Meus 7 melhores livros de 2022

Resolvi escrever uma simples retrospectiva dos 7 melhores livros que li no ano.

Foi difícil, mas escolhi a dedo livros que mudaram minha maneira de ver o mundo. Ao clicar no título, você cai no post com as melhores frases.

Seguem os livros, por ordem sortida:

“Não há tempo a perder” – Amyr Klink

Praticamente uma biografia a partir de uma entrevista que o autor deu. Ler Amyr Klink é viajar pelo mundo, é navegar com ele e principalmente ter a lição de humildade que “o mundo é muito maior que nossa bolha”.

Frase preferida: “Amo viajar até a Antártica porque é um continente utópico : não tem dinheiro , não tem bandeiras , não tem patriotismo . É uma situação muito especial na Terra . A Antártica pertence ao planeta , é um lugar que não é das pessoas , é do mundo . Você tem que se curvar , se ajoelhar , diante de tamanha beleza”.

“Category Creation” – Anthony Kennada

Um ótimo livro sobre criação de Categoria dentro de uma Startup! Por coincidência, é um case de Kennada, do Gainsight, plataforma de Customer Success, então foi um livro com duplo aprendizado para mim. Ótimos insights para empresas que querem se diferenciar e para startups que estão iniciando nova categoria no mercado.

Frase preferida: “Como diz Duncan: “As pessoas não estão mais comprando produtos e serviços, estão comprando com propósito. E para que eles entendam seu propósito, eles devem entender sua história.”

“A Psicologia Financeira” – Morgan Housel

Esse certamente é um dos livros que gostaria de ter lido no começo de minha vida adulta. O que me chamou a atenção também foi a simplicidade da escrita. Não é fácil traduzir tanto conhecimento de maneira tão simples. Vontade de presentear pessoas próximas com esse livro pelo resto da vida.

Frase preferida: “Uma das formas mais eficazes de aumentar suas economias não é aumentando sua renda, mas, sim , a sua humildade.”

-“A Essência da Realidade” – David Deutsch

O único da lista que comprei físico, e por isso ainda não contém as melhores frases. Um livro desafiador que visita teoria quântica, teorias da computação, evolução e o papel do ser humano entre ideias e conhecimento.

Frase preferida: “Não sentimos o tempo fluindo ou passando. O que experimentamos são diferenças entre nossas percepções presentes e nossas memórias presentes de percepções passadas. Interpretamos essas diferenças, corretamente, como evidência de que o universo muda com o tempo. Nós também os interpretamos, incorretamente, como evidência de que nossa consciência, ou o presente, ou algo, se move através do tempo.”

“Vamos comprar um poeta” – Afonso Cruz

Um livro importantíssimo para que não deixemos de lado tudo o que é bom: a beleza; a cultura; os poemas; o que transcende; enfim, o que parece ser inútil num mundo utilitarista. É um livro bem curtinho que mostra um local fictício onde todas as pessoas são data-driven (guiadas por números) e uma família que compra um poeta de estimação. Ótimas lições.

Frase preferida: “A ficção e a cultura constroem tudo o que somos. Não nascemos com pelos e dentes afiados e garras. Criamos roupas e ferramentas, que são sempre produto da ficção, da cultura. A verdade salva-nos, por motivos evidentes, mas a ficção também.”

“Hoje eu venci o câncer” – David Coimbra

Nesta autobiografia, David conta sobre como venceu a grande batalha do câncer na com todos os detalhes. Pena que o câncer voltou neste ano e a hora dele chegou, aos 60 anos recém completados. Um dos livros mais genuínos que li – iniciei no dia do seu falecimento. Valeu David!

Frase preferida: “Aprendi que não são supostas glórias ou façanhas que vão me fazer feliz, e sim a soma de dias bons. Aprendi que a cada dia você constrói o seu passado e é esse passado sólido, harmonioso e, se possível, bonito que fará com que você se sinta feliz.”

“Responsabilidade Extrema: Como os Navy Seals lideram” – (Jocko Willink, Leif Babin)

Um ótimo livro sobre Liderança! Se você pertence a gerações mais novas, que muitas vezes carecem de exemplos de liderança, exemplos de rituais, exemplos de responsabilidade diante dos liderados, esse livro vai lhe ser muito útil.

Frase preferida: “Nossa liberdade de operar e manobrar aumentou substancialmente com procedimentos disciplinados. Disciplina é liberdade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *