100 grandes dicas para um PM (Product Manager)

Traduzi este ótimo artigo de Jason Evanish para trazer dicas sobre gerenciamento de Produtos.

O post se originou a partir de uma Twittada que ele deu, pedindo essas dicas para o público, e deu no que deu.

Seguem, portanto, abaixo 100 grandes dicas para um PM (Product Manager):

1/ Ser PM é um trabalho de influência. Os melhores PMs são os prefeitos de sua área de trabalho. Você precisa ser capaz de construir coalizões e obter a adesão de um amplo grupo de pessoas. Isso não acontece por acaso. É preciso trabalho.

2/ Os melhores PMs são autodidatas. Eles estão constantemente curiosos e sempre aprendendo. Se você não gosta de aprender muitas novas habilidades de vendas, marketing, negociação, design, não seja um PM.

3/ PMs também são como um armador de basquete. Bem feitos, eles munem muitos outros para fazer a cesta. Uma forte colaboração faz com que seus designers criem designs melhores e os engenheiros enviem um produto melhor com mais rapidez. Essas assistências não aparecem na súmula, mas importam.

4/ PMs também são limitados pela qualidade de sua equipe. Se você está perdendo jogadores-chave ou tem jogadores fracos em outras posições, muitas vezes parecerá que o PM é fraco, porque eles precisam cobrir ou preencher lacunas.

5/ Há muitas maneiras de se tornar um PM. Você não pode se especializar em gerenciamento de produtos, então todos começam de maneiras diferentes. Se você acha que quer ser um PM, veja como as pessoas que você segue fizeram isso. Você pode se surpreender como é variado.

6/ As melhores maneiras de se tornar um PM:
A) Entre em uma empresa em crescimento e peça para fazer a transição (vi isso funcionar muito bem para profissionais de marketing, Customer Success, design e engenheiros)
B) Faça um projeto paralelo ou startup para mostrar que você pode ser um PM (isso elimina o problema da galinha ou do ovo de nunca ter sido um PM)

7/ Conseguir um MBA não o ajudará a se tornar um bom PM. Também não o tornará um PM melhor se você já for um. Se você quer se tornar um GM em uma empresa, um MBA faz sentido, mas não ajuda os gerentes de produto.

8/ Tenho certeza de que o tweet anterior receberá algumas respostas de alguém que fez um bom MBA. Como sempre acontece no Twitter, exceções sempre são mencionadas, mas não refutam a afirmação geral. Economize $ 200k se você gosta de PM e não tem um MBA.

9/ A maioria dos piores PMs que conheço ou de que ouvi falar são ex-engenheiros ou MBAs.
– MBAs muitas vezes trazem ego + não querem fazer o trabalho real (conversar com clientes, iterar, etc)
– Os engenheiros podem lutar com o lado interpessoal e de construção de relacionamento do PM’ing.

10/ Se a equipe de vendas está em guerra com sua equipe de produto, ou as pessoas tentam ir direto aos seus engenheiros para pedidos sem sentido, a culpa é sua. O erro número 1 que os bons PMs cometem não é construir relacionamentos entre os setores. Corrija isso com 1-1’s.

11/ O erro nº 1 que os PMs medíocres e ruins cometem é não falar com os clientes. Para eles, é assustador “sair do prédio”. Se esse é você, mude seus caminhos em 2020. Eu escrevi instruções Eu gostaria de ter quando comecei: https://jasonevanish.com/product/

12/ Existem 31 tipos de gerentes de produto. O melhor PM em uma empresa seria terrível para outra empresa. Se você estiver contratando, reconheça que isso pode explicar um curto período em um currículo e, se você estiver procurando emprego, não se candidate a empregos de PM que não correspondam suas habilidades e pontos fortes.

13/ PMs se encaixam de maneira diferente com base em uma variedade de fatores, como:
– O modelo de negócios (ecommerce x SaaS x anúncios x Marketplace, etc. são trabalhos dramaticamente diferentes)
– Estágio da empresa (IPO x Seed x Series A x Boostrapped x ideação, etc.)
– Cultura da empresa (Como as decisões são tomadas? O que elas valorizam?)

14/ O processo de entrevista para gerenciamento de produto está completamente antiquado

15/ Não haveria necessidade de todo um mercado de produtos para “Dominar a entrevista do PM” se o processo de entrevista fosse realmente bom na maioria das empresas.

16/ As melhores entrevistas verificam se você pode fazer o trabalho *para o qual será contratado.* Infelizmente, a maioria das entrevistas de PM são veladas em hipóteses que não têm nada a ver com o trabalho e são basicamente perguntas capciosas. Não tem nada a ver com ser um bom PM.

17/ A maioria das equipes de produto não verifica seu sistema de processos seletivos, nem responde a candidatos que se candidatam proativamente. Isso é irônico, dada a tendência de chamar os PMs de “Mini-CEOs”, e o recrutamento é um dos trabalhos mais importantes de um CEO…

18/ Se você deseja obter uma resposta com algum benchmark, faça uma introdução a alguém da equipe. Não tem uma rede? Pesquise no LinkedIn por PMs de nível inferior. Ninguém pede ajuda a eles, então é mais provável que eles respondam e façam uma ligação/café para discutir a cultura e, em seguida, encaminhem você.

19/ A primeira contratação de PM em startups é quase sempre um “cordeiro sacrificado no altar do aprendizado, para o fundador”.

20/ O melhor trabalho se você ama startups é ser o 2º primeiro PM contratado, pois você obtém toda a oportunidade, patrimônio e influência… tudo graças ao PM que veio antes de você. Eles morreram nas colinas e ajudaram o empresa aprender.

21/ A maioria dos clientes não relata bugs ou dá feedback. Eles apenas sofrem silenciosamente, ou se desconectam e depois talvez reportem isso.

22/ Eu sigo a “Regra dos 10:” Se 1 cliente tem um problema, provavelmente há mais 10 que não disseram nada. 

23/ Se você tiver um problema, adquira o hábito de enviar uma nota para os afetados. É um bom serviço e ajuda a quantificar problemas. Muitos engenheiros ficaram surpresos quando viram que 2-3 tickets afetam TONELADAS de usuários. 

24/ Os clientes não se importam com o quão difícil (ou fácil) foi um recurso. Tudo o que importa para eles é se você resolver o problema deles ou tornar possível que eles façam o que eles querem fazer.

25/ Quick Wins (também conhecido como – coisas simples que você pode fazer para tornar o produto melhor para seus clientes) é uma ótima maneira de deixar sua equipe recarregar e ganhar impulso após o envio de um grande recurso.

26/ O Product/Market Fit existe tanto para compradores quanto para usuários finais. Você pode ter um e não o outro, e isso fará com que seu negócio trave.

27/ Nunca se torne um PM em uma empresa onde os fundadores não entendem o que um PM faz. Você não receberá nenhum crédito por vitórias + toda a culpa por quaisquer problemas. As últimas palavras fatídicas incluem “esse recurso funcionou muito bem, mas não tenho ideia de como você contribuiu” e “Por que você não pode simplesmente…”

28/ Jeff Bezos estava certo quando disse isso:

“O que notei é que quando o “chute” e os dados discordam, o “chute” geralmente está certo. Há algo errado com a maneira como você está medindo.”

O problema é que a maioria dos PMs não fala com clientes suficientes para dizer que esse é o caso.

29/ É ótimo gerenciar Produto no Vale do Silício. Lá, os PMs são considerados partes vitais e valiosas da empresa. Isso muda quem faz o trabalho e como eles trabalham.

30/ Se você quer ser de classe mundial em gerenciamento de produtos, você precisa trabalhar alguns anos no Vale do Silício por esse motivo, e muitos mais. Estar perto de tantas pessoas obcecadas por produtos e superinteligentes fará com que você suba de nível rapidamente.

31/ Um consultor de produtos de longa data em Nova York me disse: “O produto de Nova York está 20 anos atrás do Valley”. Isso parece muito preciso. Eu acho que existem *muitos* ótimos PMs inteligentes na cidade, mas são questões estruturais/culturais que desvalorizam o produto.

32/ O mascote dos PMs de Nova York seria Eeyore (o burrinho do Ursinho Pooh). A quantidade de auto-depreciação que eu vi/ouvi que realmente parece “haha, é engraçado, mas na verdade estou triste com isso” foi uma das minhas maiores surpresas. Produto em NY é desvalorizado!

33/ Um dos trabalhos remotos mais difíceis é ser um PM. Colaboração e inovação são onde a mágica acontece, e essa é a maior fraqueza do trabalho remoto. Existem maneiras de contornar algumas coisas, mas é preciso muito esforço consciente. 

34/ Se você é um PM remoto, use qualquer tempo presencial para tentar resolver seus maiores desafios. Nada remoto pode se comparar à energia de estar na sala em um quadro branco com seu designer e engenheiro(s) trabalhando em um problema. 

35/ Também documente, documente, documente e compartilhe, compartilhe, compartilhe. Você não pode passar pelo seu pod e contar a eles sobre uma ótima entrevista com o cliente, então você precisa encontrar outras maneiras de compartilhar o que todos precisam saber, de forma com que todos vejam-leiam.

36/ Por outro lado, o trabalho remoto pode ajudar no foco de alguns dos melhores trabalhos de seus designers e engenheiros, pois eles podem se concentrar mais facilmente no trabalho. Tente fazer isso em um escritório aberto, boa sorte rs…

37/ A habilidade nº 1 a ser desenvolvida para ser um PM melhor é se tornar um escritor melhor.

38/ Escrever ajuda em tudo o que você faz como PM:
– Especificações do produto
– Atualizações para clientes
– Atualizações para partes interessadas
– Anotações em reuniões
– Anotações e conclusões de entrevistas com clientes
– Escrever boas perguntas de pesquisa
– Comunicando-se com sua equipe

39/ Para se tornar um escritor melhor como PM, escreva mais:
– Postagens de blog
– Documentos internos
– Tweets + Tweetstorms 😉
– Notas pessoais para coletar e organizar seus pensamentos.
– E-mails e experimente os modelos que você usa.

40/ A outra maneira de se tornar um escritor melhor é ler mais. Leia regularmente, e você verá que seu vocabulário fica mais forte e você sempre aprende.

41/ Meus livros favoritos para ajudá-lo a escrever #1: Métodos de publicidade testados  amzn.to/2sHa6OH
– Copywriting vai em todos os lugares, desde o site de marketing, documentos de ajuda, até dentro do seu produto
– Você provavelmente tem que escrever um pouco disso
– As lições se aplicam além disso

42/ Meus livros favoritos para ajudá-lo a escrever #2: Never Split the Difference  amzn.to/2Ff5HoL
– Você negocia muito como PM. Isso ensina uma abordagem melhor, seja trabalhando com um cliente irritado, negociando com outra equipe por recursos ou lidando habilmente com seu chefe.

43/ Meus livros favoritos para ajudá-lo a escrever #3: Como fazer amigos e influenciar pessoas  amzn.to/2ZJOLQG
– PMs estão no negócio de pessoas e esse é o padrão-ouro para trabalhar bem com outras pessoas. Isso se aplica tanto ao que você escreve quanto ao que você diz.

44/ A melhor maneira de ganhar o respeito de um engenheiro é ter dados para respaldar o que você diz a eles. Mostre a eles as entrevistas e cotações de clientes ou as análises/dados e você os envolverá muito mais no que eles estão construindo. Isso conquista muito mais pessoas do que uma batalha de opiniões.

45/ A armadilha mais fácil de cair como PM é fazer as coisas e nunca verificar os resultados do seu trabalho. Defina um lembrete para você 2 semanas ou 2 meses (dependendo do estágio da sua empresa) depois para voltar e ver o que funcionou ou não. 

46/ Configurar a análise e a medição de um novo recurso é tão importante quanto garantir que todos os botões estejam onde deveriam antes de lançar seu recurso. Ele deve fazer parte das especificações do seu produto.

47/ Ship it cedo, ship it com frequência.

48/ Eu sigo a “Regra de Estimativa de 2X:” A estimativa de qualquer projeto está sempre errada em 2X.
– “Vai demorar 1 dia = pode ser que seja 2”; “Vai demorar 4 semanas = pode ser que seja 8”, etc. e entender que projetos mais longos tem altos riscos.

49/ PMs devem ser independentes de ferramentas. O que quer que seus engenheiros realmente usem e mantenham atualizados é a ferramenta de gerenciamento de projetos que você deseja usar.

50/ “ Sua startup morre ou vive o suficiente para acabar usando o Jira.”
Este ditado que eu costumava ouvir há 5 anos ainda parece verdadeiro. 

51/ PMs devem ser infinitamente curiosos. Se você vir algo que não entende, deve investigar.
– Analise as análises, peça ao engenheiro para explicar o porquê, pergunte o que motivou seu designer a seguir essa direção. Você vai aprender, e muitas vezes aguça o pensamento deles. 

52/ Se você é um PM Sênior ou superior, você deve orientar as pessoas dentro e fora de sua empresa. É ótimo retribuir E isso fará de você um PM melhor.

53/ Toda vez que ajudo alguém como mentor, saio com algumas ideias novas e geralmente um lembrete de algumas coisas que sei que devo fazer que estão escapando.

54/ Nunca foi tão fácil conseguir um mentor. Algumas maneiras pelas quais as pessoas chegaram até mim, e eu ganhei ajuda:
– DMs no Twitter
– Mensagens do Linkedin bem elaboradas
– E-mails frios depois que eles leram meu blog e encontraram meu endereço de e-mail lá
– Respostas a e-mails de postagens de blogs de assinantes

55/ Criar uma estrutura de bônus para PMs é uma jogada muito arriscada. Se a sua empresa precisa mudar, você quer que os PMs sejam flexíveis, mas é difícil convencê-los se seu bônus diz o contrário.* Exceção = E-commerce pode funcionar porque é mais fácil ter um alvo consistente.

56/ Ser pedante é uma característica terrível para um PM. Preocupe-se com os detalhes, mas com tato. Saiba quais batalhas entrar e insistir e quais não.

57/ A arte de saber onde e como traçar a linha entre alta qualidade e entrega no prazo é uma das habilidades mais difíceis de desenvolver como PM. Aqueles que a dominam valem ouro.

58/ Ser um founder, mesmo que sua startup falhe, faz de você um PM muito melhor.
– Você aprecia outros papéis mais, pois provavelmente usava seus chapéus
– Você aprende a se concentrar implacavelmente na métrica que mais importa
– Você aprende a lidar com restrições extremas e a criatividade que gera

59/ Um bom PM é como cola e graxa:
– Cola para manter as coisas juntas e preencher as lacunas
– Graxa para fazer as coisas funcionarem mais suavemente e se adaptar às mudanças

60/ As ferramentas de votação de features são para PMs medíocres.

61/ Mostre-me um site de votação de features para um produto e eu lhe mostrarei um cemitério de solicitações de clientes não respondidas e muito barulho.

62/ Mostre-me uma equipe de produto que depende de dados de votação de features, e eu lhe mostrarei uma equipe que acha que conhece seus usuários muito melhor do que realmente conhece.

63/ Empresas que lutam com debates intermináveis ​​sobre seus produtos e roadmap normalmente estão discutindo opiniões, o que acaba gerando muita política e a pessoa mais importante da sala falando “mais alto”.

64/ Empresas focadas em seus clientes resolvem seus debates de duas maneiras:
1)  Elas perguntam “O que é melhor para o cliente?”
2)  Eles planejam um experimento ou discutem até obterem alguns dados/evidências

65/ Discordar e comprometer-se é uma habilidade essencial para qualquer PM. Você precisa fazer isso às vezes, assim como todos os outros em sua equipe. A chave para evitar ressentimentos é medir os resultados da decisão. Todo mundo está errado às vezes, e tudo bem, desde que você conserte isso mais tarde.

66/ Grandes líderes de produto são heróis desconhecidos: suas equipes recebem todo o crédito se funcionar, e se não funcionar, são eles que devem responder.

67/ Fazer com que os clientes conversem é difícil e entrevistá-los é demorado, e é por isso que muitos PMs raramente o fazem.

68/ Fazer com que os clientes falem com você é um esforço de equipe:
– Obtenha o time de Customer Success para encaminhar seus clientes com problemas nas áreas que você está corrigindo
– Entre em contato (e-mail,  @intercom , etc)
– Faça parceria com o Marketing em pesquisas e entre em contato para respostas interessantes.
– Converse com leads de vendas

69/ Juntar-se a uma empresa para mudar sua cultura de produto é como se inscrever para escalar o Everest de bermuda. Pode ser possível, mas há uma boa chance de você morrer tentando.

70/ Os gerentes de produto pré-product/market fit têm um trabalho 10x mais difícil do que os pós-product/market fit.

71/ Quanto mais forte for o product market fit, mais fácil será para qualquer gerente de produto parecer inteligente e entregar vitórias. Muita coisa será óbvia e, em muitos casos, qualquer coisa que você construir funcionará.

72/ Ser contratado como PM para ajudar uma startup com uma solução em busca de um problema sempre leva ao fracasso. A dinâmica do poder e a inércia negativa são muito grandes. Além disso, os fundadores deveriam estar descobrindo, não um pistoleiro contratado com 0,5-2% da empresa.

73/ Alguns trabalhos de PM são realmente trabalhos de gerenciamento de projetos com uma disputa de poder deixada de fora da descrição do trabalho.

74/ Compartilhar vitórias de clientes satisfeitos são ótimas maneiras de dar energia à sua equipe. Temos um canal no Slack dedicado a isso no Lighthouse chamado #HappyManagers  especificamente por causa disso. Qualquer um pode rolar para ler histórias, citações e depoimentos.

75/ Quando algo está quebrado, a melhor maneira que encontrei para motivar um designer ou engenheiro é compartilhar as palavras do cliente diretamente, de um jeito bom, então eles querem consertar.

76/ Belos designs nem sempre são designs utilizáveis ​​ou acessíveis.

77/ A primeira coisa que tive que lembrar aos designers com quem trabalhei é “Você acha que uma pessoa de 50 anos com óculos bifocais pode ler isso”?

78/ A teoria do McDonald’s é uma ótima maneira de destravar sua equipe: sugira algo que você sabe que será rejeitado para colocá-lo de volta no caminho do que todos desejam.

79/ Verdade dura: Os melhores produtos nem sempre vencem. As máquinas de vendas e marketing podem ser tão dominantes, se não mais.

80/ Em alguns mercados, adicionar mais features à demo e colocar na checklist de preços é mais valioso e importante do que qualquer uma das features sendo particularmente bom ou útil.

81/ A dívida de tecnologia não importa até que possa te matar.

82/ Adicionar outra feature não ajudará sua empresa a vencer se as que você já possui estiverem quebrados.

83/ Uma dívida de tecnologia raramente é falada publicamente, mas muitas startups conhecidas (tanto sucessos quanto fracassos) enfrentaram grandes problemas por causa disso.

84/ Como regra geral, uma vez que você está cobrando ou ultrapassando o ajuste de PM, gaste 20% do seu tempo em dívidas de tecnologia.

85/ Minha maneira favorita de pagar a dívida de tecnologia é revisitar/iterar em features antigas. Dessa forma, você consegue algumas quick wins junto com o conserto de uma parte problemática e decadente do produto. Isso também ajuda a manter os engenheiros trabalhando nele pensando nos clientes.

86/ Eu sabia que o  @SlackHQ  Channels poderia ajudar com bugs e problemas do cliente, mas fiquei agradavelmente surpreso com o quão bem ele também funciona para obter o desenvolvimento do cliente e feedback do produto rapidamente. Este é um post incrível sobre o assunto do fundador/CEO @stewart: https ://slackhq.com/shared-channels-growth-innovation

87/ Sempre esteja iterando seus processos. O que funcionou para uma pequena equipe ou empresa vai quebrar à medida que você cresce. Felizmente, essas quebras são previsíveis: https://getlighthouse.com/blog/company-growth-everything-breaks-25-employees/

88/ A melhor maneira de iterar seu processo é torná-lo um hábito:
– Post Mortems (mesmo quando as coisas vão bem)
– Peer 1 – 1s para obter perspectivas individuais/privadas
– Pedir feedback após o fechamento de um ticket (O que posso fazer diferente para tornar isso mais fácil/melhor da próxima vez?)

89/ A melhor maneira de escalar sendo uma empresa Customer Centric é envolver todos. Você não pode estar em todos os lugares, mas pode ensinar partes aos outros. Ensine-os a fazer uma boa pergunta de acompanhamento por e-mail ou a fazer algumas de suas próprias entrevistas.

90/ Você precisa ser cascudo como PM. Você vai falhar e precisa encontrar outra maneira. Você vai levar mais culpa do que provavelmente merece. Já entrevistei e fui rejeitado por mais empresas do que você imagina. Perdi muitos negócios. Fui criticado pelos clientes repetidamente. Acontece

91/ Grupos de foco são um desastre. O desenvolvimento do cliente é 1 cliente de cada vez. Você precisa ouvir suas histórias e situações individuais, não o pensamento do grupo.

92/ Lembre-se do que Steve Jobs disse sobre simplicidade: “O simples pode ser mais difícil do que o complexo: você precisa trabalhar duro para deixar seu pensamento limpo para torná-lo simples. Mas no final vale a pena”A melhor solução geralmente não é a primeira ideia. Continue empurrando para acertar para desbloquear a magia.

93/ Às vezes o melhor movimento é descartar uma feature, não adicionar outra.

94/ Minha maneira favorita de aprender é ler com base no maior desafio que estou enfrentando atualmente. Isso garante que você o aplique imediatamente ao seu trabalho… e acho que também o motiva a terminar de ler mais rápido.

95/ A indústria de tours de produtos parece universalmente superfaturada. Nenhum deles mostra como calcular o ROI pelo que cobram e, normalmente, é uma pequena parte da integração bem-sucedida + educação dos usuários.

96/ Onboarding é muito difícil.

– Os clientes não lêem.
– Eles pulam visões gerais e tours.
– Eles rapidamente se cansam dos vídeos… e reclamam que “não entendem”. E ainda é seu trabalho ajudá-los a chegar ao AHA! momento.

97/ A melhor maneira que aprendi para fazer o Onboarding funcionar é usar muitos “balas de chumbo” misturadas com experimentação. Um pouco de tudo faz com que haja algo para todos. Idealmente, você simplificará e os ajudará a se concentrar em 1 coisa, mas isso pode consumir muitos recursos.

98/ Intercom é a melhor categoria de produto para PMs de startups desde que o desenvolvimento de análises modernas mudou a forma como medimos e tornou os dados acessíveis a todos.

99/ Alguns erros você pode aprender com os outros e evitar. Outros acabam sendo aprendidos da maneira mais difícil. Seja legal. O que é óbvio para você pode ser uma lição difícil para os outros e vice-versa. Isso é especialmente verdadeiro em produtos, dada a variedade de nossas origens.

100/ O gerenciamento do tempo é uma habilidade crucial como PM; saiba para onde vão todas as suas horas todos os dias e certifique-se de fazer as coisas importantes.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *