livro Succeeding , John Reed escreveu : Quando começamos a estudar uma área , parece que precisamos memorizar um zilhão de coisas . Nada disso . O que temos de fazer é identificar os princípios essenciais — em geral entre três e uma dúzia — que a governam . Os milhões de coisas que você achou que precisava memorizar são simplesmente combinações variadas dos princípios essenciais . 6

No caso da saúde , o importante é dormir oito horas por noite , exercitar – se bem e comer coisas saudáveis , mas não em excesso . O que é mais popular , porém ? Suplementos , dicas mágicas e comprimidos .

Richard Feynman e Stephen Hawking podiam ensinar física com linguagem simples , sem dar um nó na cabeça do leitor , não porque simplificassem demais os temas , mas porque sabiam como ir de A a Z na menor quantidade de passos possível .

Uma década atrás , decidi ler mais história e menos previsões . Foi uma das mudanças mais iluminadoras da minha vida . E , ironicamente , quanto mais história eu lia , menos incomodado ficava com o futuro . Quando nosso foco são as coisas que nunca mudam , paramos de tentar prever eventos incertos e dedicamos mais tempo a compreender o comportamento atemporal .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *