“Robin Williams, Biografia” (Dave Itzkoff) – Frases de Livros

Que biografia, meus amigos.

“Robin” de Dave Itzkoff conta a biografia de meu ator favorito, Robin Williams. Acredito que tenha levado mais de 1 ano para ler esse livro, e admito, praticamente pulei boa parte entre os anos de 1995-2005 para conseguir terminar. É um livro grande, e hoje em dia somente disponível em inglês.

Mas foi muito bom conhecer um pouco mais de Robin: como foi sua educação familiar, seus primeiros anos, seus altos e baixos… Esse livro me levou a visitar Juilliard quando em NY recentemente e comentar como fã que sou: “Robin Williams já subiu essas escadas! Robin Williams teve aula aqui!”.

Fiquem com as melhores frases destacadas, em português e em inglês. Obrigado, Robin.

Frases em português (tradução livre):

  • O adulto criativo é a criança que sobreviveu.
  • Ele era mais como um ilusionista, e seu truque de mágica era fazer você ver o que ele queria que você visse – o ato e não o artista entregando.
  • O sótão era o recreio da sua mente, onde podia esticar a sua imaginação até às suas dimensões máximas. Era seu santuário do mundo e seu ponto de vista acima dele – um lugar onde ele podia observar e absorver tudo, a uma altura onde ninguém podia tocá-lo.

Ouça meu Podcast “Livros da Minha Vida” no Spotify: https://open.spotify.com/show/5E0SzhjrATqzSa4fc7AXTG?si=e26f4e33d1b44ab1

“O que leva você a se apresentar é a necessidade dessa conexão primordial”, ele explicou mais tarde. “Minha mãe era engraçada comigo, e eu comecei a ser charmoso e engraçado para ela, e aprendi que sendo divertido, você cria uma conexão com outra pessoa. ”

  • “Meu pai era um homem doce, mas não tinha uma risada fácil”, explicou Robin. “Ver meu pai rir daquele jeito da TV me fez pensar: ‘Quem é esse cara e o que ele está fazendo?”
  • McLaurin identificou-se com Robin de uma forma particular e significativa. “Nós dois éramos indivíduos muito particulares, solitários”, disse ele. “Nós dois tínhamos essa coisa em que às vezes apenas gostávamos de estar em nossas próprias cabeças. E ele era muito assim.
Robin
  • Se Robin não tinha mais ninguém com quem compartilhar esses prazeres e insights, ele não precisava de outras pessoas. “Minha imaginação era minha amiga, minha companheira”, disse ele.
  • Na infância, a formidável coleção de soldados de brinquedo de Robin também estava lá. “Ele me contava as conversas que estavam acontecendo em cada pequena seção do campo de batalha, como se ele pudesse ouvir”, lembrou Culver. “Para mim, estou apenas vendo esses soldadinhos de brinquedo em uma prancha enorme. Mas para Robin, ele estava ouvindo as vozes em sua cabeça e colocando-as nas mentes desses soldados neste grande tabuleiro de campo de batalha. Eu pensei: ‘Esse cara é muito interessante.”
  • Quando Dunn finalmente chegou em casa às duas da manhã. , ele acordou sua esposa para dizer a ela: “Eu vi um jovem fazer algo esta noite que eu nunca tinha visto antes. E esse garoto vai para algum lugar. ”

O corpo docente da Juilliard começou a questionar se Robin estava equipado para seu programa avançado. “Ele não tinha uma base básica de como abordar a atuação”, disse Kahn em reflexão. “Vinha de uma espécie de intuição maníaca, e foi, finalmente, um ato de imitação e não um ato de criação. ”

  • Robin podia pensar mais rápido do que qualquer um que eu já vi.
  • Suas rotinas pareciam totalmente fora do comum e diferentes cada vez que você o via, mas como aqueles que trabalhavam de perto com Robin sabiam, seu verdadeiro dom não era necessariamente ser puramente espontâneo, mas criar a aparência de espontaneidade.

“No começo, você está imitando todo mundo que já viu. … Mas, de repente, você chega a um ponto em que pensa: ‘Ah, eu posso ser eu’. Eu posso desenvolver minhas próprias coisas. ‘ E você faz”

  • Leno disse, é uma disciplina inusitada onde “a afirmação de estranhos é mais importante que a de amigos ou familiares. Nenhum comediante quer seus amigos ou sua família na platéia. Eles vão rir muito ou não vão rir de jeito nenhum. Você quer completos estranhos. Eles são os únicos que contam. ”
  • Você tem um problema com drogas? ‘ ‘ Sem problemas . Todo mundo tem. ’ Todo mundo vai te animar se você estiver pronto, porque isso também dá a eles algum controle sobre você. Você tolerará conversas com pessoas com quem nem falaria à luz do dia. ”
  • “Ele aceitaria qualquer trabalho. Se ele recebesse uma ligação para uma festa de aniversário, ele o faria. “Era uma das responsabilidades do escritório, daqui para frente, evitar que ele repetisse esses erros.”
  • E eu amava tanto o Rob nele. Eu acho que a aceitação é o que nos uniu. Eu permiti e aceitei que ele fosse Rob. Quando voltava para casa, sentava-se e ficava quieto. Ele era muito quieto, muito, comigo. E eu gostei disso. Eu gosto de uma pessoa quieta em casa.”
  • “De mim para você . Você precisa ser louco. Você sabe do que eu estou falando ? Um Bozo completa. O que é a realidade afinal? Você precisa ser louco! Porque a loucura é a única maneira de eu permanecer vivo. Eu costumava ser um comediante. Costumava, há muito tempo. É verdade . Você tem que ser um louco completo. Porque você só recebe uma pequena faísca de loucura. Se você perder isso, você não é nada . Nunca perca isso, porque isso o mantém vivo. Porque se você perder isso, já era. Esse é meu único amor. Louco.”
  • “É claro que o lugar enlouqueceu”, disse Shydner. “Ele destruiu por uns quarenta minutos. Tudo o que ele fazia era motivo de riso. ”
  • Robin passou uma semana na casa do casal, às vezes sem fazer nada mais do que sentar na janela e olhar com saudade para as crianças jogando hóquei na rua.

Como Short observaria mais tarde, “Ele me lembrou o Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry: melancolicamente examinando um mundo ao qual ele sentia que não pertencia. ”

  • Qualquer que fosse a expressão alegre que cruzasse seu rosto e qualquer personagem que ele imaginasse estar interpretando, ele sempre carregava na carteira uma citação significativa de Ralph Waldo Emerson: “O humor é o amante da tristeza.”
  • “Eu usei cocaína para não ter que falar com ninguém”, disse ele. “Para mim foi como um sedativo, uma forma de me afastar das pessoas e de um mundo que eu temia. ”
  • Valerie, para explicar seu lado das coisas, citou sua educação no Goddard College, que ela considerava um santuário ao liberalismo e à tolerância. Lá, ela disse que foi ensinada “que você pode orientar as pessoas; você pode se tornar interessante e importante o suficiente na vida de seu cônjuge para que ele sempre volte para você se você continuar crescendo junto com ele. Você deve apenas fazer parte do ritmo dele e lhe dar muita liberdade, fazendo parte de seu crescimento em vez de puxá-los para trás do que é empolgante”
  • Você sai do show esgotado e exausto e se pergunta como o pobre Robin deve se sentir.

A preocupação na Touchstone era que Good Morning, Vietnam pudesse ser visto como tirando sarro de um assunto do qual ninguém estava pronto para rir.

  • Keating agita as almas dos meninos com uma citação apropriada de Leaves of Grass de Whitman: Oh me! Ó vida! das perguntas desses recorrentes, Dos trens sem fim dos infiéis, das cidades cheias de tolos… De que adianta em meio a isso, ó eu, ó vida? Responda . Que você está aqui – que existe vida e identidade, Que a peça poderosa continua, e você pode contribuir com um verso.
  • “Ele disse que é fácil para os meninos, no final, defender alguém que está morrendo. Mas se ele não está morrendo, então eles estão defendendo o que ele ensinou, e isso é muito mais poderoso.” (sobre personagem de John Keating estar originalmente em estado terminal e como isso foi cortado do filme “Dead Poets Society”)
  • As filmagens foram marcadas para o final do outono em Delaware, principalmente ao redor do campus de St. Andrew’s School em Wilmington, que substituiria a fictícia Welton Academy.
  • “Ele disse: ‘Temos muito em comum’”, disse Gale Hansen. “Eu fiquei tipo, ‘Não há como ter algo em comum’ – eu não disse isso, mas é o que estou pensando. Eu estava servindo refeições quentes ontem. E ele disse: ‘Você estudou com Sandy Meisner, eu estudei com John Houseman na Juilliard. Nós dois temos a mesma origem. ’ Ele fez isso com cada menino. Ele tinha aquela coisa para fazer você se identificar com ele. Foi tão inteligente dizer: ‘Você pode confiar em mim. Nós podemos jogar juntos”
  • Por uma tarde, a sala de aula e seus alunos foram entregues a Robin enquanto duas câmeras rodavam. Weir o encorajou a falar sobre os tipos de autores que Keating estaria ensinando – Shakespeare, Dickens – sabendo que Robin não tinha tempo para preparar o material, mas que isso provavelmente não seria um problema para ele. “Ele é uma espécie de escritor, sem caneta”, disse Weir sobre Robin. “Ele apenas escreve no ar. ”

Sua presença por si só era muitas vezes suficiente para inspirar seus jovens colegas de elenco a arriscar e improvisar em suas próprias performances; se ele podia fazer isso, por que não eles?

  • “Senhor . Dalton — você vai se juntar a nós? “Naquele momento, Hansen disse que decidiu: “Vou desafiá-lo – veja como ele está prestando atenção. E eu fiquei tipo, ‘Exercendo o direito de não andar’. ’ Era uma linha improvisada, que eu não fazia muito.”
Gale Hansen
  • “Foi muito libertador para o resto das filmagens”, disse Hansen. “Enquanto eu estivesse me comportando com sinceridade, trabalhando em algo que existia no momento entre nós, havia uma pequena margem de manobra para pegar fogo. E aquele era Robin – Robin dizendo: ‘Vamos jogar’. Traga-me o que você tem. ’ Ele queria tudo, e podia lidar com qualquer coisa. O cara era um leão. Ele se deitou com todos esses jovens atores e deixou você jogar em cima dele.”
  • “Eu esperava que ele fosse completamente maníaco e engraçado, um pouco nervoso”, disse Weltman, “e ele não era assim em nosso filme. Ele era muito quieto e discreto e generoso. Lembro-me de uma vez que ele me disse: ‘Estou aqui apenas para apresentar o mundo a esses meninos’.”
  • Assim, Reeve e Schulman foram sem ele para encontrar um teatro, onde foram admitidos em uma exibição de Sociedade dos Poetas Mortos e esperaram nos fundos. “Era a última cena do filme”, lembrou Schulman, “e depois que os meninos se levantaram em suas cadeiras, quando a música começou, o público se levantou e aplaudiu, aplaudiu de pé. E eu disse, ‘Uau. Eu nunca vi isso antes. ‘ Chris se virou para mim e estava chorando. Ele disse: ‘Estou tão feliz por Robin. ’ Foi tão doce. Então eu tive a sensação de que algo interessante estava acontecendo. E certamente, como escritor, isso foi emocionante.”
  • Os espectadores se sentiram compelidos a refletir sobre suas vidas e se perguntar quem tinha sido seu Mr. Keating — aquela pessoa que forneceu instruções ou incentivos cruciais em uma idade impressionável, ajudando a torná-los a pessoa que eles se tornaram — ou aguardar a chegada de tal figura em algum momento futuro.
  • “Família é o que você faz dela”, disse Zak Williams anos depois. “Para nós, são as pessoas que você ama e confia e estão ao seu redor.”
  • Robin aprendera muitos versos memoráveis ​​com Laurie (sua mãe) ao longo dos anos, e seu obituário no San Francisco Chronicle continha um poema que ele escreveu para ela:

