A teoria do Mc Donald’s (ou como obter sugestões)

Tive acesso a um artigo de Jon Bell (2013) sobre a Teoria do Mc Donald’s.

“Eu uso um truque com colegas de trabalho quando estamos tentando decidir onde almoçar e ninguém tem nenhuma ideia. Recomendo o McDonald’s.

Acontece uma coisa interessante. Todos concordam unanimemente que não podemos ir ao McDonald’s, e surgem melhores sugestões de almoço. Como mágica!

É como se tivéssemos quebrado o gelo com a pior ideia possível, e agora que a discussão começou, as pessoas de repente ficam muito criativas. 

…Eu chamo isso de Teoria do McDonald’s: As pessoas são inspiradas a ter boas ideias para afastar as ruins.”

E lembro de B.J. Novak citando como as sugestões eram feitas em “The Office”:

 “O processo de escrita de cada temporada de The Office começava com o Período de Céu Azul , que era a parte favorita de cada ano para B.J . Durante três semanas , a brincadeira na sala dos redatores era cada pessoa perguntar “ E se . . . ? ” repetidamente . Cenários loucos eram incentivados , e não penalizados . Cada ideia , não importava o que fosse , era válida durante esse período .” – B.J. Novak

E Bell finaliza: “Não tem certeza de como começar? Esboce algumas formas e, em seguida, rotule-as. Diga: “Isso provavelmente é loucura, mas e se nós…” e tente fazer seu esboço se encaixar no problema que você está tentando resolver.”.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *