Os 6 melhores episódios do Podcast “Astella Playbook”

Ontem ouvi o episódio de despedida de um grande Podcast brasileiro, o “Astella Playbook”.

O Podcast foi criado pelo pessoal da Astella Investimentos, especificamente Edson Rigonatti e Daniel Chalfon, mas apoiados por toda a equipe Astella que faz parte da foto do post e colaborou em diversos episódios: Laura Constantini, Marcelo Sato e Martino Bagini.

O ecossistema brasileiro precisava disso, os caras foram lá e fizeram. Ele foi base, apoio e auxílio para um sem-número de empreendedores, startupeiros e interessados.

Ou seja, se você está lendo isso e tem o sobrenome Rigonatti ou Chalfon, muito obrigado!

Escrevo este simples post para recomendar 6 melhores episódios do Podcast, que entrevistou quase uma centena de pessoas ao longo de 3 anos e pouco de existência.

Leia depois: “51 perguntas para um bom Podcast”.

Leia depois: “Os maiores insights de Edson Rigonatti no podcast “Deep Growth”

Vamos lá!

*ps: A lista não está por ordem de melhor-menos melhor.

1-Marcelo Lombardo, CEO Omie

Link do episódio: https://open.spotify.com/episode/3tSTHF9Jlf7jOeYyflYWvg?si=fac4265456774df7

Por que foi bom: Pois foi o primeiro episódio. Pois a história do Marcelo e da Omie é muito relevante e cheia de altos e baixos. Até acharem seu nicho, seu cliente, seu modelo de negócios e Product Market Fit, penaram bastante. É interessante notar a importância de um founder-CEO se aproximar dos seus clientes até hoje, mesmo sendo uma empresa que passou por Série B. Conheço o pessoal de Educação e Customer Success de lá e sei que a Omie faz um trabalho muito legal. O Marcelo é a cara da Omie e vice-versa.

Frase marcante: “Um dia eu (Marcelo) falei pro Edson (Rigonatti): Edson, fazer isso acontecer somente com isso de grana? E o Edson respondeu: é como uma asfixia erótica. No começo você vai achar meio estranho mas depois você vai gostar!” (Marcelo Lombardo)

*Ps, leia mais sobre uma ideia do Marcelo Lombardo neste post aqui do Blog: “Como definir o posicionamento tático da sua startup?”

2-Eric Santos, CEO do RD Station (Resultados Digitais)

Link do episódio: https://open.spotify.com/episode/3Eier4bg6Axgno8z3EdEhE?si=3a6a7f8dd961483e

Por que foi bom: É o Eric, responsável e incentivador direto e indireto de milhares de empreendedores pelo Brasil desde que teve a coragem de empreender. A história, sempre fantástica fica mais especial pois a Astella investiu neles lá no início, então ganha a visão dos dois lados.

Frase marcante: “Dois empreendedores que me inspiram são Elon Musk, por pensar grande e agir sem medo; e Jeff Bezos por pensar grande mas ser mais adepto a processos e Playbooks” (Eric Santos)

3-Thiago Fiorin, ex-CEO da LojasKD

Link do episódio: https://open.spotify.com/episode/7qlNQUYYZZkYvuroH10DJO?si=TYvRIgmLSQuNX9yBgW9yjQ&dl_branch=1

Por que foi bom: Pois a LojasKD faliu após faturar mais de 100MI – e Thiago corajosamente conta essa história. Como diria a descrição do programa: “Muito se fala no mundo dos empreendedores sobre o erro, mas pouco se publica sobre o tema”. Esse episódio é épico, duro, verdadeiro e não canso de enviar a todos os founders que converso e conheço ao longo do caminho.

Frase marcante: “Sempre adorei acordar cedo pra trabalhar para crescer, pensar no novo, fazer diferente… Agora, acordar num dia para demitir 60 pessoas; viajar para pedir a benção para os fornecedores; conversar com o banco por um problema… Você se desgasta de um jeito que para de pensar em inovação, atendimento e tecnologia. Você pensa em como pagar as contas, receber aquele valor, justificar um não-pagamento…” (Thiago Fiorin)

*Ps, o livro “O Lado Difícil das Situações Difíceis” complementa muito bem esse tema.

4-Jacco van der Kooij, founder da Winning by Design

Link do episódio (em inglês): https://open.spotify.com/episode/40uUp5SqLPh0GAsUFU9eXV?si=3V0WU7jvRjifTlkkxFJIFA&dl_branch=1

Por que foi bom: Jacco e sua energia são cativantes. As ideias de mundo que ele tem, como relaciona a algo útil para startups, sua relação com vendas… São inúmeros os pontos bons desse episódio. Em tempo de muitos “experts”, é bom termos gente como o Jacco mostrando que existe gente apaixonada e muito boa no que fez-faz.

Frase marcante: “Quando é um Venture Capitalist (VC) que nos apresenta a uma empresa, essa é uma das piores maneiras de entrarmos nessa empresa para prestar um serviço. Quando o VC faz isso, é como se mostrasse que não confia nos founders o bastante”. (Jacco van der Kooij)

5-Victor Santos, founder e CEO da Liv Up

Link do episódio: https://open.spotify.com/episode/6kAhuaU9fOOEoyf7s6O5B9?si=KGmHKlaGTZWqwxJ2EL5Q4g&dl_branch=1

Por que foi bom: Pois trouxe um case muito bacana de uma empresa que escala em uma indústria que tinha tudo para ser moda antiga e crescer lentamente. A ideia que Victor tem, da Liv Up fazer parte de um dia inteiro (todas as refeições) de uma pessoa é incrível. Eles pensam grande de forma inteligente e equilibrada, e isso é admirável.

Frase marcante: “Nunca tenha uma pessoa gestora e liderada que não tenham conhecimento crítico para aquela área. Já que eu não conheço tudo, preciso ter pessoas que me complementem. Isso me trouxe um método que uso na formação de times até hoje”. (Victor Santos)

6-Aurora Suh e Juliana Tubino, CROs de Omie e RD Station

Link do episódio: https://open.spotify.com/episode/6yRkqBD9emJDKW740ovwov?si=SYhPyzoFT5aGDMRJlU_2JA&dl_branch=1

Por que foi bom: Pois é raríssimo termos Chief Revenue Officers de empresas são relevantes para o Brasil. Pois são duas mulheres e referências absolutas no que fazem. Pois divergem em alguns pontos – e aí está a graça da coisa (Playbooks diferentes!). Episódio essencial para quem já possui certa maturidade em seu negócio (Scale-ups especialmente)

Frase marcante: “Estamos num projeto internacional que optei por não contratar uma liderança para que eu possa aprender antes o que é necessário para compor o time como líder. Não vou ter profundidade em todos os detalhes, mas preciso transitar bem em todos os níveis: da estratégia à execução.” (Juliana Tubino)

Estou ansioso para a nova versão do Podcast e sempre visitando antigos episódios.

Valeu, Astella!