Pense jovem e você nunca envelhecerá,

Os anos passarão por você,

Aniversários são para diversão,

Presentes e bolos de aniversário,

A idade é o estado de sua mente

Enquanto os dias de seus anos se desenrolam,

Não viva no passado ,

Até o último momento,

Pense jovem e nunca envelhecerá

  • Foi assim que Robin foi ensinado a viver desde a infância: nada é permanente, a transição é constante. Qualquer lugar pode ser um lar e qualquer um pode ser uma família, e você sempre pode recomeçar em novos lugares, com novas pessoas.
  • “Robin era um gênio, e o gênio não produz homens normais ao lado que são bons homens de família e cuidam de suas esposas e filhos. Um gênio exige uma forma própria de ver e viver o mundo, e nem sempre é compatível com as formas convencionais de viver. ”
  • Durante o jantar depois, Crystal disse: “Ele parecia quieto. De vez em quando, ele apenas estendia a mão e segurava meu ombro e olhava para mim como se quisesse dizer alguma coisa. “Quando os amigos se despediram no final da noite, Robin explodiu com um carinho inesperado. “Ele me deu um abraço de despedida, e Janice, e começou a chorar”, disse Crystal. “Eu disse: ‘Qual é o problema? ’ Ele disse: ‘Oh, estou tão feliz em ver você. Tem sido muito tempo . Você sabe que te amo”
  • “Eu disse: ‘Robin, por que você não faz um stand-up ’”, lembrou ela. Robin caiu em prantos. “Ele apenas chorou e disse: ‘Não posso, Cheri. ’ Eu disse: ‘O que você quer dizer com não pode? ’ Ele disse: ‘Eu não sei mais como. Eu não sei ser engraçado. E foi doloroso ouvi-lo admitir isso, em vez de mentir para mim e dizer outra coisa. Eu acho que é o quão preocupado ele estava com tudo isso. ”
  • “Robin tinha uma cabeça muito grande para ficar sozinho”, disse ele. ” Eu entendo . Eu olho para a tela do meu computador, quando você tem o protetor de tela passando por todas as fotografias do mundo e da sua vida, e é infinitamente intrigante. Sem pensar. Você não existe mais. Essa é a chave para isso. Qualquer um com o que Robin tinha , você não quer mais existir.”
  • Ralph Waldo Emerson: Rir muitas vezes e muito; conquistar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; ganhar a apreciação de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza; encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor seja por uma criança saudável, um canteiro de jardim ou uma condição social redimida; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu aqui. Isso é ter sucesso.

Frases originais (em inglês):

The creative adult is the child who survived . — provenance unknown

He was more like an illusionist , and his magic trick was making you see what he wanted you to see — the act and not the artist delivering it .

The attic was the playground of his mind , where he could stretch his imagination to its maximum dimensions . It was his sanctuary from the world and his vantage point above it — a place where he could observe and absorb it all , at a height where nobody could touch him .

“ What drives you to perform is the need for that primal connection , ” he later explained . “ My mother was funny with me , and I started to be charming and funny for her , and I learned that by being entertaining , you make a connection with another person . ”

“ My dad was a sweet man , but not an easy laugh , ” Robin explained . “ Seeing my father laugh like that made me think , ‘ Who is this guy and what’s he on ? ’ ”

McLaurin identified with Robin in a particular and meaningful way . “ We were both very private , solitary – type individuals , ” he said . “ Both of us had this thing where we sometimes just liked to be in our own heads . And he was very much that way .

If Robin had no one else to share these pleasures and insights with , he didn’t need them . “ My imagination was my friend , my companion , ” he said .

Robin’s formidable collection of toy soldiers was there , too . “ He would tell me the conversations that were going on in each little section of the battlefield , like he could hear it , ” Culver recalled . “ For me , I’m just seeing these toy soldiers on a huge board . But for Robin , he was hearing the voices in his head and putting them into the minds of these soldiers on this really large battlefield board . I thought , ‘ This guy is really interesting . ’ ”

When Dunn at last got home at two a.m . , he woke up his wife to tell her , “ I saw a young man do something tonight that I have never seen before . And this kid is going to go somewhere . ”

The Juilliard faculty began to question whether Robin was equipped for its advanced program . “ He didn’t have a basic foundation of how to approach acting , ” Kahn said in reflection . “ It was coming from a kind of manic intuition , and it was , finally , an act of imitation rather than an act of creation . ”

Robin could think faster than anybody I ever saw . ”

“ He had gotten used to getting a laugh and one night he didn’t , ” she said . “ So then he did a Tarzan thing with his voice , and he got the laugh . I told him after , ‘ You got the laugh , but you broke the show rule . ’ ”

His routines seemed entirely off – the – cuff and different each time you saw him , but as those who worked closely with Robin knew , his true gift was not necessarily in being purely spontaneous but in creating the appearance of spontaneity .

“ In the beginning , you’re imitating everybody you’ve ever seen . … But all of a sudden , you get to a point where you go , ‘ Ah , I can be me . I can develop my own stuff . ’ And you do . ”

Leno said , is an unusual discipline where “ the affirmation of strangers is more important than that of friends or family members . No comic wants his friends or his family in the audience . They’re either going to laugh too hard or they’re not going to laugh at all . You want complete strangers . They’re the only ones that count . ”

You have a drug problem ? ’ ‘ No problem . Everybody’s got it . ’ Everyone will pump you up if you’re ready , because it also gives them some control over you . You’ll tolerate conversations with people you wouldn’t even talk to in daylight . ”

“ He would take any job . If he got a call for a birthday party , he would do it . ” It was one of the firm’s responsibilities , going forward , to keep him from repeating these mistakes .

And I loved the Rob in him so much . I think that acceptance is what bonded us . I allowed and accepted him to be Rob . When he came home , he would sit and be quiet . He was very quiet , a lot , with me . And I liked that . I like a quiet person around the house . He was percolating . ”

From me to you . You got to be crazy . You know what I’m talking about ? Full goose bozo . ’ Cause what is reality ? You got to be crazy . You got to ! ’ Cause madness is the only way I’ve stayed alive . Used to be a comedian . Used to , a long time ago . It’s true . You got to go full – tilt bozo . ’ Cause you’re only given a little spark of madness . If you lose that , you’re nothing . Don’t . From me to you . Don’t ever lose that , because it keeps you alive . Because if you lose that , pfft . That’s my only love . Crazy .

“ Of course the place goes crazy , ” Shydner said . “ He just destroyed for like forty minutes . Everything he did got a laugh . ”

Robin spent a week at the couple’s house , sometimes doing nothing more than sitting at the window and looking longingly at children playing hockey in the street .

As Short would later observe , “ He reminded me of Saint – Exupéry’s Little Prince : wistfully surveying a world to which he felt he didn’t quite belong . ”

Whatever blithe expression crossed his face and whatever character he imagined himself to be playing , he always carried in his wallet a meaningful Ralph Waldo Emerson quotation : “ Humor is the mistress of sorrow . ”

“ I did cocaine so I wouldn’t have to talk to anybody , ” he said . “ For me it was like a sedative , a way of pulling back from people and from a world that I was afraid of . ”

Valerie , by way of explaining her side of things , cited her education at Goddard College , which she regarded as a shrine to liberalism and tolerance . There , she said she was taught “ that you can guide people ; you can make yourself interesting enough and important enough in your lover’s life so that he’ll always come back to you if you just keep growing along with it . If you just be part of their rhythm and give them a lot of freedom and be part of their growth instead of pulling them back from what is titillating and exciting . ”

You leave the show spent and exhausted and wonder what poor Robin must feel like . ”

The concern at Touchstone was that Good Morning , Vietnam might be seen as making fun of a subject no one was ready to laugh at ,

Keating stirs the boys ’ souls with an apt citation from Whitman’s Leaves of Grass : Oh me ! Oh life ! of the questions of these recurring , Of the endless trains of the faithless , of cities fill’d with the foolish … What good amid these , O me , O life ? Answer . That you are here — that life exists and identity , That the powerful play goes on , and you may contribute a verse .

“ He said it’s easy for the boys , at the end , to stand up for someone who’s dying . But if he’s not dying , then they’re standing up for what he taught them , and that’s much more powerful .

Filming was set for the late fall in Delaware , principally around the campus of St . Andrew’s School in Wilmington , which would stand in for the fictional Welton Academy .

“ He was like , ‘ We have a lot in common , ’ ” Hansen said . “ I was like , ‘ There’s no way we have anything in common ’ — I didn’t say that , but that’s what I’m thinking . I was serving hot meals yesterday . And he was like , ‘ You studied with Sandy Meisner , I studied with John Houseman at Juilliard . We both come from the same background . ’ He did that with each boy . He had that one thing to make you identify with him . It was so smart to go , ‘ You can trust me . We can play . ’ ”

For an afternoon , the classroom and its students were turned over to Robin while two cameras rolled . Weir encouraged him to riff on the sorts of authors Keating would be teaching — Shakespeare , Dickens — knowing that Robin did not have any time to prepare material , but that this likely would not be a problem for him . “ He’s a kind of writer , without a pen , ” Weir said of Robin . “ He just writes in the air . ”

His presence alone was often enough to inspire his young costars to take chances and improvise in their own performances ; if he could do it , why not them ?

“ Mr . Dalton — you be joining us ? ” In that moment , Hansen said he decided , “ I’m going to challenge him — see how well he’s paying attention . And I was like , ‘ Exercising the right not to walk . ’ It was an improvised line , which I didn’t do much of . ”

“ It was very liberating for the rest of the shoot , ” Hansen said . “ As long as I was behaving truthfully , working off something that existed in the moment between us , there was a little leeway there to catch fire . And that was Robin — Robin going , ‘ Let’s play . Bring me what you have . ’ He wanted everything , and he could handle anything . The guy was a lion . He lay down with all these young actors and just let you play all over him . ”

“ I expected him to be completely manic and all over the place and funny , a little edgy , ” Weltman said , “ and he wasn’t that way at all on our film . He was very quiet and self – effacing and generous . I remember there was one time he said to me , ‘ I’m just here to introduce the world to these boys . ’ ”

So Reeve and Schulman went without him to find a theater , where they were let into a screening of Dead Poets Society and they waited at the back . “ It was the last scene of the movie , ” Schulman recalled , “ and after the boys stood on their chairs , when the music started , the audience got up and applauded , gave it a standing ovation . And I went , ‘ Whoa . I’ve never seen this before . ’ Chris turned to me and was crying . He said , ‘ I’m so happy for Robin . ’ It was so sweet . So I had some sense that something interesting was happening . And certainly , as a writer , that was a thrill . ”

Viewers felt compelled to reflect on their lives and wonder who had been their Mr . Keating — that person who had provided crucial instruction or encouragement at an impressionable age , helping to make them the person that they became — or to await the arrival of such a figure at some future time .

“ Family is what you make of it , ” Zak said years later . “ For us , it’s the people who you love and trust and are around you .

Robin had learned many memorable verses from Laurie over the years , and her obituary in the San Francisco Chronicle contained a poem said to be one that he’d written for her . Think young and you’ll never grow old , The years will pass you by , Birthdays are for merrymaking , Present giving and birthday caking , Age is the state of your mind As the days of your years unfold , Don’t live in the past , Right up to the last Think young and you’ll never grow old

It was how Robin had been taught to live since childhood : nothing is permanent , transition is constant . Anywhere can be home and anyone can be family , and you can always start over again in new places , with new people .

“ Robin was a genius , and genius doesn’t produce normal men next door who are good family men and look after their wives and children . Genius requires its own way of looking at and living in the world , and it isn’t always compatible with conventional ways of living . ”

Over dinner afterward , Crystal said , “ He seemed quiet . On occasion , he’d just reach out and hold my shoulder and look at me like he wanted to say something . ” When the friends said good – bye at the end of the night , Robin burst out with unexpected affection . “ He hugged me good – bye , and Janice , and he started crying , ” Crystal said . “ I said , ‘ What’s the matter ? ’ He said , ‘ Oh , I’m just so happy to see you . It’s been too long . You know I love you . ’ ”

“ I said , ‘ Robin , why don’t you go and do stand – up ? ’ ” she recalled . Robin broke down in tears . “ He just cried and said , ‘ I can’t , Cheri . ’ I said , ‘ What do you mean , you can’t ? ’ He said , ‘ I don’t know how anymore . I don’t know how to be funny . ’ And it was just gut wrenching to hear him admit that , rather than lie to me and say something else . I think that’s how troubled he was about all of it . ”

“ Robin had a very big head to be alone in , ” he said . “ I understand it . I stare at my computer screen , when you’ve got the screensaver going through all the photographs of the world and your life , and it’s infinitely intriguing . No thinking . You don’t exist anymore . That’s the key to it . Anybody with what Robin had , you want to not exist . ”

Ralph Waldo Emerson : To laugh often and much ; to win the respect of intelligent people and the affection of children ; to earn the appreciation of honest critics and endure the betrayal of false friends ; to appreciate beauty ; to find the best in others ; to leave the world a bit better whether by a healthy child , a garden patch , or a redeemed social condition ; to know even one life has breathed easier because you lived here . This is to have succeeded .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.